Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de dezembro de 2013

Resultado do edital para ocupação das galerias em 2014

Foto: Divulgação/PMPA
Ivan Grilo abre a temporada de exposições na Galeria Lunara
Ivan Grilo abre a temporada de exposições na Galeria Lunara
A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre informa o resultado da Seleção do Concurso nº 18/2013, Processo administrativo nº 001.016117.13.1, Edital para Ocupação da Galeria dos Arcos e da Galeria Lunara / 2014. A Comissão de Seleção, formada por Ana Flávia Baldisserotto, André Venzon e Clóvis Dariano, reuniu-se em 4 de novembro para avaliar os 53 projetos apresentados.

Concorreram projetos de artistas de todo o Brasil nas áreas de fotografia, vídeo e videoinstalação, em uma demonstração da qualidade e diversidade da produção artística contemporânea. Os artistas selecionados realizarão suas exposições durante o ano de 2014 e receberão premiação de R$ 2.000,00 (dois mil reais) cada.

A Galeria Lunara, inaugurada em 2001, cujo nome presta homenagem ao fotógrafo Luiz Nascimento Ramos, conhecido como Lunara, ocupa o 5º andar da Usina do Gasômetro, em um espaço arquitetônico bastante peculiar, já que conta com o aproveitamento de uma “tremonha”, que antigamente era utilizada para escoamento de carvão. No ano de 2014 a Galeria Lunara receberá os seguintes projetos, selecionados pelo Edital:
1.     Somatório dos Meios, de Karina Zen  (Florianópolis - SC)
2.     Corpo Presente, de Leonardo Remor e Denis Rodriguez (Porto Alegre) e
3.     Dialógico, de Wayner Tristão (Vitória, ES)

A Galeria dos Arcos, que ocupa o andar térreo da Usina do Gasômetro, e foi a primeira galeria de Porto Alegre criada exclusivamente para abrigar trabalhos de fotografia, teve os seguintes projetos selecionados:
1.     Jardim, de Leandro Machado (Sapucaia do Sul-RS)
2.     Asfixia, de Ricardo Neves (Porto Alegre-RS)
3.     Meio Fio – Vida de Cadeirante, de Tadeu Vilani  e Jorge Aguiar (Porto Alegre-RS)

A comissão de seleção, tendo em vista a qualidade dos projetos apresentados, resolveu indicar, ainda, dois projetos suplentes para cada uma das galerias, que poderão ser expostos, caso haja disponibilidade de data na agenda.
Para a Galeria Lunara foram indicados, como suplentes, os projetos: Para Onde Vão os Heróis, de Joana B. Burd  (Porto Alegre-RS) e desenho.modo.paisagem, de Ana Adelaide P. Balthar (Nena Balthar), do Rio de Janeiro - RJ.
Para a Galeria dos Arcos, ficaram como suplentes os projetos Onde ninguém habita, de Cláudia Hamerski (Porto Alegre-RS) e Outros de Mim, inscrito por Fernanda Pozza da Costa  (Joinville – SC), uma das curadoras da mostra, em parceria com Alena Rizi Marmo, Carlos Felipe Rojas e Karla Pfeiffer, apresentando os trabalhos dos fotógrafos Ana Aguiar, Ana Paula Petronilho, Anna Luiza Koszela, Brunna Vaz, Cássia Mara, Daniel Tonet, Hachilyn Corrêa, Jéssica da Luz, Jonas Porto, Julia Porcher, Karen Martins, Talita Satler, Thaís Biancatti, Ana Markiewicz e Daniela H. dos Santos.
As galerias mantém canais de comunicação e de divulgação de suas atividades através dos blogs www.galerialunara.blogspot.com e www.galeriadosarcos.blogspot.com além de contarem com perfil no facebook, sempre com programação atualizada.


/cultura
Texto de: Luciano Martins
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.