Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de outubro de 2016

Cintia Moscovich será patrona da Feira do Livro 2016


Foto: Francielle Caetano/PMPA
Evento acontece de 28 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega
Evento acontece de 28 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega

A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, que tem apoio da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), terá a escritora Cíntia Moscovich como sua patrona. O anúncio foi feito nesta quarta, 5, durante evento no Master Premium Grande Hotel. A autora de Duas Iguais – Manual de Amores e Equívocos Assemelhados sucede o poeta e letrista Dilan Camargo. Com ela, concorreram André Neves, Caio Riter, Cláudia Tajes e Luis Dill.

O secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, saudou a escolha, afirmando que Cíntia Moscovich, com sua obra, contribuirá para consolidar o hábito da leitura. O primeiro livro da autora, O Reino das Cebolas, foi editado com recursos do Fumproarte da SMC, em 1996. 
 
A indicação de um patrono ocorre desde a 11ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 1965, e a distinção foi concedida, durante anos, a autores falecidos como uma homenagem as suas obra e memória. O primeiro escolhido foi Alcides Maya, jornalista e escritor gaúcho falecido em 1944. Em 1989, já homenageando autores vivos, a 35ª Feira do Livro de Porto Alegre elegeu a sua primeira patrona: Maria Dinorah. A partir de 1997, instituiu-se um sistema de eleição que conduziu ao posto Luiz Antonio de Assis Brasil, na 43ª Feira do Livro.
 
A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 graças à atuação do jornalista Say Marques, diretor-secretário do jornal Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento, o maior do gênero a céu aberto da América Latina, é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, a feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil e será realizada, neste ano, de 28 de outubro a 15 de novembro. 


/cultura /feira_do_livro

Texto de: Maristela Bairros
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.