No último domingo, o Porto Alegre.cc ganhou destaque nos meios de comunicação ao levar um grupo de pessoas, incluindo o prefeito José Fortunati, para uma pequena praia da Vila Assunção, na Zona Sul. Ali, sob o calor, os voluntários se dedicaram a realizar uma verdadeira faxina na areia da praia, cuja sujeira havia sido divulgada por uma foto da estudante de jornalismo Renata Gomes, 24 anos, publicada no site do Porto Alegre.cc. A tonelada de lixo embarcada em caminhões de prefeitura incluiu até mesmo uma mala.
Mas a plataforma vai além. Impulsionada pela empresa Lung – que se propõe a “promover o engajamento físico, a cultura da cidadania e a ética do cuidado”, de acordo com um dos responsáveis, Daniel Bittencourt –, e implantada há cerca de um ano por meio de parceria entre prefeitura e Unisinos, o Porto Alegre.cc oferece espaço para que as pessoas discutam e apresentem propostas para a cidade.
Neste primeiro ano de trabalho, a plataforma conquistou 1,2 mil usuários, que cadastraram 1,3 mil causas – propostas, sugestões, críticas, denúncia de situações, como a foto de Renata, – e que recebeu ainda o apoio de 6,8 mil fãs no Facebook. Em breve, a inclusão de causas no Porto Alegre.cc deverá gerar automaticamente um protocolo na prefeitura – será possível acompanhar no próprio site as providências tomadas. “A isso, agora se soma o reconhecimento da ONU”, comemora o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, que atuou diretamente para viabilizar a criação da plataforma.
/governanca
Texto de: Poti Campos
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Edição de: Vanessa Oppelt Conte