Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de agosto de 2012

Professor de Campo Bom vence premiação nacional sobre ideias inovadoras

Educador Jorge Cesar Barboza é um dos 10 ganhadores da 15ª edição do Prêmio Victor Civita


Professor de Campo Bom vence premiação nacional sobre ideias inovadoras Miro de Souza/Agencia RBS
O programa online criado pelo professor Cesar Coelho é produzido por uma equipe de estudantes Foto: Miro de Souza / Agencia RBS
Foi levando ideias inovadoras para a sala de aula que Jorge Cesar Barboza Coelho se tornou um professor nota 10.

Não apenas na avaliação dos alunos da Escola Municipal Borges de Medeiros, de Campo Bom, no Vale do Sinos, mas também na opinião dos jurados da 15ª edição do Prêmio Victor Civita, do qual ele se tornou nesta semana um dos 10 ganhadores.

A inquietação na busca por novas ferramentas de ensino da língua portuguesa foi o catalisador para a criação de projetos que despertem nos adolescentes das escolas municipais o gosto por uma aula tida, muitas vezes, como desinteressante.

— A ideia é desenvolver projetos que estimulem os alunos a escrever, se expressar verbalmente e ter capacidade de argumentação — observa Coelho.

O Prêmio Victor Civita identifica, valoriza e divulga experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas em escolas de ensino regular.

Cerca de 2,5 mil professores, coordenadores pedagógicos e diretores de todos os Estados se inscreveram para concorrer. Cada um enviou material sobre um projeto desenvolvido em sala de aula, avaliado por especialistas.

Na segunda-feira, o professor recebeu uma ligação dos organizadores do concurso. Havia sido um dos 10 vencedores. Como prêmio, receberá R$ 15 mil, em uma cerimônia no dia 15 de outubro em São Paulo.

Na web TV, chance de aprimorar expressão oral
Buscando novas formas de desenvolver nos alunos o gosto pela escrita, e a capacidade de argumentação e de expressão oral, o professor iniciou na escola a CBB Web TV. O canal online reúne reportagens produzidas por uma equipe de estudantes.

São coberturas esportivas, textos falando de situações do cotidiano da escola e da cidade. Os assuntos são discutidos pelo grupo, que produz o texto, capta as imagens e faz a edição das reportagens. O material é publicado na web TV, e depois divulgado pelos estudantes nas redes sociais.

— Eu não sabia se essa autonomia que é dada aos alunos seria bem vista pelos jurados. É uma questão de ensinar a responsabilidade de cada um nesse processo — explica Coelho.

Em seu terceiro ano, a iniciativa já foi reconhecida com o 1º lugar na categoria Inovação em Colaboração do prêmio Microsoft Educadores Inovadores Brasil 2011. A premiação foi notícia em Zero Hora.

ZERO HORA