As diretrizes são apresentadas a cada dois anos pelo conselho, após construção durante programação de pré-conferências e conferências envolvendo profissionais do setor e as mais de 15 entidades atuantes no Comcet. O novo documento aponta orientações sobre meio ambiente (saneamento básico e energias renováveis), saúde e biotecnologia, tecnologia da informação, transferência de tecnologia para inovação, financiamento e inclusão digital.
O prefeito destacou a relevância da contribuição do conselho, que mantém relação de diálogo e parceria com a prefeitura. “As diretrizes servirão de base para o avanço das políticas públicas de Porto Alegre, na sua vocação para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, manifestou.
Para o presidente do Comcet, Edgar Bortollini, uma das apostas é manter a posição de referência da Capital em setores específicos. “A cidade tem condições de manter o protagonismo em parques tecnológicos e incubadoras”, avaliou o dirigente, destacando que entre as diretrizes propostas está o apoio a empresas após o período de incubação.
Também participaram da agenda o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, que integra o conselho, e o secretário municipal de Governança, Cezar Busatto.
/cienciaetecnologia /conselho /tecnologia
Texto de: Carolina Seeger
Edição de: Caren Mello
Edição de: Caren Mello