Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de março de 2012

Orla: aprovado estudo da primeira etapa de revitalização

Foto: Divulgação/PMPA
Beira do lago será um espaço de lazer para os porto-alegrenses Beira do lago será um espaço de lazer para os porto-alegrenses
O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do Parque Urbano da Orla do Guaíba foi aprovado nesta terça-feira, 20, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, presidido pelo secretário do Planejamento, Márcio Bins Ely.

O EVU é relativo à primeira etapa da revitalização da orla. Corresponde ao trecho de um quilômetro, entre a Usina do Gasômetro e as quadras esportivas, com cerca de seis hectares de área. O projeto prevê restaurantes, bares, sanitários, vestiários, locais de apoio aos ambulantes e módulo de segurança. Também serão construídos decks de madeira, passarelas, ciclovias, escadarias, jardim aquático, quadras esportivas e estacionamentos.

Pela primeira vez na história da cidade, a extensão da Orla do Guaíba receberá investimento público para transformar a beira do lago em espaço de lazer para os porto-alegrenses e turistas. A prefeitura fará a revitalização dos 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. A proposta, desenvolvida pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, prevê a revitalização da orla integrada ao projeto do Cais Mauá. A revitalização da Orla é coordenada pelo Gabinete de Assuntos Especiais da prefeitura, dirigido por Edemar Tutikian.

O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), exigido em casos de projetos que provocam impacto na cidade, indica medidas para reduzir e compensar os impactos negativos.


/orla
Texto de: Agnese Schifino
Edição de: Andrea Brasil