Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de agosto de 2012

Orla do Guaíba: Smam aprova projeto da Praça Julio Mesquita

Foto: Divulgação/PMPA
Reforma integra o primeiro trecho do projeto de revitalização da orla
Reforma integra o primeiro trecho do projeto de revitalização da orla
Com um conceito arquitetônico totalmente diferenciado das demais praças e após diversas reuniões e alguns ajustes técnicos para adequação das melhorias às necessidades locais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) aprovou o projeto de revitalização da Praça Julio Mesquita. Elaborado pelo escritório do urbanista Jaime Lerner, o projeto de reforma da área integra o primeiro trecho de 1,5 quilômetro do Projeto de Revitalização da Orla do Guaíba, cujo processo licitatório e o início da execução das melhorias devem ocorrer ainda este ano.
A Praça Júlio Mesquita se tornará uma importante ligação do Centro Histórico com a Orla do Guaíba. Quem caminhar em direção à Usina do Gasômetro, a partir das ruas Presidente João Goulart, Andradas, Riachuelo, Duque de Caxias e Washington Luiz, será convidado a continuar o passeio pela área verde até alcançar a Orla. O visitante que sair da Andradas, por exemplo, encontrará na praça uma espécie de espelho d’água, ornamentado com pedras e iluminação diferenciada. Vindo da Riachuelo, o passeio poderá ser conduzido pelo eixo central da praça, passando por um deck de madeira com cerca de 2.000 m².
Além de se tornar um espaço ideal para tomar chimarrão, conversar ou simplesmente contemplar o ambiente, o deck tem como finalidade a preservação de cerca de 20 árvores que existem na área verde, circundando com bancos os troncos e conservando suas raízes. As pessoas também poderão seguir pelo calçamento que contornará a praça pela av. General Salustiano ou pela Presidente João Goulart, até chegar à Edvaldo Pereira Paiva.
Qualquer que seja o caminho percorrido, os visitantes terão diversos atrativos para contemplar e interagir. Trepadeiras nativas revestirão os pilares do aeromóvel, que ganharão iluminação especial para manter o espaço seguro durante a noite. Ajardinamento, playground de toras, quadra de futebol com telamento (que poderá ser usado pela comunidade para fixar tela de projeção de filmes) e estacionamento com mais de 100 vagas ajudam a desenhar a nova realidade da Júlio Mesquita.
Para completar, a praça deverá ser o ponto final do Bonde Histórico, cujo estudo de viabilidade para sua implantação está em análise por equipe da Prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal do Turismo. O estacionamento do Bonde na praça integrará eixo de modais, que contempla ainda ponto da Linha Turismo junto ao Gasômetro e terminal de transporte fluvial na Orla a fim de facilitar o acesso e incentivar o turismo na região.
Conforme o secretário Luiz Fernando Záchia, a Praça Júlio Mesquita é uma importante parte do projeto de revitalização da Orla, em função do elo que fará entre o Centro Histórico e o Gasômetro. “Com a definição das melhorias a serem executadas na praça, fica faltando agora a aprovação de alguns detalhes técnicos do projeto executivo para que a Prefeitura possa dar início ao processo licitatório do primeiro trecho da revitalização da Orla. Este projeto vai mudar a relação da cidade com o Guaíba. Trata-se de uma iniciativa única na história de Porto Alegre e todos os cidadãos, de forma absolutamente democrática, poderão ter acesso ao parque, trazendo maior qualidade de vida aos porto-alegrenses e incentivando o turismo”, disse.
Inovação - Pela primeira vez na história da cidade, a extensão da Orla do Guaíba receberá investimento público para transformar a beira do lago em parque de lazer. A proposta completa da prefeitura prevê a revitalização unificada de 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a foz do Arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias. O primeiro trecho a ser revitalizado tem 1,5 quilômetro e vai do Gasômetro até a rótula das Cuias, na av. Edvaldo Pereira Paiva.
Texto de: Cibele Carneiro
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.