Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

19 de outubro de 2016

Em exposição os 50 anos do MTG – Tradição e Legado


De 18 a 30 de outubro, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, acontece a Exposição "50 anos do MTG - Tradição e Legado", com entrada franca.
Na noite do dia 18, aconteceu a solenidade de abertura do evento com a participação do folclorista, compositor, pesquisador e escritor João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, que falou sobre "Tradição e Cultura". No dia 26 de outubro acontece o painel “50 Anos do MTG”, às 19 horas, abordando História, legado e o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Para o dia 27 de outubro está agendado painel com o escritor Alcy Cheiche, às 19h, quando falará sobre Obras literárias - a importância da cultura regional para identidade do Gaúcho.
Durante a abertura o Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, representando o Governador do Estado, José Ivo Sartori, elogiou Paixão Cortes, o MTG, e o trabalho voluntário realizado pelo tradicionalismo gaúcho em cada CTG do Rio Grande do Sul: “Organizam e entregam tudo pronto, um trabalho voluntário elogiável, só temos de abrir as portas da casa para a cultura entrar” – disse o secretário.
O Presidente do MTG, Nairo Callegaro, agradeceu ao secretário a cedência do espaço no Memorial do RS, cumprimentou Paixão Cortes agradecendo o legado deixado, os ensinamentos e relembrando a simplicidade de como eram as coisas: “Ainda levado pela mão, por minha irmã, para dançar o pezinho, lendo seu manual azul, tudo era tão simples. Temos que resgatar esse jeito simples das coisas” – disse Callegaro.
A exposição permanecerá até dia 30 de outubro no Memorial do Rio Grande do Sul.