Jorge Soto, que é também vice-presidente do Comitê Brasileiro para o Pacto Global da ONU, em prol de “Cidades Sustentáveis”, destacou a importância da inclusão. “Não há algo que possa ser classificado de totalmente sustentável, por isso temos que ser inclusivos, pois a lógica da inclusão faz com que não percamos de vista toda e qualquer contribuição para a sustentabilidade”, disse.
Idealizador do Fórum Social Mundial em 2001, Oded Grajew destacou a responsabilidade das cidades para a sustentabilidade do planeta, afirmando a necessidade da mudança do modelo de desenvolvimento, pois considera o atual insustentável. “Se não cuidarmos do que nos propicia a vida, a vida da espécie humana corre riscos”, afirmou.
Cidades Sustentáveis - Programa criado por uma rede de organizações da sociedade civil, que consiste na sensibilização da sociedade e eleitores para usar a sustentabilidade como critério de votos e incentivar o compromisso dos candidatos com a sustentabilidade urbana. O tema foi abordado por Grajew. Ele destacou que o plano de metas do programa apresenta práticas que podem ser adotadas pelos governos para dar início a um novo modelo de gestão sustentável.
Grajew ressaltou também a importância do comprometimento dos governos e disse que os candidatos à prefeitura de Porto Alegre assinaram carta-compromisso para a sustentabilidade. “Através da carta-compromisso, os prefeitos se comprometem a criar metas e prestar contas dos projetos criados para desenvolver as cidades de forma sustentável sob alguns princípios básicos como erradicar a pobreza, a miséria e a fome, diminuir a poluição, construir ciclovias, entre outros”, afirmou.
Fórum Social Temático – O secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, anunciou o compromisso da Prefeitura de Porto Alegre na realização do Fórum Social Temático, em janeiro de 2013, antecedendo o Fórum Social Mundial que ocorrerá na Tunísia, em março. Ele destacou os três eixos de atuação para a realização do evento. O primeiro é o da democracia, com as mais variadas expressões, colhendo contribuições para o Fórum da Tunísia. O segundo, a avaliação da Rio + 20 e do Fórum Temático realizado em janeiro deste ano. O terceiro é a importância do papel das cidades. “Destaco que esse papel é fundamental, pois para que esse mundo seja melhor é importante que seja observado o protagonismo das cidades”, disse Busatto.
/sustentabilidade
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Andrea Brasil
Edição de: Andrea Brasil