Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

9 de agosto de 2012

Painel discutirá perspectivas pós Rio + 20

PARA CONHECIMENTO DE TODOS:

As perspectivas pós Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20 serão discutidas em Porto Alegre na próxima segunda-feira, 13, às 14h, na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico). Com a participação do secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, o painel é uma iniciativa do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS e contará com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Oded Grajew, e do diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto.
Idealizador do Fórum Social Mundial, em 2001, Grajew defende que o futuro sustentável depende do comprometimento dos governantes locais. Durante a realização do Fórum Social Temático 2012, em janeiro, em Porto Alegre, ele apresentou o Programa Cidades Sustentáveis, criado por uma rede de organizações da sociedade civil, que consiste na sensibilização da sociedade e eleitores para usar a sustentabilidade como critério de votos e o compromisso dos candidatos com a sustentabilidade urbana.

Na ocasião, Grajew destacou que a iniciativa é inédita mundialmente. "Não existe nenhum outro país com essa abrangência de sustentabilidade urbana", disse. Segundo ele, o plano de metas que o Programa traz apresenta práticas que podem ser adotadas pelos governos para dar início a um novo modelo de gestão sustentável. Durante a Rio + 20, Grajew enfatizou que o comprometimento dos governos é fundamental e, para tanto, os candidatos às eleições, em sua maioria, assinaram carta-compromisso para a sustentabilidade.

Já o diretor da Braskem, Jorge Soto, que é também vice-presidente do Comitê Brasileiro para o Pacto Global da ONU em prol de Cidades Sustentáveis, destacou durante a Rio + 20 que sem a participação dos empresários a economia verde não acontecerá. "É preciso aumentar o uso dos princípios da sustentabilidade", disse.
As participações de Grajew e Soto nas avaliações pós Rio +20 são destacadas por Busatto. "É estimulador o engajamento dessas duas autoridades nas discussões acerca da sustentabilidade do planeta", afirmou.
O painel terá a coordenação do diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional-ALRS, Sérgio Sady Musskopf.



/governanca
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Vanessa Oppelt Conte