Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de março de 2012

Seminário ''A Encenação Contemporânea''


Nos dias 23 e 26 desse mês, a Coordenação de Artes Cênicas da Prefeitura de Porto Alegre, promove em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do IA/UFRGS e Grupo de Pesquisa Inter-Texto do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC o Seminário ''A Encenação Contemporânea'' com a pesquisadora e professora francesa Dra. Béatrice Picon-Vallin, que busca discutir o teatro atual. O evento acontece na Sala Álvaro Moreyra e a entrada é franca.
Na sexta feira, dia 23, às 19h30 acontecerá a abertura do evento e a conferência Reexaminando o Papel do Encenador Hoje, conduzido pela francesa. Béatrice vem acompanhando de perto os processos de criação do Théâtre du Soleil e é autora de várias publicações sobre o grupo, algumas delas traduzidas em português. O evento terá a participação dos diretores gaúchos Adriane Mottola, Daniela Carmona, Daniel Colin, Inês Marocco.
No dia 26, segunda feira, o encontro com a convidada acontece mais cedo, às 10h. A palestra As Intervenções das Tecnologias de Imagem na Encenação: uma nova via para o teatro? contará também com a participação das encendoras Patrícia Fagundes, Jacqueline Pinzon, Jezebel De Carli.

BÉATRICE PICON-VALLIN
Professora em Estudos Teatrais na Université Paris III – Sorbonne Nouvelle, professora de História do Teatro no Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique de Paris (CNSAD), diretora do Laboratório de Investigação das Artes do Espetáculo do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - ARIAS). Diretora das coleções Arts du Spectacle (CNRS Éditions, Paris), thXX (L'Age d'Homme, Lausanne/ France), Mettre en Scène (Actes Sud-Papiers, Arles, France). Especialista em teatro do século XX, suas pesquisas abrangem o teatro russo, as questões relativas à encenação, ao trabalho do ator e às relações da cena com as imagens (cinema, vídeo, novas tecnologias).

Livros da autora disponíveis em edição brasileira:
A arte do teatro: entre tradição e vanguarda – Meyerhold e a cena contemporânea. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006.
A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Ariane Mnouchkine : introdução, escolha e apresentação dos textos por Béatrice Picon-Vallin. São Paulo: Riocorrente. (Lançamento)

PROGRAMAÇÃO:

23/03, sexta-feira, 19h30
19h30 - Abertura
19h40 - Conferência: Reexaminando o Papel do Encenador Hoje
Palestrante: Prof. Dra. Béatrice Picon-Vallin (CNRS/França)
Encenadores gaúchos convidados: Adriane Mottola, Daniela Carmona, Daniel Colin, Inês Marocco

26/03, segunda-feira, 10h
Palestra: As Intervenções das Tecnologias de Imagem na Encenação: uma nova via para o teatro?
Palestrante: Prof. Dra. Béatrice Picon-Vallin (CNRS/França)
Mediação: Prof. Dra. Marta Isaacsson (PPGAC/UFRGS)
Encenadores gaúchos convidados: Patrícia Fagundes, Jacqueline Pinzon, Jezebel De Carli
Local: Sala Álvaro Moreira (Av. Erico Verissimo, 307 - Centro Municipal de Cultura.
Entrada franca com retirada de senhas 1 h antes dos eventos.

INFORMAÇÕES:

Coordenação de Artes Cênicas

(51)3289-8062 / 3289-8064
cac@smc.prefpoa.com.br
www.maisteatro.blogspot.com

Secretaria de Pós-Graduação em Artes Cênicas do IA/UFRGS
(51) 3308.4379