O EVU é relativo à primeira etapa da revitalização da orla. Corresponde ao trecho de um quilômetro, entre a Usina do Gasômetro e as quadras esportivas, com cerca de seis hectares de área. O projeto prevê restaurantes, bares, sanitários, vestiários, locais de apoio aos ambulantes e módulo de segurança. Também serão construídos decks de madeira, passarelas, ciclovias, escadarias, jardim aquático, quadras esportivas e estacionamentos.
Pela primeira vez na história da cidade, a extensão da Orla do Guaíba receberá investimento público para transformar a beira do lago em espaço de lazer para os porto-alegrenses e turistas. A prefeitura fará a revitalização dos 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. A proposta, desenvolvida pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, prevê a revitalização da orla integrada ao projeto do Cais Mauá. A revitalização da Orla é coordenada pelo Gabinete de Assuntos Especiais da prefeitura, dirigido por Edemar Tutikian.
O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), exigido em casos de projetos que provocam impacto na cidade, indica medidas para reduzir e compensar os impactos negativos.
/orla
Texto de: Agnese Schifino
Edição de: Andrea Brasil
Edição de: Andrea Brasil