Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de outubro de 2016

Festa Nacional da Música terá concerto gratuito e música gaúcha


Foto: Divulgação/PMPA
Luiz Carlos Borges é um dos homenageados no evento
Luiz Carlos Borges é um dos homenageados no evento
A Ospa Jovem apresenta concerto gratuito no Parque da Redenção, próximo ao Monumento ao Expedicionário, neste domingo, 9, a partir das 11h, sob a regência de Arthur Barbosa. À tarde, a partir das 14h, o palco será de cantores gaúchos, que vão interpretar clássicos da música tradicionalista, tendo como anfitriões os integrantes do grupo Tchê Guri. 
No repertório do concerto da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós/Escola de Música da Ospa – estarão obras de destaque do erudito tradicional, além de peças contemporâneas. No programa da manhã de domingo estão previstas interpretações das obras de Beethoven, Bizet, Mozart Camargo Guarnieri, Sivuca/ Glorinha Gadelha, Lorenzo Fernandez, Arturo Márquez e Ary Barroso.
 
Já para os shows da tarde de domingo estão confirmadas, além do Tchê Guri, apresentações de Elton Saldanha, Neto Fagundes, Shana Müller, Cristiano Quevedo, Guri de Uruguaiana, Teixeirinha Filho, Luiz Carlos Borges, Daniel Torres, Samuca do Acordeon, Délcio Tavares, Fabinho Vargas, Rodrigo Munari, Lucas & Felipe e Tatiele Bueno.
 
O show e o concerto fazem parte da Cidade da Música, novidade deste ano dentro da programação da Festa Nacional da Música, que ocorre em Porto Alegre. A Cidade da Música reúne, durante sete dias (de 9 a 15 de outubro), intensas atividades regionais gratuitas em parques, praças, estações de trem, cinemas e teatros da capital gaúcha. Neste período, estão previstos shows, concertos, painéis, apresentações de escolas de samba, festival de bandas marciais, sessões comentadas de filmes, entre outras atividades ligadas à música. 
 
Programa do Concerto da Ospa Jovem na Festa Nacional da Música:
 
- Ludwig van Beethoven: Sinfonia nº 5 (4º movimento - Allegro)
- Georges Bizet: Suite nº 1 da ópera Carmen (Introdução e Toreadores)
- Mozart Camargo Guarnieri: Dança Brasileira
- Folclore Brasileiro: Balaio
- Sivuca/ Glorinha Gadelha: Feira de Mangaio
- Lorenzo Fernandez: Reisado do Pastoreio (Batuque)
- Arturo Márquez: Danzón n. 2
- Ary Barroso: Aquarela do Brasil
 
Festa da Música - Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, de 9 a 19 de outubro, em Porto Alegre, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento. 
 
Ospa Jovem - A Ospa Jovem é a Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O grupo, que conta com aproximadamente 70 integrantes, é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É nela que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto.
 


/cultura /musica

Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.