Postagem em destaque
Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre
Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...
28 de abril de 2015
Edital de homologação das candidaturas CNEGRO-2015-2017
27 de abril de 2015
É isto que eu defendo:A Preservação da identidade cultural
26 de abril de 2015
Campanha reúne os mateadores pelo mundo #vempromate
25 de abril de 2015
Um bom chimarrão faz muito bem para a saúde
por: Carolina Schmidt
Foto: Carolina Schmidt / Folha do Mate
Como Schwingel trabalha com plantas fitoterápicas, recomenda o chimarrão aos pacientes
Além de unir as pessoas para uma roda de amigos, o bom chimarrão também traz benefícios para a saúde. Há 20 anos, pesquisas sobre o assunto passaram a ter força, conforme explica o médico Oly Schwingel que acompanha os estudos sobre a questão.
Ele destaque que no ano de 2003, durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) em Venâncio Aires, foram divulgadas questões relacionadas com o DNA da folha de erva-mate que passou a fazer parte do centro de estudos de países da Cone Sul. ‘A planta tem um princípio ativo muito ainda a se aprender e se desenvolver nas suas práticas.’
Schwingel aprecia o chimarrão desde a infância. ‘Sempre tomava com o meu pai antes dele sair para trabalhar.’ Quando ele graduou-se em Medicina, foi trabalhar na região de Mato Leitão, onde o chimarrão estava sempre presente na roda de amigos. A partir daí, acompanhar as pesquisas sobre a planta e a bebida ocorreu de forma espontânea. ‘Em Mato Leitão, há o seio da cultura, da produção e da comercialização. O chimarrão tem um impacto forte.’
Como ele tem conhecimento e trabalha com fitoterápicos, ressalta que a erva-mate é uma planta diferenciada. Schwingel observa que a planta traz elementos como as Xantinas, Saponinas e Sais Minerais que repercutem no corpo humano como energético. ‘É precioso o efeito no sistema nervoso central, área cardiovascular e neuro esquelética. O chimarrão também é um tesouro para as funções digestivas.’
Nos seus atendimentos, Schwingel recomenda o uso do chimarrão aos pacientes. ‘O chimarrão, a vida e a saúde têm um encanto que reflete quando a pessoa fica doente, porque eles sempre perguntam quando poderão tomá-lo, novamente. Essa bebida é um marcador para nós gaúchos e para os povos da América do Sul.’
No entanto, ele frisa que é preciso supervisionar os pacientes hipersensíveis aos princípios do chimarrão para que tomem o chimarrão de forma moderada. ‘De fato, algumas pessoas podem ter insônia, tremores, ansiedade e taquicardia, Mas, é difícil encontrar alguma situação em que não se pode tomar chimarrão.’
“O chimarrão tem precioso o efeito no sistema nervoso central, área cardivascular e neuro esquelética’, Oly Schwingel – médico
Chasque publicado no sítio da Folha do Mate:
www.folhadomate.com
24 de abril de 2015
Chimarrão, o amargo companheiro
Considerado o chá mais completo do qual se tem conhecimento, a bebida quente vem conquistando adeptos graças aos seus benefícios recentemente descobertos em diversas pesquisas.
São atribuidas a Ilex Paraguariensis (nome cientifico da erva mate), propriedades digestivas e dietêuticas, estimulantes e também anticancerígenas. O chimarrão traz em sua essência inúmeros benefícios humanos, sociais e principalmente medicinais. Foi considerada pela Sociedade Científica de Paris e Instituto Pasteur da França como a planta mais completa em propriedades, sendo chamada de “Árvore da Vida”.
Erva-Mate
Árvore Símbolo do Rio Grande do Sul pela lei Nº 7.439 de 1980, ficando instituída a "Semana Estadual da Erva-Mate", a ser comemorada, anualmente, na segunda semana do mês de setembro.
Beneficios sociais do chimarrão
Além dos benefícios físicos oferecidos pelas propriedades medicinais, o chimarrão, por sua dinâmica, oferece integração social, já que na roda de mate, peão e patrão, ricos e pobres, tomam da mesma cuia e bomba, sem diferença de raça, cor ou credo.
No mate e seu ritual encontramos:
Aliança: que emana Amizade, hospitalidade, fraternidade e respeito
Reunião Familiar – Encontro de Gerações.
Companhia para os momentos de solidão
Como preparar um bom mate (que não entope de jeito nenhum)
Como escolher bem os avios do mate
A cuia
Para escolhermos uma boa cuia (recipiente de porongo, onde tomamos o chimarrão) devemos optar pelo porongo que tenha paredes grossas e firmes, garantindo o sabor e a durabilidade do mate.
A bomba
O canudo com o qual se toma a bebida, introduzida na cuia deve ser de aço inox,material higiênico que aquece e resfria com rapidez e mais facilidade proporcionando uma limpeza completa sem carregar resíduos e sem oxidar.
Os primeiros mates, tomados pelos índios, era com a Taquapy, artefato rústico feito de bambu ou taquara, por onde se sorvia a água do chimarrão.
A água - Qual a temperatura ideal?
A temperatura ideal para a água para se sorver um chimarrão é de extrema importância, já que pode alterar o sabor da erva mate e determinar a qualidade do seu mate.
A temperatura ideal varia entre 68 e 75°C no máximo. Não se deve ferver a água, colocar água fria para tentar "retempera-la".
#umbommateprati #vempromate #pelapazmundial
Cozinhar faz bem
23 de abril de 2015
A pintura e as suas contribuições
http://unesp.br/proex/congressos/5congresso/fscommand/web/docs/258.pdf.
http://www.sinaldafenix.com.br/site/meio-ambiente/ecologia-e-sustentabilidade/pintura-em-tela-traz-beneficios-a-terceira-idade/
http://www.aterceiraidade.com/arte-e-cultura/pintura-em-tela-traz-beneficios-a-terceira-idade/
http://www.avm.edu.br/monopdf/2/ANA%20LERNER%20SVED.pdf
Imagens disponíveis na internet
O post A pintura e as suas contribuições apareceu primeiro em Cidadela Cultural.22 de abril de 2015
Conselho na abertura de Curso de Formação Lideranças na Lomba
O Encontro, que é aberto para todos os inscritos e demais interessados da comunidade, ocorreu hoje às 19h no CPCA, na parada 10 e contou com a palestra do Professor Jacques Alfonsin.
A iniciativa demarca o protagonismo do Conselho Popular, preocupado em qualificar a intervenção social das lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro. Essa abertura será marcada com muito simbolismo da lutas na região, mística social e acolhedora animação. Participe!
F: 3338.8738 / 9987.5880
21 de abril de 2015
SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE ABRIL/2015
Na segunda edição de 2015, o SOPAPO POÉTICO convida o COLETIVO NEGRAÇÃO, formado por jovens universitários, para uma mostra de suas ações culturais dentro e fora do meio acadêmico
O projeto SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia - é realizado pela ANdC - Associação Negra de Cultura desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês.
A exemplo de outros saraus que existem no Brasil, o projeto busca, além da criação de um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promover a integração entre a arte negra e seu sujeito, mediante o discurso poético. Ao longo dos anos, o sarau tem se tornado um grande círculo de reflexões e um ponto de encontro de artistas e admiradores da cultura negra em Porto Alegre.
E cante um samba na universidade
e verás que o teu filho será príncipe de verdade
Candeia
Formado em sua grande maioria por jovens negras e negros estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o COLETIVO NEGRAÇÃO foi criado em 2012 com o objetivo de lutar pelas pautas da negritude dentro e fora da universidade.
O marco da criação do coletivo foi o "20 de setembro" de 2012, quando reivindicaram, em pleno desfile farroupilha oficial, a inclusão da errata "Povo que não tem virtude acaba por escravizar" no hino racista do Rio Grande do Sul. A partir daí, o coletivo ganhou força e tem constantemente promovido ações de combate ao racismo institucional e debates sobre a produção de conhecimento e a ampliação das ações afirmativas e de reparações por parte do Estado brasileiro.
O coletivo também atua na área da produção cultural, realizando eventos enegrescedores no meio acadêmico, dentre os quais se destaca o Sambarau, sarau que combina a roda de samba com a poesia negra.
A luta das mulheres negras é um foco fundamental do coletivo, que em 2014, entre outras ações, promoveu a campanha fotográfica "A minha carne é de carnaval, não teu objeto sexual!", com enorme repercussão nas redes sociais, e o encontro "Afrorresilientes - A perspectiva da militância negra feminista", que reuniu mulheres negras de diversos segmentos em um painel dentro da Universidade.
O coletivo, que é aberto e realiza reuniões e formações periódicas, entende que suas tarefas são necessárias para uma transformação social, onde não haja racismo ou qualquer tipo de opressão.
Neste mês, o Sopapo Poético será realizado na Escola de Samba Acadêmicos da Orgia, situada na Av. Ipiranga, nº 2741, no bairro Santana, referência histórica do samba e do Carnaval em Porto Alegre.
O espaço será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos comandada pelo Dvj Augusto, em uma parceria com o Cine Kafuné.
No mesmo horário tem início a Feirinha Afro, com alimentação e exposição e venda de artesanato, roupas, discos, livros e diversos artigos voltados à cultura negra.
Às 20h, começa o sarau poético-musical. Na primeira parte do evento, os presentes intervêm espontaneamente, com interpretações de poemas e canções. A seguir, serão chamados os integrantes do Coletivo Negração.
Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, onde os pequenos desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Pede-se aos pais que tragam lanches e bebidas saudáveis para seus filhos compartilharem com as demais crianças.
SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
29ª EDIÇÃO - ABRIL/2015
Convidado: COLETIVO NEGRAÇÃO
Quando: terça-feira, 28 de abril, às 19h
Onde: ACADÊMICOS DA ORGIA - Av. Ipiranga, 2741 - próximo da Av. Silva Só, Bairro Santana, Porto Alegre/RS
ENTRADA FRANCA
Mais informações: sopapo.poetico@gmail.com
9365-3315 - 8428-2804 - 9317-6497 - 9218-5449
Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura
Apoio:
Cine Kafuné
ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DA ORGIA
AECPARS – Associação das Entidades Carnavalescas
SIMPA - Sndicato dos Municipários de Porto Alegre
Visite a nossa página no facebook (Sopapo Poético) e deixe um comentário sobre o sarau.
Moção CNPC pedindo envio Plano Municipal à Câmara
Para conhecimento de todas e todos:
Nº 120, quinta-feira, 26 de junho de 2014 ISSN 1677-7042 3
Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/autenticidade.html,pelo código 00012014062600003
Documento assinado digitalmente conforme MP no- 2.200-2 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.
1
CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL
MOÇÃO No- 1, DE 26 DE MARÇO DE 2014
Moção de apoio pela efetivação da implantação
do Plano Municipal de Cultura da
cidade de Porto Alegre/RS.
Os membros do Colegiado Setorial de Artesanato do CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL - CNPC, no uso
das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 9º Decreto nº 5.520,de 24 de agosto de 2005, alterado pelo Decreto nº 6.973 de 7 de
outubro de 2009, combinado com os incisos III, VIII e XVI, do art.9 e com o inciso IV do art. 21 do Regimento Interno do CNPC,
publicado pela Portaria nº 28 de 19 de março de 2010, e tendo em vista reunião ordinária, realizada nos dias 25 e 26 de março de 2014,aprova:
Art. 1º A solicitação ao Prefeito Municipal de Porto Alegre/RS, Senhor José Fortunati, que envie o Plano Municipal de Cultura
para os seus trâmites legais na Câmara Municipal de Porto Alegre, para devida efetivação, em atenção às demandas culturais do
porto-alegrense.
RENATO DA SILVA MOURA
Membro do colegiado
20 de abril de 2015
Curso de Formação para Lideranças do Movimento Popular começa nessa Quarta-Feira
O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, promoverá nessa quarta-feira, 22/04/2015, a abertura do curso de Formação para lideranças comunitárias da região.
O Encontro, que é aberto para todos os inscritos e demais interessados da comunidade, ocorrerá às 19h no CPCA, na parada 10 e contará com a palestra do Professor Jacques Alfonsin.
A iniciativa demarca o protagonismo do Conselho Popular, preocupado em qualificar a intervenção social das lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro. Essa abertura será marcada com muito simbolismo da lutas na região, mistica social e acolhedora animação. Participe!
Abaixo, passamos informações sobre o perfil dos inscritos ao Curso:
Idade;
até 16 anos | 0 | 0% |
17 à 20 anos | 2 | 3.2% |
21 à 25 anos | 6 | 9.5% |
26 à 32 anos | 6 | 9.5% |
33 à 40 anos | 7 | 11.1% |
41 à 50 anos | 21 | 33.3% |
51 à 60 anos | 16 | 25.4% |
61 à 70 anos | 4 | 6.3% |
acima de 70 | 1 | 1.6% |
Genero
Masculino | 19 | 30.2% |
Feminino | 44 | 69.8% |
Outros | 0 | 0% |
Grau de insrução
Ensino fundamental incompleto | 1 | 1.6% |
Ensino fundamental completo | 9 | 14.3% |
Ensino médio incompleto | 5 | 7.9% |
Ensino médio completo | 10 | 15.9% |
Ensino superior incompleto | 13 | 20.6% |
Ensino superior completo | 13 | 20.6% |
Pós graduação | 8 | 12.7% |
Mestrado | 2 | 3.2% |
Doutorado | 0 | 0% |
Outros | 2 | 3.2% |
Formação profissional
Mora na Lomba do Pinheiro desde quando?
Instituição que representa
Instância de atuação
Conselho Popular | 4 | 6.3% |
Associação de Moradores | 11 | 17.5% |
Conselheiro(a) do OP | 3 | 4.8% |
Delegado(a) do OP | 8 | 12.7% |
Conselho de saúde | 7 | 11.1% |
Conselho da Assistencia Social | 0 | 0% |
Fórum de segurança | 2 | 3.2% |
Rede da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro | 2 | 3.2% |
Comissão de Cultura | 2 | 3.2% |
Comissão de Rua | 0 | 0% |
Igrejas/Pastorais sociais | 3 | 4.8% |
Outros | 21 | 33.3% |
Tempo de atuação como liderança comunitária?
Até 01 ano | 9 | 14.3% |
01 ano até 02 anos | 2 | 3.2% |
02 anos até 04 anos | 7 | 11.1% |
04 anos até 06 anos | 4 | 6.3% |
06 anos até 10 anos | 12 | 19% |
10 anos até 15 anos | 11 | 17.5% |
Outro período | 18 | 28.6% |
Outro período
Qual sua motivação para atuar nos movimentos populares?
Adiquirir conhecimento sobre demandas gerais da Região da Lomba do Pinheiro | 8 | 12.7% |
Buscar melhorais para a Vila onde mora | 2 | 3.2% |
Buscar melhorias para a vila e bairro onde mora | 3 | 4.8% |
Buscar melhorias para o bairro | 3 | 4.8% |
Buscar melhorias para o bairro e a cidade | 9 | 14.3% |
Defender direitos sociais em todos os níveis | 35 | 55.6% |
Outros | 3 | 4.8% |
Qual sua avaliação sobre a atuação do Conselho Popular
Ótima | 32 | 50.8% |
Boa | 29 | 46% |
Regular | 2 | 3.2% |
Ruim | 0 | 0% |
Outra avaliação
Porque deseja participar do curso de formação para lideranças?
Da programação proposta, opine sobre sua participação
Todos os módulos | 58 | 92.1% |
Módulo I | 1 | 1.6% |
Módulo II | 1 | 1.6% |
Módulo III | 0 | 0% |
Módulo IV | 1 | 1.6% |
Módulo V | 2 | 3.2% |
Participa das reuniões do Conselho Popular
Sempre | 22 | 34.9% |
Eventualmente | 30 | 47.6% |
Não participa | 11 | 17.5% |