No dia 23 de fevereiro, iniciamos as formações para os professores da rede municipal de ensino. Estiveram no Arquivo Histórico 40 educadores da Escola Municipal Aramy Silva que passam a ser mediadores da relação Arquivo/aluno.
A Instituição, na medida em que disponibiliza a visita ao complexo de bens patrimoniais do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho e permite reconhecimento do Programa de Educação Patrimonial, espera apoiar o protagonismo dos nossos professores colaborando com a prática cotidiana em sala de aula.
O depoimento dos professores corrobora a concretização deste objetivo.
“Esta experiência nos ajuda a fundamentar a relação tempo: passado X presente X futuro, permitindo que nossos alunos vivenciem a concretização do conceito tempo.”
Profª. Roselia S. Sibemberg
“A experiência no Arquivo contribui quando fornece recursos concretos vinculando com a teoria, trazendo conhecimentos significativos para as crianças, facilitando a aprendizagem.”
Profª. RosaneV. Machado
“Conhecer esse espaço que faz parte da nossa história, amplia os conhecimentos em relação aos documentos, ao modo como conservamos a memória da nossa cidade, nossa memória”.
Profª. Ana Carolina Christofari
Estes encontros também nos incitam novas iniciativas. A Profª. Gina Paula Prety da Silveira Seehes sugeriu:
“... que os professores possam levar algumas “tarefas” para expandir o conhecimento e o lúdico além da visita”.
Assim anunciamos que, a partir deste ano, os professores podem contar com atividades pós-visita a serem realizadas na escola. Se você quiser conhecer o material, entre em contato pelo telefone 3289.8284.