Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de abril de 2015

Inscrições para o Curso de Formação para Lideranças Encerram-se dia 05 de abril

 

As inscrições do Curso de Formação para Lideranças Comunitárias da Lomba do Pinheiro: Construindo Saber e Cidadania - organizado pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, encerram-se no próximo dia 05 de abril.

Para participar do Curso, todos os inscritos devem estar dispostos a concluir todas etapas e interessados em ampliar seus conhecimentos e para obter a certificação, deve contar pelo menos com 75% de freqüência.

As inscrições serão feitas somente via internet através de uma ficha hospedada neste blog e serão confirmadas mediante pagamento de taxa de R$ 15,00. Contato: franciscogeovani@gmail.com.

Para acessar a ficha de inscrição clique neste link e preencha as informações contidas: https://docs.google.com/forms/d/1JeEIuVFJo6X0bmS_J65dhDZv5UNGGhV1ALjkTLZ7jIs/viewform 

 

PROGRAMA

Encontro de Abertura: ocorrerá dia 22/04/2015, às 19h no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) – Tema: O Contexto do Movimento Popular e suas Perspectivas na Conjuntura Contemporânea. Palestrante: Jacques Távora Alfonsin – graduado em Direito pela PUC/RS, área pela qual tem especialização. É mestre em Direito pela Unisinos. Foi professor da Escola Superior do Ministério Público e da Ajuris, conselheiro do Instituto de Apoio Jurídico Popular do Rio de Janeiro e procurador do Estado do Rio. É advogado da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos, assessor jurídico de movimentos populares.

Módulo I: Construção da Identidade Social: Quem somos e onde moramos - Analisando a Conjuntura. Ocorrerá em dois momentos: um que proporciona o conhecimento de cada ator social e a região como um todo, a partir de um Tur nas diversas vilas; e outro que contextualiza o processo histórico da região.

DATA: 25 e 26 de abril de 2015    HORÁRIO: (Sábado – 13h30 às 17h30  Domingo – Dia todo: 8h30 às 17h30 - com almoço no local)
LOCAL: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA); parada 10

PALESTRANTES: Construção da Identidade Social: Tavama Nunes dos Santos – Historiadora; Mestre em História; Diretora da Escola Afonso Guerreiro Lima. Como se Faz Análise de Conjuntura: João Marcelo Pereira dos Santos – Assessoria da Direção da CUT/RS.

Módulo II: Processos de Planejamento - Como organizar e coordenar eventos/ações - oferecerá técnicas de como se fazer um planejamento, tendo em visto a importância desse mecanismo em todos os momentos de uma organização; seja no desenvolvimento de uma reunião, manifestação, eventos, cronograma de ações, etc. Técnicas de elaboração de documentos: como se faz atas de reuniões, ofícios, relatórios e outros documentos utilizados nas instituições, emitidos a órgãos públicos e outros segmentos.

DATA: 16 e 17 de maio de 2015      HORÁRIO: (Sábado – 13h30 às 17h30  Domingo – Dia todo: 8h30 às 17h30 - com almoço no local)
LOCAL: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA); parada 10

PALESTRANTE: Processos de Planejamento: Sérgio Baierle – é consultor independente, Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, Especialista em Sociologia Urbana e História das Artes, com graduação em História, Letras e Educação Dramática. Como organizar e coordenar eventos/ações: Francisco Geovani de Sousa – Assistente Social e Especialista em Gestão da Política de Assistência Social; Coordenador do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro. Técnicas de elaboração de documentos: Rui Antônio de Souza – Filósofo; Mestre em Comunicação Social pela PUC/RS; membro da equipe do Jornal Mundo Jovem e da Associação de Moradores Loteamento Santa Paula na Vila dos Herdeiros.

Módulo III: Educação Fiscal e Cidadania: Contextualização do Sistema Fiscal no Estado e suas características, compreendendo o sistema para controle social democrático.

DATA: 15 de agosto de 2015          HORÁRIO: Das 8h30 às 17h30 (com almoço)
LOCAL: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA); parada 10

PALESTRANTES: Dão Real Pereira dos Santos – Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS; Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS; Superintendência da Receita Federal na 10ª Região Fiscal. Rosa Ângela Cheiza – Professora da Faculdade de Ciências Econômica – UFRGS e Sócia do Instituto Justiça Fiscal.

Módulo IV: O Controle Social e os desafios atuais: debaterá o papel dos agentes sociais e dos conselhos frente ao controle social e seu papel, atribuições, competências e ação com o gestor público.

DATA: 15/09/2015 e 22/09/2015      HORÁRIO: Das 19h às 22h
LOCAL: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA); parada 10

PALESTRANTE: Rosa Maria Castilhos – Assistente Social; Mestre e Doutora em Serviço Social; Professora do Curso de Serviço Social da UFRGS.

Modulo V: Avaliação e certificação dos participantes. Neste módulo será feito a relatoria de todo. O propósito é fazer edição desse material e produzir um livro do conteúdo do curso.

DATA: 10/10/2015              HORÁRIO: 14h

LOCAL: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA); parada 10 

Aproveite e faça sua inscrição.  As vagas são limitadas e constam vários inscritos!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro