Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de maio de 2014

Copa 2014: Prefeitura intensifica preparação para o Acampamento

Foto: Divulgação/PMPA
Segurança ao turista foi um dos aspectos abordados no encontro
Segurança ao turista foi um dos aspectos abordados no encontro
Em ritmo mais acelerado, prossegue em Porto Alegre a preparação dos piquetes que irão recepcionar os turistas para as oficinas do projeto Turismo de Galpão no Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa que está sendo montado no Parque Harmonia, no  Centro  Histórico da Capital. O local é estratégico por ficar no trajeto do Caminho do Gol, que levará os torcedores até o estádio Beira-Rio. Por isso, o cuidado de qualificação dos  tradicionalistas é intenso e alcança todos os detalhes.
Nesta quarta-feira, 14, foi promovida uma palestra relacionada à segurança por policiais da Delegacia de Polícia do Turista (DPTUR), que há três anos está instalada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, com uma estrutura especial, voltada ao atendimento dos visitantes. “Procuramos passar ao pessoal dos galpões algumas  dicas objetivas e práticas, não apenas de como eles devem proceder em caso de algum delito mas, principalmente, procurar ficar atento para que isso não ocorra”, afirmou a policial Evelin Hidalgo.
A dica, neste caso, é para que a pessoa, ao recepcionar o turista no seu piquete, procure enxergá-lo também com o viés da segurança, ou seja, observar se ele anda com os documentos de forma segura, em grupo, e se está confortável. No caso de uma ocorrência, a dica mais importante repassada pela DPTUR é para que ela seja registrada da forma mais rápida possível junto aos postos policiais que estarão de plantão 24 horas neste período ou, mesmo, através do site da Polícia Civil.  “O uso da internet para fazer a ocorrência é uma forma de dar uma resposta rápida ao turista, que está fragilizado e, também, de assegurar o registro de forma eficaz”, sugeriu Simone Zimmermann, policial que também conduziu a palestra.
Aprendizagem - Na abertura do evento, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, lembrou a repercussão que o “Turismo de Galpão” teve no ano passado, quando foi realizado de forma piloto durante o tradicional Acampamento Farroupilha, e a importância que essa iniciativa terá para o sucesso de Porto Alegre na Copa, em relação às demais cidades-sede.
“Por certo nenhuma outra sede terá um espaço com tamanha significância cultural e de oportunidade de divulgação da história e da tradição do povo local como o que teremos aqui  com o nosso Acampamento Farroupilha“, afirmou Moraes. Ele ressaltou, também, a importância da realização das oficinas, por parte dos piquetes, dentro da estratégia do “Turismo Criativo” que permitirá aos turistas não apenas conhecer a cultura, o artesanato e a  gastronomia do Rio Grande do Sul, mas também aprender as suas várias técnicas.
Também falaram na abertura do evento o Coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Marcus Vinicius Falcão, o presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Gustavo Bierhals, e o coordenador do Acampamento Farroupilha  Extraordinário da Copa, Celso Guimarães.
Montagem - A primeira fase de preparação do Acampamento Farroupilha Extraordinário iniciou com a montagem dos galpões dos patrocinadores oficiais  e prosseguirá  com o início da montagem dos galpões dos piquetes, a partir do dia 23 de maio até o dia 9 de junho, quando será feita inspeção técnica do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e do Corpo de Bombeiros. Serão cerca de 80 piquetes escolhidos entre mais de 300 que anualmente participam do Acampamento. As oficinas do Turismo de Galpão serão oferecidas diariamente no período de 12 de junho a 13 de julho, entre 10h e 20h, com duração mínima de 30 minutos e, no máximo, de 1 hora. Até o final do evento a estimativa é que ocorram mais de 200 dessas atividades, muitas delas apresentadas em outros idiomas.


Todos os povos. Todas as cores.
A Capital gaúcha se apresenta ao mundo durante a Copa do Mundo Fifa 2014 com o posicionamento "Todos os povos. Todas as cores. - Porto Alegre contra o preconceito.", que expressa a vocação da cidade para celebrar a união, a tolerância e a diversidade. O posicionamento reafirma o compromisso da cidade de receber de braços e sorrisos abertos os visitantes e fazer do grande evento esportivo um verdadeiro espetáculo. É importante a sociedade civil e entidades representativas se unirem nesse chamamento, que vai ganhar forma na mídia e nas ruas a partir de peças de mídia externa, chamadas em TV e rádio e diversas ações antes e durante a Copa.


Datas e horários dos jogos em Porto Alegre

Se você mora ou trabalha perto do Beira-Rio, cadastre o seu veículo





/copa_2014 /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.