Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de outubro de 2016

Descida da Borges nesta sexta, 14, antecipa Carnaval 2017


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Shows e desfile acontecem no Centro Histórico a partir das 17h
Shows e desfile acontecem no Centro Histórico a partir das 17h
A 12ª Festa Nacional da Música antecipa o Carnaval 2017 na capital gaúcha e promove, nesta sexta-feira, 14, a Descida da Borges, a partir das 20h. A partir das 17h, vários shows de samba no Largo Glênio Peres farão um “aquece”, seguido do sorteio da ordem do desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Porto Alegre - já marcado para o período de 25 a 27 de fevereiro de 2017, no Complexo Cultural do Porto Seco.
 
A Descida da Borges, reeditada pela Prefeitura de Porto Alegre para relembrar os desfiles de Carnaval no Centro de Porto Alegre da década de 1960, foi incorporada à programação da Festa Nacional da Música 2016, adiantando o clima carnavalesco. "O espírito do Carnaval no Centro não pode se apagar e deve ser permanentemente renovado. A Borges de Medeiros é um marco do Carnaval”, destaca o coordenador de Manifestações Populares da secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, Joaquim Lucena. As escolas passam pela mesma pista onde desfilavam até o ano de 1969.
 
Estarão se apresentando no Largo Glênio Peres a Banda Bom Partido, a Velha Guarda da Bambas da Orgia e a Banda da Saldanha, juntamente com os estandartes e músicos da Liga das Entidades Burlescas da Cidade Baixa. Das 20h às 21h30min, está programada a Descida da Borges, com a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, campeã de 2016, além da participação da Banda Saldanha, dos estandartes das escolas de samba de Porto Alegre, e de passistas e representantes das escolas de samba Imperadores do Samba e Bambas da Orgia.
 
A concentração das escolas de samba começa na Esquina Democrática (rua dos Andradas com a avenida Borges de Medeiros) e segue em direção à Prefeitura de Porto Alegre.
 
Painel - No sábado, 15, será realizado o painel Novos Horizontes do Carnaval, das 14h às 18h, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1.085, Centro Histórico). O evento, gratuito e aberto ao público, contempla dois momentos, sendo um do Carnaval das Escolas e outro do Carnaval de Rua e terá a participação dos carnavalescos das escolas de samba do Rio de Janeiro Maria Augusta Rodrigues e Milton Cunha, do diretor da Sebastiana (Associação de Blocos do Carnaval de Rua do RJ), de Nei Barbosa, do Mestre Pernambuco, pesquisador e representante dos blocos Rua do Perdão e Banda D K, e do Ian Angeli, surdista da Turucutá Batucada Coletiva Independente, representante da Liga das Entidades Burlescas da Cidade Baixa. O encontro, mediado pelo jornalista e comentarista de carnaval Claudio Brito, vai debater os rumos do Carnaval e a evolução do Carnaval de Rua, entre outros temas.
 
Festa Nacional da Música - Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, até 19 de outubro, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento. 
 
Cidade da Música – A Cidade da Música está sendo realizada até 15 de outubro com atividades gratuitas e nos principais pontos da Capital, como parques, praças, cinemas e teatros.

Clique aqui e acompanhe a programação da 12ª Festa Nacional da Música.

Programação
 
Largo Glênio Peres
Sexta-feira, 14, às 18h
 
- Bom Partido
- Blocos da Cidade Baixa
- Velha Guarda dos Bambas da Orgia
- Banda Saldanha
 
Descida da Borges
Sexta-feira, 14, às 20h
 
- Império do Sol
- Bambas da Orgia
- Imperadores
- Imperatriz Dona Leopoldina
 
Painel Novos Horizontes do Carnaval
Sábado, 15, das 14h às 18h

- Rumos do Carnaval (Maria Algusta e Milton Cunha, carnavalescos das escolas de samba do Rio de Janeiro)
- Evolução do Carnal de Rua (Nei Barbosa, diretor da Associação de Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro, e Ian Agelis, representante do Bloco Turucuta)
- Mediador Claudio Brito
Inscrição: No local do evento ou por telefone 51-3289-8123, no horário comercial
Local: Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1.085)


/carnaval /cultura /escolas_de_samba /musica

Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.