Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de outubro de 2016

Programação da Sedac na Feira do Livro de Porto Alegre



A Feira do Livro de Porto Alegre chega à 62ª edição na próxima sexta-feira, 28, com sessões de autógrafos, oficinas, debates e palestras. Financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo do Estado, neste ano, terá dois dias a mais que em 2015, com cerca de 700 sessões de autógrafos e outras centenas de atividades para públicos de todas as idades. Haverá ainda sessões de cinema, programações artísticas e teatrais, sem esquecer dos encontros com os autores. Tudo gratuito.
As instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), além de sediarem eventos, também terão uma programação especial, como o Desafio Literário: uma competição promovida pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), que pretende estimular e valorizar a produção literária no Rio Grande do Sul. Ao longo de cinco dias consecutivos, os candidatos irão se enfrentar com a produção de textos de diferentes gêneros literários. As obras dos três finalistas serão publicadas nos canais oficiais Sedac e do IEL.

Agenda da Sedac na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre:


28 | Out a 15 | Nov
Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736
9h – Mostra fotográfica “Unidade de lugar: as imagens literárias de Saer”. Juan José Saer, em sua literatura, cria zonas e imagens poéticas. Sua prosa gera numerosas descrições e paisagens na forma de imagens visuais, situações que parecem criadas para ser concretizadas fotograficamente. A exposição tem a curadoria da fotógrafa Pilar Morchio.
Local: Saguão de entrada da Casa de Cultura Mario Quintana – Prédio Ala Leste.


29 | Out a 13 | Nov

Memorial do Rio Grande do Sul | Rua Sete de Setembro, 1020 – 2º andar
16h – Abertura da exposição “Octavio, o civil dos 18 do Forte de Copacabana” e lançamento de livro com informações inéditas de pesquisa de Afonso Licks e Josete Mirapalheta, que relata a motivação da presença de Octavio Corrêa entre os tenentes e os detalhes dos acontecimentos da Revolta dos 18 do Forte, ocorrida em 5 e 6 de julho de 1922. A ficção reconstitui uma época de amores, conflitos e traições para contar por que aqueles 18 homens colocaram a honra acima da própria vida.
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo | Rua dos Andradas, 1223
18h – Desafio Literário – Competição de Escrita Criativa do Instituto Estadual do Livro.
Local: Sala O Retrato.
Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736
19h30 – Abertura da exposição “Ilustração do Livro Arte Lendas do Sul: uma homenagem a João Lopes Neto. Realizada pelo Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) em parceria com o IEL, a mostra apresenta ilustrações produzidas para a obra Lendas do sul, de João Simões Lopes Neto, pelo Curso de Extensão Ilustração e Livro-arte: Produção, Leitura e Ensino, coordenado pela artista gráfica, escritora e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paula Mastroberti.
Local: Mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana.


30 | Out
Theatro São Pedro | Praça Marechal Deodoro, s/n
11h – Encontro com o escritor israelense David Grossman em comemoração aos 10 anos do Fronteiras do Pensamento, idealizado em parceria com a Feira do Livro de Porto Alegre e a Braskem. Um dos mais importantes ficcionistas contemporâneos, Grossman é conhecido pela sua obra de tom pacifista e pela delicada sensibilidade. Em seu mais recente lançamento, “O Inferno dos Outros”, conduz os leitores pela melancólica história de vida de um comediante de stand-up. O luto vivido pela morte do filho, sargento de Israel falecido num ataque contra o Hezzbolah, deu origem a um de seus títulos mais elogiados, “Fora do Tempo”. Já em “Até o Fim da Terra”, Grossman lança um olhar sobre as famílias israelense diante da guerra. A mediação da jornalista Adriana Carranca. Entrada gratuita: As senhas serão distribuídas no sábado, 29, a partir das 12h30, no Balcão Central de Informações da Feira, ao lado do Memorial do RS. As vagas são limitadas.
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) | Rua dos Andradas, 1223
18h – Desafio Literário – Competição de Escrita Criativa do Instituto Estadual do Livro.
Local: Sala O Retrato


31 | Out

Memorial do Rio Grande do Sul | Rua Sete de Setembro, 1.020 – 1º andar
13h30 – Abertura da Conferência Açorianidade no sul do Brasil: história, literatura e cultura.
14h – Conferência Açorianidade no sul do Brasil: Painel I – Aspectos socio-culturais da presença açoriana no Rio Grande do Sul.
15h15 – Conferência Açorianidade no sul do Brasil: Painel II – O trabalho dos Açores na Diáspora.

Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) | Rua dos Andradas, 1223
18h – Desafio Literário – Competição de Escrita Criativa do Instituto Estadual do Livro.
Local: Sala O Retrato.


1º | Nov
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) | Rua dos Andradas, 1223
18h – Desafio Literário – Competição de Escrita Criativa do Instituto Estadual do Livro.
Local: Sala O Retrato.


3 | Nov

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Margs | Praça da Alfândega
17h30 – Desafio Literário – Cerimônia de premiação e sarau da competição de escrita criativa do Instituto Estadual do Livro.
Local: Auditório do Margs.
Biblioteca Pública do Estado – BPE | Rua Riachuelo, 1190
17h30 – Declamação de poemas do livro “Poesia & Declamação”, da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuich/ Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul (APCEF-RS). O evento contará com as presenças do escritor Alcy Cheuiche, Armindo Trevisan e Élvio Vargas com o músico Anderson Tubino ao violão, e de Marcelo Husek Carrión, presidente da presidente da APCEF-RS.
Local: Salão Mourisco da BPE.
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n
18h30 – Palestra “O suspense, o terror e a fantasia: o medo em série”. O jornalista e escritor Marcelo Carneiro da Cunha e o psicanalista Mario Corso debatem o papel do medo e de paixões a ele relacionadas em obras literárias e em roteiros de séries e obras planejadas para comover o público a que se destinam.
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n
20h – Sarau Elétrico & Eletrizante com Kátia Suman, Luiz Augusto Fischer e Diego Grando. Aproveitando a tradição da Feira do Livro de reunir escritores para produzirem contos de terror, o Sarau Elétrico especial fez uma seleção de grandes textos de terror e suspense. A leitura será embalada por uma trilha sonora totalmente sinistra, ao vivo, com Yanto Laitano.


5 | Nov
Biblioteca Pública do Estado – BPE | Rua Riachuelo, 1.190
9h às 12h – Uergs na Feira do Livro de POA: Práticas leitoras em múltiplas linguagens e Bibliodiversidade. Inscrições pelo e-mail anacarolina.livre@gmail.com.


8 | Nov
Memorial do RS – Rua Sete de Setembro, 1.020 – 1º andar
10h – Palestra “Açores: Experiência de um genealogista açoriano” com genealogista Jorge Forjaz e mediação de Antonio Alves.
Local: Auditório do Memorial do RS.
Santander Cultural – Rua Sete de Setembro, 1028
13h30 – “Tudo a Ler” – Seminário de formação de mediação de leitura: Literatura Fantástica e a Escrita, promovido pelo Instituto Estadual do Livro e Sexta-feira do Professor da UniRitter, com Christian David, Cesar Alcázar e Duda Falcão, sob a mediação de Regina Silveira.
Palestras “Utilização da Literatura Fantástica em Sala de Aula”, com Christian David; “Escrevendo Fantasia” com Cesar Alcázar; e “Treze passos medonhos para ser um escritor de horror”, com Duda Falcão.
Local: Sala Leste do Santander Cultural.
Memorial do RS | Rua Sete de Setembro, 1.020 – 1º andar
15h30 – Palestra “Açores: como construir uma genealogia açoriana”.
Memorial do RS | Rua Sete de Setembro, 1.020
19h – Apresentação do Instituto Maria Dinorah – Imadin: espaço de referência para o fomento da literatura, com a mesa-redonda “A minha Maria Dinorah”. Participação de Caio Ritter e Marô Barbieri.
Local: Auditório do Memorial do RS.
Informações: imadin.cursos@gmail.com.


9 | Nov
Santander Cultural | Rua 7 de Setembro, 1028
13h30 – Tudo a Ler | Escrita Criativa na Escola. Seminário de formação de mediação de leitura “A Escrita na Sala de Aula”, promovido pelo Instituto Estadual do Livro e Sexta-Feira do Professor da UniRitter, com Marcelo Spalding, sob a mediação de Regina Silveira.
Local: Sala Leste do Santander Cultural .
Santander Cultural | Rua 7 de Setembro, 1028
15h – Tudo a Ler |Palestra “Leitura e escrita: Aspectos metodológicos”, promovida pelo Instituto Estadual do Livro e Sexta-Feira do Professor da UniRitter, com Neiva Tebaldi Gomes e Maria Cristina Müller da Silva, sob a mediação de Regina Silveira.
Local: Sala Leste do Santander Cultural.
Café do MARGS | Praça da Alfândega
18h – Sarau Literário do Instituto Estadual do Livro em homenagem a Luís Fernando Veríssimo, com Patrícia Langlois, Marô Barbieri, Jacira Fagundes, Waldomiro Manfroi, Lilian Manfroi, sob a coordenação de Ana Mello.


10 | Nov
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS | Praça da Alfândega
17h30 – “400 anos da morte de Cervantes e Shakespeare”. Mesa Redonda sobre Cervantes e Shakespeare e lançamento do livro “Velis, Nolis, Cervantes!”. Promovido pelo Instituto de Letras da UFRGS em parceria com Instituto Estadual do Livro, o evento conta com as presenças de Estefanía Sánchez e Ruben Castiglioni, sob a mediação de Sandra Maggio e Janaína Baladao.


11 | Nov
Memorial do RS – Rua Sete de Setembro, 1.020
Uergs na Feira do Livro de POA: Práticas leitoras em múltiplas linguagens e Bibliodiversidade.
9h às 10h15 – Oficina de formação na arte do teatro de bonecos como motivação para a leitura, com João Francisco Vasconcelos Costa e Ana Carolina Martins da Silva.
10h30 às 12h – Sombra Pá-Lida, espetáculo teatral inspirado em Lygia Fagundes Telles com Ivan Nunes. Inscrições pelo e-mail anacarolina.livre@gmail.com.


12 | Nov

Biblioteca Pública do Estado – BPE | Rua Riachuelo, 1.190
Uergs na Feira do Livro de POA: Práticas leitoras em múltiplas linguagens e Bibliodiversidade.
9h às 12h – Leitura e textos das áreas da Engenharia e Ensino de Ciência e Matemática, com Luciano Andreatta Carvalho da Costa. Inscrições pelo e-mail anacarolina