Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de maio de 2014

Integrantes do Fórum Municipal dos Conselhos tomam posse

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Primeira coordenação a tomar posse, colegiado terá gestão de dois anos
Segunda coordenação a tomar posse, colegiado terá gestão de dois anos
O prefeito José Fortunati deu posse, na manhã desta sexta-feira, 23, à segunda coordenação do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade (FMCC), durante evento no Salão Nobre do Paço dos Açorianos. O colegiado assume com a função de integrar os 26 Conselhos da cidade e servir de elo entre o poder público e a sociedade. A posse do novo coordenador, Carlos Boa Nova Neto, e demais titulares e suplentes, teve a presença do secretário de Governança, Cezar Busatto, e do presidente da Câmara Municipal, Prof. Garcia.  
 
O Fórum, na avaliação do prefeito José Fortunati, irá reforçar as políticas públicas que valorizam a participação popular. “A construção de uma sociedade mais inclusiva só se dá com a transversalidade. Esse colegiado não só legitima o trabalho dos 26 Conselhos, como permite que eles dialoguem entre si e com o poder público”, ressaltou. O prefeito também lembrou que, em função da importância dessas instâncias para a cidade, será entregue, no próximo mês, a Casa dos Conselhos. Localizada na esquina das avenidas João Pessoa e Venâncio Aires, o local vai abrigar o Fórum e vários conselhos nesta primeira fase de conclusão da obra. 
 
O secretário Cezar Busatto também ressaltou a importância da aproximação entre os vários colegiados. “Esta é uma articulação muito recente. Temos um caminho a ser construído com o objetivo de fortalecer essas instâncias complementares de controle social das políticas públicas, isto é, o fortalecimento da democracia participativa de Porto Alegre. A posse teve a presença de secretários municipais e de integrantes dos demais conselhos da cidade. 
 
Fórum – Foi criado por meio da Lei Complementar 661/2010, com regimento interno publicado em 2011. É um órgão de caráter permanente, para fins de integração das políticas desenvolvidas nas diversas áreas relacionadas aos 26 Conselhos Municipais de Porto Alegre. Com gestão de dois anos, o Fórum deverá, entre outras competências, encaminhar ao Executivo propostas de políticas públicas elaboradas conjuntamente pelos Conselhos Municipais e cuja matéria abranja área de competência de dois ou mais desses.
 
Coordenadores do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade :

Coordenador titular – Carlos Boa Nova Neto (vice-presidente do Conselho Municipal de Transporte Urbano);
Coordenador suplente – Mateus Martins Ribeiro (conselheiro do Conselho da Juventude e chefe de gabinete do secretário da Juventude);
Secretário titular – Rotechild Prestes (presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência);
Secretária suplente – Carla Maria Granja Brum (técnica em Nutrição da Smed e presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar).


/participacaopopular
Texto de: Caren Mello
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.