Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de abril de 2015

Rodeio Crioulo, por Dr. Franklin Cunha - Conselheiro Estadual de Cultura


 
Em recente parecer emitido pelo Conselheiro de Cultura do Rio Grande do sul, Dr. Franklin Cunha (médico, escritor e ocupante de uma cadeira na Academia Rio-grandense de Letras), temos uma aula a respeito do papel dos RODEIOS CRIOULOS.

Vale a pena refletir sobre esse pequeno texto.


“Os eventos denominados, em geral, como Rodeios, na realidade são festivais e danças, cantos, poesia, concursos de laços, culinária e, principalmente de confraternização e entretenimento populares. E ainda, como subprodutos interessantes e necessários, neles divulgam-se além de músicas, danças, os costumes, os estilos de vida regionais".
E continua: "E tais atuações e exibições tornam-se importantes por exercitarem e estimularem a diversidade cultural, num mundo pós-moderno em marcha célere e avassaladora em direção a uma uniformidade cultural, econômica, política e ideológica , fatos que poderão nos levar à abolição das diversidades de pensamento e de espírito crítico e como consequência final a uma ditadura monolítica de um Brave New World”.