Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de outubro de 2016

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE OUTUBRO/2016





SOPAPO POÉTICO RECEBE O POETA E COMPOSITOR BAIANO JURACI TAVARES

Dando continuidade à programação de 2016, o SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia, tem a grande satisfação de receber o poeta e compositor JURACI TAVARES de Salvador/Bahia.
A atividade acontece no próximo dia 25, última terça-feira do mês, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó.
O sarau SOPAPO POÉTICO é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.

JURACI TAVARES
Autor de diversas composições de blocos afros baianos, como Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, entre outros, JURACI TAVARES também é escritor, filósofo, professor e construtor civil. Nascido na Liberdade (Salvador), vivenciou em grande parte da sua vida a peculiaridade da negritude no bairro mais negro do Brasil. Com décadas de experiências das mais diversas, continua trabalhando em prol do ser humano, com o foco nas causas negras. Há sempre um diálogo entre poesia, música e filosofia em seus trabalhos, norteados por valores ancestrais e contemporâneos. A inserção na herança africana é característica marcante de Juraci, que constrói caminhos sem se preocupar com a chegada e traz, em sua poesia musicada, a liberdade e autonomia das palavras e sons.
Pela primeira vez em Porto Alegre, Juraci mostrará no sarau temas do seu disco Umbilical, poemas sonoros contidos no livro Vocábulos Caminhantes. Ambas as obras trazem a importância da diáspora africana para o mundo e poderão ser adquiridas no sarau. 
Confira a canção Autoestima: https://www.youtube.com/watch?v=sLjZbQFM14g

SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Solicitamos aos pais que tragam lanches para seus filhos.

FEIRA AFRO
A diversidade de produtos e estilos é característica da Feira Afro, formada por expositores que acompanham e apoiam o sarau. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados.

crédito da foto: Marina Cardoso
mais informações sobre o evento: https://www.facebook.com/events/1836069726630130/

SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
Edição de outubro de 2016
Convidado: JURACI TAVARES
Quando: terça-feira, 25 de outubro, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS
CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
9365-3315 - 9117-4559 - 9317-6497 - 9218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Cine Kafuné
ACHO DIGNO - Revista eletrônica
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)