Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

5 de novembro de 2014

Abertas as inscrições da Oficina FUNARTE



De 19 a 28 de novembro, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) realizará, em parceria com o Gabinete da Primeira Dama do Estado, Associação dos Amigos do Palacinho e Sistema de Museus do Rio Grande do Sul, três oficinas de capacitação na área de preservação, impressão e fluxo de imagens digitais. Certificado e promovido pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte (CCPF), as oficinas ocorrerão  na Casa de Cultura Mário Quintana e no Memorial do Rio Grande do Sul, no período de 19 a 21 e de 26 a 28 de novembro de 2014.  As inscrições só serão válidas se realizadas no site: www.palacinho.com.
Confira a programação:
Módulo 1
Casa de Cultura Mário Quintana de 19 a 21/11/2014 – Sala C2
R. dos Andradas, 736 – Centro, Porto Alegre/RS
O Fluxo de Trabalho com o Lightroom e as Boas Práticas da Fotografia Digital,  da Captura em RAW ao Arquivamento
Ministrante Marcos Issa
Dia 19/11: Os módulos do Lightroom e gerenciamento de imagens;
Dia 20/11: Fluxos de trabalho – da ingestão, tratamento ao arquivamento;
Dia 21/11: Discussões e dúvidas.
Carga horária: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30 – Estará aberto a partir das 8h
Horário extra  nos dias 19 e 20 – o Prof. Marcos Issa, irá atender as instituições, individualmente, para tratar de dúvidas e questões especificas do processo de gestão de acervos das 18h às 20h – com agendamento pela manhã.
Número de participantes: 30
IMPORTANTE
O participante deve ter conhecimento teórico e prático de trabalho com imagens digitais. O curso não é destinado a iniciantes.
Material necessário: Oficina inteiramente demonstrativa, não havendo necessidade de quaisquer equipamentos.
Sobre a oficina: Mais do que ensinar o uso do Lightroom, o curso Fluxo de Trabalho Digital pretende passar conceitos de acordo com as diretrizes para a fotografia digital do UPDIG.org (Universal Imaging Digital Guidelines) e do DPBestflow.org (Digital Photography Best Practices and Workflow). Por que fotografar em RAW, como tratar as imagens, gerenciar acervos e arquivar, trabalhar de forma segura, rápida e eficiente, demonstrando que a fotografia digital de qualidade pode ser bem mais simples do que muitos fotógrafos estão acostumados. O Adobe Lightroom reúne grande parte das ferramentas necessárias à fotografia digital, facilitando o trabalho do fotógrafo, seja ele jornalista, fotógrafo social, de natureza, publicitário ou amador avançado.
Módulo 2
Memorial do Rio Grande do Sul  - Dia 26/11/2014
Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega, Porto Alegre/RS
Ministrante Millard Wesley Long Schisler
Preservação de Fotografias Digitais – Proporcionar uma ampla visão do que significa pensar e praticar a preservação de fotografias digitais.
Carga Horária: das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h – Estará aberto a partir das 8h
Número de participantes: 80 pessoas
IMPORTANTE
O participante deve ter conhecimento teórico e prático de trabalho com imagens digitais. O curso não é destinado a iniciantes.
Material necessário: laptop com programas de processamento de imagem: Adobe Creative Suite (qualquer versão), Adobe Bridge, Adobe Lightroom, GIMP, XNView.
Sobre a oficina: Serão abordadas as etapas para preservação de fotografias digitais: o que guardar, o que não guardar, como guardar e como imprimir. O participante aprenderá sobre diferentes formatos e condições de arquivo, análise e organização de arquivos, bem como questões de armazenamento dos dados digitais e migração de hardware e software durante a vida do material. O curso também inclui conteúdo sobre workflows de trabalho, desde a geração das imagens até a guarda, e sistemas de organização e catalogação das imagens.
Módulo 3
Local: Casa de Cultura Mário Quintana – CCMQ – Sala Claudio Hemann – Dias 27 e 28/11/2014
R. dos Andradas, 736 – Centro, Porto Alegre/RS
Ministrante Millard Wesley Long Schisler
Impressão de Fotografias Digitais
Dia 1: Impressão em pigmento mineral teoria e prática: tratamento de imagens, preparo para impressão, testes de impressão, gerenciamento de cores, espaço de cor.
Dia 2: Impressão em pigmento mineral teoria e prática: aguçamento da imagem, resolução e interpolação, preservação, montagem e guarda.
Carga horária: 2 dias – das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h30 – Estará aberto a partir das 8h.
Número de participantes: 14
IMPORTANTE
O participante deve possuir vínculo institucional, além de experiência de trabalho com imagens digitais. O curso não é destinado a iniciantes.
Material necessário: imagens digitais pré-selecionadas e com tratamento. Trazer todas as versões – os arquivos RAW e as versões tratadas. Até quatro imagens por participante.
Sobre a oficina: Com 75% de aulas práticas, esse curso vai ensinar sobre impressão de arquivos digitais para gerar cópias com longa durabilidade, sem perda de densidade e cor. Os participantes terão a oportunidade de imprimir imagens pessoais em impressoras de pigmento mineral em papel de algodão.