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14 de março de 2012

Secretaria de Educação apresenta Entrelaçamentos Culturais

Foto: Rafaela Redin/Divulgação PMPA
Professores participaram do 1º Encontro de Políticas Culturais do ano Professores participaram do 1º Encontro de Políticas Culturais do ano
O 1º Encontro de Políticas Culturais ocorreu nesta quarta-feira, 14, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a presença de representantes das escolas da rede municipal de ensino. Na reunião, que contou com colaborações de integrantes de órgãos de cultura parceiros, a coordenadora de Políticas Culturais da Smed, Maria Aparecida Aliano Marques, expôs a 3ª edição do projeto Entrelaçamentos Culturais, que será desenvolvido ao longo de 2012. (fotos)
O projeto, que na edição do ano passado atingiu 93 das 96 escolas da rede, tem por objetivo articular ações das escolas entre si, com as comunidades e com Porto Alegre, por meio de atividades pedagógicas e culturais. A escolha e a organização dos trabalhos ficam a cargo das próprias instituições de ensino, que podem ajudar-se entre si e compartilhar do mesmo evento, visitando-as mutuamente, o que garante maior integração. “Além disso, é também uma otimização de verbas públicas, já que realizam um evento em conjunto ao invés de diversas sessões, cada um na sua escola”, explica Maria Aparecida.
Entre as atribuições das escolas participantes, que devem solicitar adesão até 2 de abril, estão dar espaço aos alunos protagonistas culturais das instituições, promover eventos – normalmente no segundo semestre do ano, por conta dos processos legais – e organizar visitas a outras escolas e espaços culturais da cidade.
Ao longo do ano, também serão realizados mais cinco encontros entre os coordenadores culturais das Escolas Municipais de Ensino Básico, Médio e Fundamental e diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil, para trocas de experiências e discussão de parcerias entre as instituições.
Cultura - Segundo Maria Aparecida, outro objetivo do projeto é garantir que a vertente cultural esteja vinculada à pedagógica. Para isso, ela defende que os coordenadores culturais dividam com outros professores as tarefas de organização de eventos em suas escolas, e garantam que temas como as culturas indígena, açoriana e afrobrasileira, além de outras etnias que povoaram a cidade e o estado, sejam tratadas em sala de aula em todas as disciplinas. “Não queremos que o coordenador cultural seja apenas um promotor de eventos, mas também alguém que perceba como a questão cultural transversaliza todos os setores das instituições de ensino”, afirma.
Durante a tarde, foi abordado o “Curso Viver Porto Alegre: Cultura, Turismo e Educação”, organizado pela Smed em parceria com as secretarias municipais da Cultura e de Turismo, dirigido aos professores e educadores da rede. O curso, que terá encontros em locais turísticos, como a Igreja Nossa Senhora das Dores e o Museu José Joaquim Felizardo, buscará integrar e apresentar os pedagogos à cidade e acontecerá em duas edições, uma em cada semestre.
Eventos - Outras possibilidades de atividades foram apresentadas aos presentes na reunião, como a Gincana Solidária, organizada pela Smed e que chega, em 2012, à 4ª edição; a participação dos estudantes em exposição relativa à Semana da Pátria, em setembro, organizada pela Liga da Defesa Nacional; e a proximidade do Festival Escolar de Cinema, organizado por integrantes da Sala de Cinema P. F. Gastal, que tem disponibilidade para levar alunos à Usina do Gasômetro para assistirem a filmes nacionais selecionados, entre outras propostas.
Uma das coordenadoras presentes, Marilene Zimmer, que divide a função com Fátima Oliveira no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, explicou como funciona o processo. “Nós comparecemos nas reuniões para debatermos ideias, discutirmos propostas com outras escolas e para ter conhecimento dessas possibilidades de eventos que são apresentadas aqui. Depois, repassamos na escola e decidimos em conjunto com o grupo de professores quais iremos adotar”, contou.
Para Marilene, cuja instituição participou do projeto em 2011 com apresentações de teatro e música recebendo e visitando outras escolas, a avaliação é positiva. “Tem sido muito importante para nossa área cultural. E para este ano teremos mais um desafio, que é a mudança da escola do Centro para o bairro Santana”, concluiu, lembrando que, por conta da transferência de sede, ainda não foram definidas atividades para 2012.


/educacao
Texto de: Tiago Nequesaurt
Edição de: Vanessa Oppelt Conte