Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de abril de 2015

Edital de homologação das candidaturas CNEGRO-2015-2017


EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DAS CANDIDATURAS
AO CONSELHO MUNICIPAL DO POVO NEGRO-CNEGRO-BIÊNIO 2015-2017

http://www.portoalegre.rs.gov.br/dopa
Órgão de divulgação do Município -Ano XX-Edição 4994 -Terça-feira, 28 de abril de 2015
 
O Secretário Municipal de Direitos Humanos, no uso de suas atribuições e com base no que determina a Lei Complementar Municipal 655, de 06 de dezembro de 2010 e o Decreto 17.110/2011, divulga o que segue: A Comissão Eleito ral responsável pela Eleição do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro –CNEGRO, prevista no Decreto 17.110/2011, composta por um representante do Governo e dois representantes da Sociedade Civil: Márcia de Souza Medeiros; Fundação de Assistência Social e Cidadania: Vera Lucia Goulart da Rosa; Sindicato do s Empregados em Entidades Sindicais e Órgãos de Classe do RS:Franquilina Maria Correa Marques Cardoso, de acordo com o Edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre em 29/01/2015 alterada pela retificação em 23/03/2015 de cadastramento das entidades não Governamentais interessadas em participar do processo eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro – CNEGRO Biênio 2015 –2017, declaram habilitadas as entidades abaixo:

1 - AJUCEPRGS – Associação de Jurados do Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul
2 - BAMBAS DA ORGIA- Sociedade Beneficente e Cultural
3 - MOCAMBO- Associação Comunitária Amigos E Moradores da Cidade Baixa e Arredores
4 - THEMIS- Assessoria Jurídica e Estudo de Gênero
5 - QUILOMBO DO AREAL- Associação Comunitária e Cultural
6 - GADEN GAAA- Grupo de Arte Dança e Expressão do Negro
7 - CENTRO DE UMBRANDA REINO DA MÃE OXUM
8 - GRUPO MULTIETNICO DE EMPREENDEDORES SOCIAIS DO RS
9 - SOCIEDADE ESPORTIVA, RECREATIVA, CULTURAL E COMUNITÁRIA ERVINO DE ASSIS- SER ASSIS
10 - SINDISERF- Sindicato dos Servidores Federais do Rio Grande do Sul
11 - SOCIEDADE RELIGIOSA DE AXÉ- Força e Tradição Olobomi
12 - ASSOCIAÇÃO SATÉLITE PRONTIDÃO- A Casa da Cultura Negra
13 - FUNDAÇÃO MOAB CALDAS DA UMBANDA E AFRICANISMO UNIVERSO DA SOLIDARIEDADE, TRABALHO E JUSTIÇA SOCIAL.

Essas entidades irão concorrer às eleições do CNEGRO gestão 2015 – 2017 que ocorrerá durante o Fórum Municipal do Povo Negro a realizar-se no dia 18 de maio de 2015, das 14h às 17h no Auditório da Secretaria Municipal de Administração, localizado na Rua Siqueira Campos, 1300,14º andar. Nesta Capital.

LUCIANO BRASILIENSE MARCANTÔNIO
, Secretário Municipal de Direitos Humanos.

27 de abril de 2015

É isto que eu defendo:A Preservação da identidade cultural



A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL


Todos sabem, mas nunca é demais repetir, que a nossa identidade cultural passou a ser revitalizada pelo “Grupo dos Oitos” ao final da segunda grande guerra, tendo como motivo basilar a invasão de valores do povo da América do Norte, via televisão, revistas e principalmente cinema. O Brasil estava sendo aculturado massiva e inconscientemente por costumes sociológicos alheios ao chão nativo. Isto sem falar nas barreiras impostas aos pendores naturais de cada Estado, na ditadura Vargas.

Hoje, sete décadas após, o ciclo se fecha e o perigo da unificação das culturas se manifesta através da globalização, via redes sociais.

Mas o que me assusta, é que esta padronização não está tão longe assim de nós, gaúchos, como parece. Basta ver que a outrora bela e pura cultura caipira (e mesmo a sertaneja), quase que evaporou-se do Estado de São Paulo apesar dos esforços de pessoas como Inezita Barroso, Monteiro Lobato, Cornélio Pires, Mazzaropi, o pintor Almeida Junior e outros que pelearam pela preservação das raízes. Dos costumes caboclos, o pouco que ainda resta são algumas minguadas Festas do Divino pelo interior paulista.

Musicalmente falando, a moda de viola se arrasta e Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, e outros da mesma estirpe, só vivem em nossa lembrança. Não deixaram herdeiros. Os trabalhos autênticos perderam a queda-de-braço para o rebolativo sertanejo universitário.

E quem desejar conhecer um típico rodeio dos Estados Unidos, não precisa cruzar a América Central. Vá até Barretos.

Poderíamos fazer igual citação a outros Estados da Federação onde o rap, o funk, o raggae, e similares ditam as regras nas “baladas”. O baião, o forró, o frevo, estão tornando-se apenas uma mostra musical, uma forma de “conhecer antes que morra”, para os turistas que visitam o nordeste.

Por estes e por outros motivos, penso bem antes de elevar críticas a pessoas e entidades que vem cumprindo o seu papel de guardiões dos rumos já definidos por quem estruturou nossa estampa regional sul-brasileira, por quem tem compromissos com a autenticidade, e me tapo de angústia com quem prega a diversidade cultural não com o intuito de promover outras manifestações, mas com o fim de definhar aquela que recebemos de nossos ancestrais.

Embora respeitando e valorizando os hábitos de povos que migraram e ajudaram na formação de nosso Estado, o cerne folclórico rio-grandense é aquele oriundo da influência do solo pampeano sobre seus habitantes, ou seja, nós. Sim, pois nós temos história própria.

O mundo todo admira a preservação dos costumes orientais. Como pode, em meio a progressista Tóquio, uma tradição milenar manter-se autêntica, atrativa, e tão representativa?

É simples mas difícil.

As tradições japonesas, ou russas, ou turcas, ou ciganas, enfim, mantém-se numa redoma que não permite a invasão “alienígena” a qual começa com uma liberação aqui, outra ali, mais uma acolá, e quando nos damos por conta tudo aquilo que é fidedigno, genuíno, legítimo, lídimo, original, não existe mais. E aí não tem volta.

Sei que poderei ser taxado de velho, antiquado, retrógrado, um homem fora do tempo, ao redigir este texto. Mas não sou assim (apesar de uma certa idade). Vivo meu mundo, olho para a frente, viajo, aprecio manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de diversos povos e por isto mesmo afirmo. Temos que viver intensamente o presente, alicerçar o futuro, mas lutar com todas as armas na defesa da preservação do passado, da história e da memória.

Poderia ter dedicado minha vida a tantas outras coisas mas preferi o rumo que irmana homem e cavalo, campo e cidade, vestido de prenda e bombacha. E ao fim de tudo reafirmo. Não me arrependo.

Nós somos ás águas dos rios que passam e vão embora. A Tradição Gaúcha é o próprio rio, que é o mesmo, que é perene, que tem nome e identidade. Não vamos mudar seu curso.

26 de abril de 2015

Campanha reúne os mateadores pelo mundo #vempromate


Reunidas, as instituições que preservam as tradições e o folclore do Rio Grande do Sul, criaram uma campanha para comemorar o dia do chimarrão

Foi no dia 6 de abril, na sede do MTG, que a Estancia da Poesia Crioula, a Comissão Gaúcha de Folclore, o Instituto gaúcho de Tradição e Folclore, o Movimento Tradicionalista gaúcho e o Instituto Escola do Chimarrão se reuniram para tratar de um evento para comemorar o dia do chimarrão (24 de abril).
No dia 10, foi lançada a campanha #vempromate, #pelapazmundial, onde, entre os dias 21 e 24, os mateadores desafiariam três amigos a postar uma foto desafiando mais três amigos, colocando as hashtags. No dia 24, as 20h, foi o momento de reunir os amigos, desta vez não de forma virtual, mas fisicamente, e registrar o momento com uma oração, um pensamento positivo, pela paz no mundo, buscando conscientizar as pessoas que precisamos de um mundo com menos violência.
O evento tomou grandes proporções e, as redes de comunicação do estado, entraram na brincadeira. Vários programas incentivaram o salutar hábito de matear e, nas redes sociais, os mateadores desafiaram seus amigos, que não deixaram por menos e, multiplicaram os desafios.
Evento foi um sucesso. Obrigado Estancia da Poesia Crioula, Comissão Gaucha de Folclore, Escola do Chimarrão, IGTF e MTG. Temos que lembrar também das comunidades como o facebook "Eu tomo Chimarrão", da Daiana Silva, o "Clube do Mate", que foi solícito e participativo. os coordenadores regionais, conselheiros, amigos desafiados, musicos, artistas das mais diversas áreas. Enfim, os nossos mateadores, afinal, não foi nenhum sacrifício mostrar pro mundo o que gostamos de fazer. Acho que podemos fazer um desafio pra comer churrasco, o que tu achas?

25 de abril de 2015

Um bom chimarrão faz muito bem para a saúde


 
Há mais de 15 anos, médico Oly Schwingel acompanha as pesquisas sobre o assunto
por: Carolina Schmidt
Foto: Carolina Schmidt / Folha do Mate
o-bom-chimarrao-faz-bem-a-saude 

Como Schwingel trabalha com plantas fitoterápicas, recomenda o chimarrão aos pacientes
Além de unir as pessoas para uma roda de amigos, o bom chimarrão também traz benefícios para a saúde. Há 20 anos, pesquisas sobre o assunto passaram a ter força, conforme explica o médico Oly Schwingel que acompanha os estudos sobre a questão.
Ele destaque que no ano de 2003, durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) em Venâncio Aires, foram divulgadas questões relacionadas com o DNA da folha de erva-mate que passou a fazer parte do centro de estudos de países da Cone Sul. ‘A planta tem um princípio ativo muito ainda a se aprender e se desenvolver nas suas práticas.’
Schwingel aprecia o chimarrão desde a infância. ‘Sempre tomava com o meu pai antes dele sair para trabalhar.’ Quando ele graduou-se em Medicina, foi trabalhar na região de Mato Leitão, onde o chimarrão estava sempre presente na roda de amigos. A partir daí, acompanhar as pesquisas sobre a planta e a bebida ocorreu de forma espontânea. ‘Em Mato Leitão, há o seio da cultura, da produção e da comercialização. O chimarrão tem um impacto forte.’
Como ele tem conhecimento e trabalha com fitoterápicos, ressalta que a erva-mate é uma planta diferenciada. Schwingel observa que a planta traz elementos como as Xantinas, Saponinas e Sais Minerais que repercutem no corpo humano como energético. ‘É precioso o efeito no sistema nervoso central, área cardiovascular e neuro esquelética. O chimarrão também é um tesouro para as funções digestivas.’
Nos seus atendimentos, Schwingel recomenda o uso do chimarrão aos pacientes. ‘O chimarrão, a vida e a saúde têm um encanto que reflete quando a pessoa fica doente, porque eles sempre perguntam quando poderão tomá-lo, novamente. Essa bebida é um marcador para nós gaúchos e para os povos da América do Sul.’
No entanto, ele frisa que é preciso supervisionar os pacientes hipersensíveis aos princípios do chimarrão para que tomem o chimarrão de forma moderada. ‘De fato, algumas pessoas podem ter insônia, tremores, ansiedade e taquicardia, Mas, é difícil encontrar alguma situação em que não se pode tomar chimarrão.’
“O chimarrão tem precioso o efeito no sistema nervoso central, área cardivascular e neuro esquelética’, Oly Schwingel – médico
Chasque publicado no sítio da Folha do Mate:
www.folhadomate.com

24 de abril de 2015

Chimarrão, o amargo companheiro


 
Herança indígena das tribos Guaranís, o chimarrão é tomado no sul do país, principalmente, e na America do Sul desde muito antes do descobrimento do Brasil. Atualmente é instituída como bebida símbolo do Rio Grande do Sul pela lei nº: 11.929/2003.
Considerado o chá mais completo do qual se tem conhecimento, a bebida quente vem conquistando adeptos graças aos seus benefícios recentemente descobertos em diversas pesquisas.
São atribuidas a Ilex Paraguariensis (nome cientifico da erva mate), propriedades digestivas e dietêuticas, estimulantes e também anticancerígenas. O chimarrão traz em sua essência inúmeros benefícios humanos, sociais e principalmente medicinais. Foi considerada pela Sociedade Científica de Paris e Instituto Pasteur da França como a planta mais completa em propriedades, sendo chamada de “Árvore da Vida”.

Erva-Mate

Árvore Símbolo do Rio Grande do Sul pela lei Nº 7.439 de 1980, ficando instituída a "Semana Estadual da Erva-Mate", a ser comemorada, anualmente, na segunda semana do mês de setembro.

Beneficios sociais do chimarrão
Além dos benefícios físicos oferecidos pelas propriedades medicinais, o chimarrão, por sua dinâmica, oferece integração social, já que na roda de mate, peão e patrão, ricos e pobres, tomam da mesma cuia e bomba, sem diferença de raça, cor ou credo.
No mate e seu ritual encontramos:
Aliança: que emana Amizade, hospitalidade, fraternidade e respeito
Reunião Familiar – Encontro de Gerações.

Companhia para os momentos de solidão

Como preparar um bom mate (que não entope de jeito nenhum)

Como escolher bem os avios do mate

A cuia
Para escolhermos uma boa cuia (recipiente de porongo, onde tomamos o chimarrão) devemos optar pelo porongo que tenha paredes grossas e firmes, garantindo o sabor e a durabilidade do mate.

A bomba
O canudo com o qual se toma a bebida, introduzida na cuia deve ser de aço inox,material higiênico que aquece e resfria com rapidez e mais facilidade proporcionando uma limpeza completa sem carregar resíduos e sem oxidar.
Os primeiros mates, tomados pelos índios, era com a Taquapy, artefato rústico feito de bambu ou taquara, por onde se sorvia a água do chimarrão.

A água - Qual a temperatura ideal?
A temperatura ideal para a água para se sorver um chimarrão é de extrema importância, já que pode alterar o sabor da erva mate e determinar a qualidade do seu mate.
A temperatura ideal varia entre 68 e 75°C no máximo. Não se deve ferver a água, colocar água fria para tentar "retempera-la".


#umbommateprati #vempromate #pelapazmundial

Cozinhar faz bem


 
cozinhando Cozinhar faz bem

Em grande parte, o post de ontem foi motivado pelo enorme sucesso que os livros de pintura para adultos estão tendo nos dias de hoje, vejo todos os dias, mais e mais pessoas postando inúmeras fotos nas redes sociais, bem como nos bate papos entre os amigos.
Pensando nisso, ontem falamos sobre os benefícios da Arte na vida, mais especificamente sobre os benefícios da Pintura para a os “jovens a mais tempo”, “terceira idade” ou idosos. (cada qual use o termo que mais gostar).
Continuando nessa ideia, hoje saímos da sala e vamos para a COZINHA… isso mesmo, hoje vamos trazer algumas informações sobre o poder do Cozinhar para combater o stress
172449 1 Cozinhar faz bem
Em nossas pesquisas pela internet, encontramos uma reportagem sobre a Psicóloga e chef nas horas vagas, Tatiana Leonardo; Ela criou o blog Panelaterapia, onde publica suas receitas favoritas, tira dúvidas dos leitores e dá dicas de preparo. “É importante ter a consciência de que alimentar a si e aos outros é um gesto de amor. É muito bacana transformar ingredientes em um prato que será degustado e elogiado, preparar a mesa com carinho, acrescentar uma pequena decoração, nem que seja uma florzinha colhida do seu jardim. Todo esse processo pode ser muito terapêutico”, afirma.
FS1 Cozinhar faz bem
Nessa mesma matéria a a cake designer Andrea Schwarz diz: “Cozinhar definitivamente traz muitos benefícios, é uma arte que mexe com a criatividade e sensações, apura os sentidos, acalma e une as pessoas. Não tem nada como uma boa conversa em volta de uma mesa. É a melhor maneira de conhecer pessoas e trocar informações”,
 Ainda; cozinhar é:
- É uma maneira de agradar não só aos outros, mas a si mesmo. Chegar em casa e fazer aquela comida que você gosta, do jeito que você gosta, com certeza vai evitar uma decepção ao provar um prato pronto que promete maravilhas.
- É mais saudável.
- Traz independência: se bater aquela fome, você não vai precisar ir até um restaurante ou recorrer aos congelados. Basta colocar a criatividade para funcionar.
 E ainda podemos utilizar alimentos que ajudem a combater os sintomas do estresse.
Maiores informações:
http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/alimentos-que-combatem-o-estresse/1793/
http://www.ciauniao.com.br/viva-bem/area-educacional/58-A_ARTE_DE_COZINHAR_COMO_ATIVIDADE_TERAPEUTICA
http://www.panelaterapia.com/
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13020-sete-alimentos-que-combatem-a-ansiedade
O post Cozinhar faz bem apareceu primeiro em Cidadela Cultural.

23 de abril de 2015

A pintura e as suas contribuições


Pintura em tela traz benef%C3%ADcios %C3%A0 terceira idade 300x223 A pintura e as suas contribuições 

Mens sana in corpore sano… a muito tempo esta expressão circula entre a humanidade; e no post de hoje, trazemos algumas informações sobre os benefícios das artes plásticas, mais especificamente da pintura, para a mente.
Não é necessário ser nenhum artista ou pintor profissional para começar a pintar. Basta pegar o pincel, uma tela em branco e começar a expor todo o sentimento através de desenhos ou figuras geométricas.
Estudos revelam que o desenho e a pintura atuam na coordenação motora das pessoas, ajudam na capacidade de organização e servem como um recurso terapêutico, obviamente, aliada a outros tratamentos já realizados pelo idoso. Os canais sensoriais também são ativados durante a prática da pintura. Com isso, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos.
lazer portal amigo do idoso A pintura e as suas contribuições

Como é uma atividade que requer concentração, aprimora a capacidade de observação, de prestar atenção em mínimos detalhes e, claro, aumenta a crítica ao conferir os progressos da própria pintura em tela. Para quem vai fazer um curso de pintura, essa atividade ajuda também a melhorar as relações interpessoais já que incentiva a comunicação entre os colegas para trocas de informações, dicas e sobre novas técnicas.
Aliás, especialistas afirmam que a atividade é muito interessante para todas as faixas etárias, porém, na terceira idade ajuda a ativar a memória. A razão é que, como qualquer outra atividade, requer aprendizagem ao longo dos anos ajudando a manter os neurônios sempre ativos.
Para maiores informações sobre o tema, acesse
http://unesp.br/proex/congressos/5congresso/fscommand/web/docs/258.pdf.
http://www.sinaldafenix.com.br/site/meio-ambiente/ecologia-e-sustentabilidade/pintura-em-tela-traz-beneficios-a-terceira-idade/
http://www.aterceiraidade.com/arte-e-cultura/pintura-em-tela-traz-beneficios-a-terceira-idade/
http://www.avm.edu.br/monopdf/2/ANA%20LERNER%20SVED.pdf
Imagens disponíveis na internet
O post A pintura e as suas contribuições apareceu primeiro em Cidadela Cultural.

22 de abril de 2015

Conselho na abertura de Curso de Formação Lideranças na Lomba

O Conselho Municipal de Cultura participou de iniciativa do  Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, que promoveu nessa quarta-feira, 22/04/2015, às 19 horas a abertura do curso de Formação para lideranças comunitárias da região.

O Encontro, que é aberto para todos os inscritos e demais interessados da comunidade, ocorreu hoje às 19h no CPCA, na parada 10 e contou com a palestra do Professor Jacques Alfonsin.

A iniciativa demarca o protagonismo do Conselho Popular, preocupado em qualificar a intervenção social das lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro. Essa abertura será marcada com muito simbolismo da lutas na região, mística social e acolhedora animação. Participe!
Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
F: 3338.8738 / 9987.5880



21 de abril de 2015

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE ABRIL/2015

 


 

Na segunda edição de 2015, o SOPAPO POÉTICO convida o COLETIVO NEGRAÇÃO, formado por jovens universitários, para uma mostra de suas ações culturais dentro e fora do meio acadêmico


O projeto SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia - é realizado pela ANdC - Associação Negra de Cultura desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês.
A exemplo de outros saraus que existem no Brasil, o projeto busca, além da criação de um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promover a integração entre a arte negra e seu sujeito, mediante o discurso poético. Ao longo dos anos, o sarau tem se tornado um grande círculo de reflexões e um ponto de encontro de artistas e admiradores da cultura negra em Porto Alegre.



E cante um samba na universidade

e verás que o teu filho será príncipe de verdade

Candeia

Formado em sua grande maioria por jovens negras e negros estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o COLETIVO NEGRAÇÃO foi criado em 2012 com o objetivo de lutar pelas pautas da negritude dentro e fora da universidade.

O marco da criação do coletivo foi o "20 de setembro" de 2012, quando reivindicaram, em pleno desfile farroupilha oficial, a inclusão da errata "Povo que não tem virtude acaba por escravizar" no hino racista do Rio Grande do Sul. A partir daí, o coletivo ganhou força e tem constantemente promovido ações de combate ao racismo institucional e debates sobre a produção de conhecimento e a ampliação das ações afirmativas e de reparações por parte do Estado brasileiro.

O coletivo também atua na área da produção cultural, realizando eventos enegrescedores no meio acadêmico, dentre os quais se destaca o Sambarau, sarau que combina a roda de samba com a poesia negra.

A luta das mulheres negras é um foco fundamental do coletivo, que em 2014, entre outras ações, promoveu a campanha fotográfica "A minha carne é de carnaval, não teu objeto sexual!", com enorme repercussão nas redes sociais, e o encontro "Afrorresilientes - A perspectiva da militância negra feminista", que reuniu mulheres negras de diversos segmentos em um painel dentro da Universidade.
O coletivo, que é aberto e realiza reuniões e formações periódicas, entende que suas tarefas são necessárias para uma transformação social, onde não haja racismo ou qualquer tipo de opressão.


Neste mês, o Sopapo Poético será realizado na Escola de Samba Acadêmicos da Orgia, situada na Av. Ipiranga, nº 2741, no bairro Santana, referência histórica do samba e do Carnaval em Porto Alegre.
O espaço será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos comandada pelo Dvj Augusto, em uma parceria com o Cine Kafuné.

No mesmo horário tem início a Feirinha Afro, com alimentação e exposição e venda de artesanato, roupas, discos, livros e diversos artigos voltados à cultura negra.

Às 20h, começa o sarau poético-musical. Na primeira parte do evento, os presentes intervêm espontaneamente, com interpretações de poemas e canções. A seguir, serão chamados os integrantes do Coletivo Negração.

Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, onde os pequenos desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Pede-se aos pais que tragam lanches e bebidas saudáveis para seus filhos compartilharem com as demais crianças.

 

SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia

29ª EDIÇÃO - ABRIL/2015

Convidado: COLETIVO NEGRAÇÃO

Quando: terça-feira, 28 de abril, às 19h

Onde: ACADÊMICOS DA ORGIA - Av. Ipiranga, 2741 - próximo da Av. Silva Só, Bairro Santana, Porto Alegre/RS

ENTRADA FRANCA

Mais informações: sopapo.poetico@gmail.com

9365-3315 - 8428-2804 - 9317-6497 - 9218-5449


Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoio:
Cine Kafuné

ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DA ORGIA

AECPARS – Associação das Entidades Carnavalescas

SIMPA - Sndicato dos Municipários de Porto Alegre


Visite a nossa página no facebook (Sopapo Poético) e deixe um comentário sobre o sarau.




Moção CNPC pedindo envio Plano Municipal à Câmara

Para conhecimento de todas e todos:

 

Nº 120, quinta-feira, 26 de junho de 2014 ISSN 1677-7042 3

Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/autenticidade.html,pelo código 00012014062600003

Documento assinado digitalmente conforme MP no- 2.200-2 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.

1

CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL

MOÇÃO No- 1, DE 26 DE MARÇO DE 2014

 

Moção de apoio pela efetivação da implantação

do Plano Municipal de Cultura da

cidade de Porto Alegre/RS.

 

Os membros do Colegiado Setorial de Artesanato do CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA CULTURAL - CNPC, no  uso

das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 9º Decreto nº 5.520,de 24 de agosto de 2005, alterado pelo Decreto nº 6.973 de 7 de

outubro de 2009, combinado com os incisos III, VIII e XVI, do art.9 e com o inciso IV do art. 21 do Regimento Interno do CNPC,

publicado pela Portaria nº 28 de 19 de março de 2010, e tendo em vista reunião ordinária, realizada nos dias 25 e 26 de março de 2014,aprova:

Art. 1º A solicitação ao Prefeito Municipal de Porto Alegre/RS, Senhor José Fortunati, que envie o Plano Municipal de Cultura

para os seus trâmites legais na Câmara Municipal de Porto Alegre, para devida efetivação, em atenção às demandas culturais do

porto-alegrense.

 

RENATO DA SILVA MOURA

Membro do colegiado

20 de abril de 2015

Curso de Formação para Lideranças do Movimento Popular começa nessa Quarta-Feira

 


O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, promoverá nessa quarta-feira, 22/04/2015, a abertura do curso de Formação para lideranças comunitárias da região.

O Encontro, que é aberto para todos os inscritos e demais interessados da comunidade, ocorrerá às 19h no CPCA, na parada 10 e contará com a palestra do Professor Jacques Alfonsin.

A iniciativa demarca o protagonismo do Conselho Popular, preocupado em qualificar a intervenção social das lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro. Essa abertura será marcada com muito simbolismo da lutas na região, mistica social e acolhedora animação. Participe!

Abaixo, passamos informações sobre o perfil dos inscritos ao Curso:

Idade;

até 16 anos 0 0%
17 à 20 anos 2 3.2%
21 à 25 anos 6 9.5%
26 à 32 anos 6 9.5%
33 à 40 anos 7 11.1%
41 à 50 anos 21 33.3%
51 à 60 anos 16 25.4%
61 à 70 anos 4 6.3%
acima de 70 1 1.6%

Genero

Masculino 19 30.2%
Feminino 44 69.8%
Outros 0 0%

Grau de insrução

Ensino fundamental incompleto
1
1.6%
Ensino fundamental completo
9
14.3%
Ensino médio incompleto
5
7.9%
Ensino médio completo
10
15.9%
Ensino superior incompleto
13
20.6%
Ensino superior completo
13
20.6%
Pós graduação
8
12.7%
Mestrado
2
3.2%
Doutorado
0
0%
Outros
2
3.2%

Formação profissional

autonoma
Administradora
Funcionária pública
Mestre de obra
educadora asistente
servidor publico
Fisioterapeuta
pedreiro
apozemtado
diversas
Professora
Letras Português
Filosofia
Enfermeira
donodecasa
Tec.Contabilidade
Funcionária Pública
do Lar
Educadora Social
Professora em Artes e Bacharel em Ciência Contábeis
Funcionária Publica
Pedagoga
Agente Socio Educadora
cuidadora
professora
Bacharel em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda
Fisioterapia
Estudante
Gestão de Recursos Humanos
Terapeuta Ocupacional
Gestor Comercial
Conselheira tutelar
Psicóloga
Assistente Social
Designer gráfico
Avaliador de financiamentos
curso de informatica
Cozinheira
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ciências contábeis
Conselho Popular
Filósofo
Aposentado
Professora de corte e costura
Tecnico em Contabilidade
Recicladora
artesã
assistente social
Pedreiro
Coordenadora Pedagogica
mediadora
Turismóloga, estudante de Administração Pública e Social
Pedagogia
Motorista

Mora na Lomba do Pinheiro desde quando?

2008
2009
mais de 50 anos
2005
não moro
25 anos
39
Não moro
1972
2012
1977
1978
2013
Não
desde que nasci
trabalho na lomba desde 2009
1990
1983
1
1980
32
35 amo
27 anos
1985
2006 9 anos
1996
1991
1992
42 anos
3 meses
1999
desde 1983
35 anos
Desde 1977
20 anos
Mais de 40 anos
10 anos
Residente de Saúde Coletiva
Desde que nasci, 1991.
Não moro, sou residente da USF Santa Helena há 1 ano
desde o nascimento 1982
43 anos
Trabalho na Lomba há 7 anos
22 anos
Trabalho no bairro na Usf Santa Helena
desde 1980 ( quando nasci)
nao moro
1964
1960
19 anos
sim a 30 anos
47 anos
40 anos

Instituição que representa

Conselho Comunitario do Humaitá/Farrapos
São Pedro
ubs mapa
Paróquia Santa Clara
UFRGS
Conselho Popular da Lomba do Pinheiro
Associação Santa Paula
Associação Estrela Gaúcha
Ação Social Comunitária Vila dos Herdeiros
EMEF Afonso Guerreiro Lima
Assoc.Moradores Mangue Seco
Horta Comunitária
Associação dos Moradores da Vila Agrovet
Escola de Saúde Pública
Conselho loca de saúde
Rede de Comunidades Paróquia Santa Clara
AEPPA, escola Rafaela Remião e Conselho Popular
Assoc.Com.São Mateus
Associação da Vila Pinhal
centro de umbanda reino da mãe oxum
Associação dos Moradores do Rincão das Flores
Ponto de Memória Lomba do Pinheiro
clube mães da lomba do ppinheiro
Coras e associação Bonsucesso
ESP/UFS SANTA HELENA
lar do vovo chaves
Clube de Mães da Lomba do Pinheiro
Conselho Distrital de Saúde
Associação de Moradores
Conselho do Plano Diretor ( Delegado)
Associação de moradores Rincão das Flores
csd lomba
nenhuma
AMVB, UEE-RS, CLS Panorama e FRJS.
COOPCOL
I.E.I.ESTRELA MÁGICA
Associação Bonssucesso
conselho de saude e comunidade
ESP
lar vovo chaves
Creche Algodão Doce
lider comunitaria de porto alegre
EMEF Afonso Guerreiro
Comunidades Católica
Ativista ambiental
crianca
Associação Santa Paula e Igreja Católica
Casa da Criança Algodão Doce
portoalegrers
AMOVISCA-Vila São Carlos

Instância de atuação

Conselho Popular 4 6.3%
Associação de Moradores 11 17.5%
Conselheiro(a) do OP 3 4.8%
Delegado(a) do OP 8 12.7%
Conselho de saúde 7 11.1%
Conselho da Assistencia Social 0 0%
Fórum de segurança 2 3.2%
Rede da Criança e do Adolescente da Lomba do Pinheiro 2 3.2%
Comissão de Cultura 2 3.2%
Comissão de Rua 0 0%
Igrejas/Pastorais sociais 3 4.8%
Outros 21 33.3%

Tempo de atuação como liderança comunitária?

Até 01 ano 9 14.3%
01 ano até 02 anos 2 3.2%
02 anos até 04 anos 7 11.1%
04 anos até 06 anos 4 6.3%
06 anos até 10 anos 12 19%
10 anos até 15 anos 11 17.5%
Outro período 18 28.6%

Outro período

Recém estou entrando no campo da USF SANTA HELENA
35 anos
24 anos
35 anos
Em Porto Alegre desde 1978
Como voluntária - 04 anos
+ - 20 anos
a mais de 20 anos
á 21 anos
40 anos

Qual sua motivação para atuar nos movimentos populares?

Adiquirir conhecimento sobre demandas gerais da Região da Lomba do Pinheiro 8 12.7%
Buscar melhorais para a Vila onde mora 2 3.2%
Buscar melhorias para a vila e bairro onde mora 3 4.8%
Buscar melhorias para o bairro 3 4.8%
Buscar melhorias para o bairro e a cidade 9 14.3%
Defender direitos sociais em todos os níveis 35 55.6%
Outros 3 4.8%

Qual sua avaliação sobre a atuação do Conselho Popular

Ótima 32 50.8%
Boa 29 46%
Regular 2 3.2%
Ruim 0 0%

Outra avaliação

Pelo pouco que conheço mas estou dentro das atividades dos conselhos , vejo que a participação da população ainda é tímida, mas os demais conselheiros, profissionais entre outros se apoderam muito neste espaço, contruindo /produzindo vários dispositivos para o território onde atua e vive.
Acompanho o Conselho pelas redes sociais e vejo bem atuante. Ainda não conheço bem para avaliar com maior precisão

Porque deseja participar do curso de formação para lideranças?

Para integrar em nossos trabalhos a visão de compartilhar os pontos positivos do bairro e inserir nas atividades no PMLP a participação das lideranças, buscando melhoramentos para a comunidade.
Pela qualificação dos palestrantes e o certificado.
Qualificar minha intervenção
Aprimorar conhecimentos para estimular, educar, orientar e capacitar pessoas para o conhecimento sobre o direito do exercício da cidadania.
Ampliara conhecimento para melhor buscar melhorias para o bairro
Para conhecer o território em geral deste campo e contribuir com o crescimento do mesmo, em todos os ambitos.
SIM
Atualização de conhecimento
Ampliara Conhecimentos
Para adquirir maiores e melhores conhecimentos
Pelo interesse com a temática. Atualmente, estou cursando Administração Pública e Social - UFRGS, e tenho interesse em poder atuar na comunidade onde moro.
PARA APRIMORAR MEUS CONHECIMENTOS
Para aprender como buscar soluções para os problemas da comunidade.
para aperder mais
Conhecer para promover mudanças!
Aperfeiçoamento
apenas aprendizado
Para poder compreender melhor a necessidade das pessoas e contribuir de maneira pró ativa junto com a comunidade local de maneira eficiente.
Pelo fato de estar começando um trabalho em minha comunidade, com isso gostaria de me aperfeiçoar mais no assunto.
Estamos sempre aprendendo
Para ampliar meus conhecimentos sobre lideranças, fomentar e contribuir posteriormente com a comunidade e profissionais da saúde através da educação em saúde e educação permanente nas equipes
Novas idéias
Ampliara conhecimentos
ADQUIRIR CONHECIMENTO
Pq acredito que a partir da formação política podeemos tranaformar a sociedade, a começar pelo nosso lugar de atuação.
sim
Para obter conhecimento
Para aprofundar conhecimentos
Para maior conhecimento para contribuir melhor com a região
para outras pessoas e a maneira delas pensarem, e ajudar a outras., aprender...
Adquirir conhecimento
Para ajudar a buscar as melhorias, opinar, defender, discutir...
para melhorar
Ampliar Conhecimentos
evolução, aprimorar, agregar conhecimentos
Para adquirir conhecimento
Aproximação das lideranças comunitárias da Lomba, pois isso se faz necessário para melhor entender as demandas da comunidade; também compreender o território e o papel dos lideres.
sempre fui lider,ina escolga sempre era escolhida
NUNCA SABEMOS TUDO
Ampliar conhecimentos
para qualificação do meu nível de conhecimento e entender as interfaces do movimento popular
para ter um conhecimento melhor
Conhecer melhor meu bairro e poder contribuir de alguma forma
Para contribuir com minha comunidade
Para ter mais conhecimentos.
Para buscar conhecimentos e também dividir os já adquiridos com os outros participantes.
Melhorar atuação no movimento
Para conecer novos líderes e junto com eles, renovar e atualizar formas e meios de ajudar na construção de um mundo melhor, que segundo Boaventura e Freire e outros, é Possível.
aperçomento
Por que como liderança da região preciso adquirir conhecimentos.
para melhor qualificação
Conhecimento
Aprimoramento
Motivar e conhecer novas pessoas
Troca de experiências
Para aprimorar o aprendizado.
melhoramento
porque e muito bom ter conlhecimento

Da programação proposta, opine sobre sua participação

Todos os módulos 58 92.1%
Módulo I 1 1.6%
Módulo II 1 1.6%
Módulo III 0 0%
Módulo IV 1 1.6%
Módulo V 2 3.2%

Participa das reuniões do Conselho Popular

Sempre 22 34.9%
Eventualmente 30 47.6%
Não participa 11 17.5%

Qual sua opinião para melhorar a atuação do conselho popular

Participação maior da comunidade, com pautas definidas, dando oportunidade para o debate democratico
mais investimentos dos governantes.
FAZER UM CHAMAMENTO COM BASTANTE ANTECEDENCIA E JÁ TER PAUTAS ESPECIFICAS.COMO ESTA ACONTECENDO ATUALMENTE.
Melhor adesão por outras lideranças
ESCOLHER MELHOR OS REPRESENTANTES,COLOCAR PESSOAS MAIS EXPERIENTES, EXPLORAR NOVAS IDÉIAS E COLOCAR EM PRÁTICA,SABER TRABALHAR EM EQUIPE ISSO FAZ TODA A DIFERENÇA DENTRO DE UMA COMUNIDADE.
no momento os debates estao otimos o grupo que frequenta e traquilo.
Tem que haver um convencimento das entidades e comunidades da necessidade da participação nos encontros.
Melhor participação de mais lideranças
NESTE MOMENTO ACREDITO QUE O CONSELHO ESTEJA, EM UMA BOA FASE, POIS TODAS AS VEZES QUE QUE FUI AS REUNIÕES, TODAS AS PROPOSTAS ESTAVAM ENCAMINHADAS, E COM RESPOSTAS PARA AS LIDERANÇAS.
Talvez com esta formação as pessoas comecem a participar mais e dar opiniões para o crescimento do conselho popular.
Esta Escola de Formação de Líderes, é a base para que possamos cada vez mais ir ao encontro das pessoas mais humildes e necessitadas e com elas construir este mundo melhor que todos desejamos.
Estimular e sensibilizar o maior número de pessoas para fortalecer as discussões e o controle social.
Maior participação ativa de todos
está bom assim se melhorar estraga!
Precisa melhorar?Onde? Se existe algum problema, é na cabeça de invejosos,incapazes e recalcados. A Coordenação é objetiva,decisiva,e resolutiva,cumprindo suas metas e escolhas. Muitos tentam usar esta ferramentas para ressurgirem das cinzas ( ou da lama ?) numa tentativa desesperada de se fazerem notar. Mentes pequenas,raciocinios tacanhos,ideias mediocres e personalidades invejosas. Há muito tempo o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, teve alguém com tamanha competência como o Giovani. Pessoas que estão no ostracismo,no esquecimento, permaneçam lá,é o seu lugar.
Atrair, resgatar outras pessoas, fazer novos convites e ouvilas porque se afastaram, se cooocar no lugar delas.
Não tenho
TRANSPORTE PÚBLICO
Melhor comunicação
o comselho popular e uma estaocia mas importamte da lomba do pimheiro omde descutimo mosa demamda a cumumidade participar mas
O Conselho Popular deveria divulgar melhor através de outros meios, pois tem pessoas que não sabem da existência deste conselho e qual a sua atuação dentro da comunidade.
Que novas pessoas participem.
novomaiorgigante bairroricolomba do pinheiroem9989emportoalegrers!
Mais introsamento de todos com objetivos comuns
..
Na verdade apenas tinha conhecimento do conselho popular. Não conheço suas atividades, mas estou interessada em ser um "ator social". Conhecer melhor as carências, aprender com as lideranças e promover o crescimento do meu bairro em todas as esferas! Não basta reclamar, temos que agir e, para agir, precisamos aprender de que forma podemos contribuir para as melhorias e promover o desenvolvimento. Sempre me questionei como um bairro com mais de 30.000 habitantes não possui um ginásio de esportes, uma praça, um projeto de incentivo ao esporte, etc...Acredito que o conhecimento e a vontade de fazer fazem muita diferença.
Permanecer com cursos de formação política.
Precisamos motivar as lideranças á participar mais das reuniões.
Mais participação da comunidade
Melhor divulgação das atividades, através da mídias impressa e falada , chamando a população para participar das decisões.
Mais pessoas com os mesmos objetivos.
e muito bom ele ensima muitas coisa sopre a leis
Ter mais empenho.
Mais participação das lideranças
lomba do pinheirodofuturo!
Acredito que para melhorar a atuação do conselho é importante estimular a população a participar dos encontros desde o local até outras instâncias, assim fortalecendo o controle social. Para que aconteça essa estímulo, é necessário educar e orientar sobre está temática.
Mais participação das demais lideranças
a uniao de todos, principalmente das entidades.
Comunica, e que demais lideranças valorize mais esse espaço de organização.
Fomentar a participação dos profissionais de saúde

Na lomba do Pinheiro, como avalia a atuação dos diversos segmentos organizados

Está havendo um esvaziamento nos segmentos organizados da região devido á grande disputa politica.
Muito boas, porém está faltando um pouco de organização e de nivelamento das informações. A disputa política também está retardando o processo e segurando alguns avanços.
Bom, mas com pouca participação da comunidade. Sempre os mesmos.
Vem em uma crescente atuação promovendo melhorias para a Lomba do Pinheiro.
não posso avaliar pois não participo,mas tenho amigos que trabalham . minha avaliação e boa.
Por mais organizados que estejamos, nunca podemos estar satisfeitos com o que está sendo feito. Sempre precisamos estar atentos a inovação criativa em buscar novos horizontes com olhar no futuro. Por isso, vejo que estamos preocupados com o futuro da Lomba e vemos que estão em ação diversos segmentos, que assim como no Conselho Popular, estão, também, preocupados em fazer com que seus participantes não desistam e pelo contrario, renovem os seus ânimos e suas forças para buscar mais participantes com o maior objetivo de não deixar ninguém acomodado e assim fortalecer e conscientizar a todos os moradores em participar buscando juntos este mundo melhor que é um direito de todos.
Muito importante
Precisando mais introsamento
POUCO COMPROMETIMENTO
NO MEU PONTO DE VISTA PRECISA MELHORAR MUITO EM TODOS OS ASPECTOS E ÁREAS,TALVEZ OS ÓRGÃOS PRECISAM MAIS DE RECURSOS COMO MATERIAL DE TRABALHO E CONHECIMENTO PARA ALCANÇAR MELHORAR RESULTADO.
Tem uma boa atuação.
Penso que a lomba do pinheiro é um bairro com maiores organizações populares pois muitas associações e entidades, todos com proposito social, me sinto orgulhoso em morar na lomba e agradeço o meu despertar em contribuir, com minha dedicação para melhorias
Médio
Ainda fragmentada.
A Lomba do Pinheiro é tão heterogênea, e nos últimos anos tem passado por transformações importantes, que modificam não apenas a paisagem como também a configuração social do território. A participação da sociedade civil organizada é bem importante em todo esse processo, vejo como importante para a comunidade, para lutar por direitos sociais e melhorias no bairro
Não tenho opinião.
Ainda está muito desorganizado os movimentos.
Muito importante.
Avalio como muito potente e organizada
Somos conhecidos além da Av. Bento Gonçalves,pelas nossas atuações,pela nosso conhecimento das causas que defendemos e lutamos por elas. Mas esta disposição as vezes não encontramos na Lomba. Podemos ser mais unidos, dividirmos nossos problemas,nossa angústias e nossas dúvidas. Por exemplo: existe um regimento Interno do O.P que deve ser seguido. Existem prazos e critérios que devem ser seguidos. Devemos combater os famosos "inchaços" que tanto prejudicam nossa comunidade. Pseudas lideranças,ultrapassadas e esquecidas teimam,mas sem sucesso.
As vezes precisando mais união
sim
FALTA UNIÃO.
Percebo que ainda há muito a se fazer, porém percebo que a Lomba vive um constante desenvolvimento siguinitivativo devido sua organização.
PERCEBO QUE ALGUNS ANOS ATRAZ, HAVIA MAIS PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE,TINHA MAIS MOVIMENTOS SOCIAIS AGORA ME PARECE QUE PAROU.
positiva
muito bom
Conheço pouco , me mudei a pouco
Importante
..
A região é conhecida por ser uma região de lutas e conquistas.
Muito combativa, porém é necessária uma renovação.
Tenho pouco conhecimento a respeito, por isso quero fazer este curso!
Divididos e com demandas fragmentadas
acho nessario que os diversos segmentos precisam unirse mais;e pensar menos em politicagem em beneficio proprio..
Pode melhorar um pouco
os segmemtos sao muito orgamizado ma lomba
Bom
este bairro se encontra de parabens, pelas organizassoes em geral.
bom

Na sua opinião, como poderia melhorar a atuação das associações de moradores, conselhos, fóruns e outros

deveria melhora a op
se a união prevalecer
mais unidade
a associação deve ter mais influência na comunidade
Com a união de todas as entidades em prol de nosso bairro, deixando de lado posição politica
Através do incentivo da participação juvenil e dos profissionais de saúde da região
Com mais conhecimento e recursos através de órgãos públicos.
As entidades deveriam ter mais autonomia para poder agilizar suas demandas.
Reunindo mais pessoas da comunidade para chegarem nas reuniões, ter assuntos de interesse variado para atrair e motivar a todos(as).
A partir de encontros coletivos para dialogar sobre temas comuns. Penso que o CP é o movimento que pode articular esses encontros.
Mais unidades nas ações
Todos evitando disputas pessoais
Associações não funcionam, são poucas que revemdicam a melhoria para a sua comunidade. Os fóruns são sempre as mesmas pessoas, brigando entre si e não a favor das demandas de suas comunidades.
Para melhorar a atuação destes segmentos é preciso que deixem de fora partidos e bandeiras e todos trabalhem pela sua comunidade e região.
Sempre precisamos estar atentos a inovação criativa em buscar novos horizontes com olhar no futuro. Assim como no Conselho Popular, todos precisam fazer um movimento de atualizar com cursos e seminários os seus participantes, para uma uniformidade de ação no bairro e dando oportunidade de troca de experiencias e até mesmo de auxilio aos que se sentem despreparados ou menos integrados no trabalho pelas vilas no Bairro. Desta forma, é mais dificil alguém desistir de dar a sua participação, e muito pelo contrário, se sentirá empolgado por carregar uma das bandeiras com o objetivo de conscientizar vizinhos, amigos e colegas a o ajudar buscar juntos este mundo melhor que é um direito de todos.
sim
importantes
Aumentando a divulgação/comunicação; Flexibilizando horários; Otimizando a dinâmica das reuniões; Realização de mais atividades.
FORTALECENDO A REDE COM UMA MESMA FORÇA DE ATUAÇÃO
Socializar melhor dia das reunioēs, local, hora,pauta, divulgar, fazer convites...
mas participação e articulação
Menos desavenças entre lideranças
Mais participação.
Menos desavências. .
Ainda não tenho parâmetros para poder avaliar esse ponto.
temos que aprender a trabalhar juntos com muita força e boa vontade.
Com uma melhor participação da comunidade.
fazer melhor seus planejamentos
Instrução
OS REPRESENTANTES DAS ENTIDADES NECESSITAM MAIS DE CONHECIMENTO E MATERIAL DE TRABALHO,SEREM APROVADOS MAIS E NOVOS PROJETOS,COLOCAR EM PRÁTICA AS IDÉIAS QUE ATÉ HOJE NÃO SAIU DO PAPEL.
com maior participação e conscientização da importância dos moradores
Mais engajamento
Esse curso trará com certeza mais conhecimento para as lideranças da região e também melhorará a atuação dessas entidades.
ha uniao de moradores , e bem importante .
Uma maior aproximação entre seus componentes, e uma maior socialização de assuntos de múltiplos interesses. Pode não parecer,não ser latente, mas este espírito de combatividade,de disputa,nos prejudica um pouco. O "apadriamento de ideias ", de sugestôes, é lamentável. Temos lideranças maduras, pedindo passagem, "gritando": Olha nós aqui, Queremos participar, somos capazes,nos dêem uma chance.Um ponto positivo é o gradual aumento da juventude,mesclando experiência com um maior dinamismo e energia. Somos capazes,temos condições e pessoas capacitadas para olhar-mos com otimismo para o futuro.
mas forom
Acredito que através do conhecimento, ou melhor da troca de conhecimento entre as associações, conselhos e fóruns. Mas acima de tudo a vontade! A vontade de contribuir para a construção de um bairro melhor. Sendo necessário para isso dedicação e formação.
Com formação política.
NESTE PONTO ACREDITO QUE FALTE A UNIÃO DE TODOS OS SEGMENTOS, POR PRIORIDADES, ONDE TODOS BUSQUEM UM MESMO OBJETIVO,

Numa próxima edição de curso de formação, que temáticas gostarias que fossem abordadas?

Acredito que os temas estão muito bons
transporte, etc..
Planejamento estratégico; Culturas e política; Identidade dos militantes sociais da Lomba do pinheiro ( aplicação de instrumento de pesquisa) a ser analisada no curso - TODOS serão sujeitos da pesquisa.
Projetos
A avaliação só vai ser possível após a participação neste curso.
Meio Ambiente, Direto da Mulher
Prefiro fazer o curso e me instruir para depois sugerir outros temas.
Juventude, ecologia(água), cultura
QUE SEJA ABORDADA AS VANTAGENS DO TRABALHO EM GRUPO ENTRE OS SEGMENTOS DA LOMBA DO PINHEIRO.
A necessidade e a importância dos fóruns,conselhos e associações.
Diferença entre trabalho politico e trabalho comunitário.
SUAS
CASAS DE ACOLHIMENTO NA LOMBA
Acho que esta dúvida seria melhor respondida no final de cada módulo. Aquele, que na avaliação dos componentes tivesse tido uma carga maior de dúvidas uma pouca compreensão, poderia ter seus fundamentos reavaliados e dependendo da avaliação dos instrutores, a mesma seria novamente reproduzida. Acho um pouco dificil dar idéias agora, pois ainda não sei o conteúdo dos módulos que serão ministrados á nós.
sim
Projetos sociais.
todas pois e a minha primeira vez.
..
Violência, Drogas e Prevenção
Após o curso poderei responder
Conceitos de sociedade
Ainda não tenho esta opinião.
Gostaria que ensinassem as lideranças a fazerem seus pedidos de demendas, de como encaminhar os oficios, fazer atas.
Temática da Saúde.
Elaboração de projetos
SOBRE QUAL A MELHOR FERRAMENTA DE TRABALHO E MÉTODOS E NOVAS IDÉIAS QUE AS PESSOAS DISPONIBILIZAM PARA MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS DE COMUNIDADES
Como elaborar projetos sociais Qualificação da comunicação através de ferramentas da Internet e redes tecnologia
Esta precisamos amadurecer e pensar juntos.
participasao sosial
Primeiramente, vejo a necessidade desse curso ser realizado todos os anos e preferencialmente buscando novas lideranças. Segundo, acho válido a construção do currículo do curso buscando professores e alunos do curso de Políticas Públicas da UFRGS que com certeza terão muito a acrescentar, claro que tudo isso em conjunto com as lideranças comunitárias.
Politicas publicas...
Projetos sociais

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro