Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

13 de outubro de 2016

Paixão Cortes é o patrono da 1ª Feira colorada do livro e do vinil


A 1ª Feira Colorada e do Vinil faz parte das comemorações dos 40 anos da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional - FECI, e tem a honra de ter como seu primeiro patrono do evento Paixão Cortes, consagrado folclorista, compositor, radialista e pesquisador das tradições gaúchas, além de cônsul cultural do Clube do Povo.
João Carlos D'Ávila Paixão Cortes, nasceu em Santana do Livramento no dia 12 de julho de 1927. Paixão Cortes, agrónomo de profissão, é um personagem fundamental da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, do qual foi um dos formadores. Com Luiz Carlos Barbosa Lessa sairam pelo Interior, para pesquisar e catalogar a cultura do Rio Grande. Em 1948, foi um dos fundadores e organizadores do CTG 35 e, em 1953, criou o pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição.
Paixão Cortes foi muito solicitado para fotografias e selfies enquanto esteve sentado ao lado da esposa, Marina, assistindo as apresentações dos grupos de danças do DTG Lenço Colorado e do CTG Campeiros do Sul, de Alvorada.

O apresentador da rádio Gaúcha, Jornalista Lauro Quadros, esteve presente convidando o povo para apoiar o Instituto do Cancer Infantil
Fabricio Berto (Abaixo e a direita) ao lado do Presidente do MTG, Nairioli Callegaro

Paixão se disse leitor do Jornal Eco da Tradição, o qual elogiou e fez algumas considerações e sugestões. Além disso o patrono da feira fez um nó de lenço especial para o DTG que será emoldurado pela patronagem e eternizado no museu da entidade.
Paixão fez um convite para que estivéssemos presentes ao evento para fazer a cobertura e para conversar. Deu algumas sugestões importantes pela sua experiencia, mostrou alguns materiais de seu acervo e posou para muitas fotos.