Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

26 de maio de 2014

Plano Municipal de Educação é debatido na Smed

A produção do Plano Municipal de Educação de Porto Alegre (PME) foi debatida na palestra O desafio da criação de um plano para a cidade, apresentada pela professora doutora Flávia Werle, na tarde desta segunda-feira, 26, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A palestra foi coordenada pelo assessor pedagógico da Smed, Silvio Capaverde. Também estiveram presentes a conselheira estadual de Educação, Maria Otília Susin, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Isabel Letícia de Medeiros, e a procuradora do município de Porto Alegre, Líbia Suzana Garcia da Silva. A secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, foi representada pela chefe de gabinete da Smed, Eliane Meleti.
A professora Flávia analisou os diversos planos de educação executados nas esferas nacional, estadual e municipal, com destaque para o Plano Nacional de Educação (PNE) 2001/2011. Para ela, o modelo tornava a gestão democrática do ensino mais próxima da realidade escolar. O texto foi substituído em 2007 pelo Plano de Desenvolvimento da Educação. Nos anos seguintes, planos de educação também surgiram nas esferas estaduais e municipais. “A Lei de Diretrizes e Bases foi um elemento desencadeador para que os municípios criassem leis de sistema para gestão da educação. Todos se referem ao PNE”, destacou.
Flávia Werle destacou o diagnóstico obtido por meio do ensaio produzido em conjunto com o professor Jorge Alberto Soares Barcellos, que destaca os avanços da educação em Porto Alegre e a produção do Plano Municipal de Educação (PME).
Histórico - Em dezembro de 2013, através de portaria, foi instaurada uma comissão para estudar e organizar a construção do Plano Municipal de Educação, com representantes da Smed e do CME. A comissão elaborou um cronograma para o processo de construção do PME e constituiu comissões temáticas para elaborar textos com diagnóstico da realidade de Porto Alegre, a meta do PNE relativa ao tema e as estratégias de como trabalhar, na Capital, com o que o PNE propõe.


/educacao
Texto de: Bruno Teixeira (estagiário) - Supervisão: Adriano Santana
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.