Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de abril de 2015

O QUE MUITOS NÃO COMPREENDEM:Tradicionalismo não é o todo da Tradição

 

Tradicionalismo não é o todo da Tradição

(Paulo de Freitas Mendonça)

A hegemonia da cultura de bombacha no Rio Grande do Sul pode fazer com que um desavisado pense que o tradicionalismo seja o todo da tradição rio-grandense. Contudo, tradicionalismo é um movimento de preservação de parte da cultura de bombacha. Nem todo o gauchismo pode ser enquadrado como tradicionalista, muito menos os movimentos tradicionais legítimos das diversas etnias formadoras do nosso povo.

Precisamos, sem desmerecer o tradicionalismo gaúcho, dar também importância para as manifestações culturais emanadas das diversas influências que forjam nossa identidade.

Quanto mais abrirmos nossos corações para a verdadeira e ampla raiz rio-grandense, melhor nos entenderemos e seremos mais enriquecidos pelos saberes ancestrais que formam nosso imaginário coletivo.

Nota do Blog Léo Ribeiro: Gostamos (e por isso mesmo postamos), do texto acima, do pajador Paulo de Freitas Mendonça pois muitas pessoas que não apreciam a cultura gaúcha justificam sua posição vinculando a mesma (cultura gaúcha) com o MTG em virtude de que não gostam de regramentos, dos "Senhores Feudais" da tradição (palavras deles), enfim, por N alegações. Não entendem que o MTG é uma entidade associativa (e que, na minha opinião, faz muita coisa boa pela cultura) que regula uma parte do todo. Mas não quero me estender demais. Fiquem com o que diz o texto de fundamento do meu amigo Paulo Mendonça.