“A disponibilização de uma sede para os conselhos é uma reivindicação antiga que finalmente agora estamos conseguindo viabilizar”, conta o secretário de Governança Local em exercício, Carlos Siegle de Souza. A Casa faz parte de um processo de consolidação da cidadania e para o fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas públicas.
Os conselhos municipais atuam na formulação, implementação e controle social de políticas públicas em que a sociedade compartilha responsabilidades com o poder público. Assim, representam um padrão inovador de relações entre Estado e sociedade, criado pela Constituição Cidadã de 1988, porque viabilizam a participação da cidadania nas políticas públicas e possibilitam à população o acesso a espaços de tomada de decisão.
A partir de 2009, os Conselhos de Políticas Públicas decidiram organizar o Fórum dos Conselhos, instância com competência para encaminhar ao Executivo Municipal propostas de políticas públicas elaboradas conjuntamente pelos conselhos municipais e cuja matéria abranja a área de competência de dois ou mais desses conselhos. O fórum foi criado em dezembro de 2010 e regulamentado em setembro de 2011.
A casa de dois andares foi totalmente restaurada na primeira etapa e conta com um grande salão para realização das reuniões, além de escritórios.