As oficinas práticas sobre diferentes manifestações da cultura gaúcha e as
caminhadas guiadas que o projeto Turismo de Galpão oferece aos visitantes do
Acampamento Farroupilha são aprovadas pelo público. Entre os participantes das
atividades na edição do evento deste ano, em média 96% atribuíram conceitos de
“ótimo” e “bom” para as atividades de interação com as tradições e para o Espaço
de Hospitalidade que recepciona os visitantes do evento.
As oficinas atraem especialmente mulheres (63% do público) e é crescente a
participação de jovens com até 20 da idade como também o número de pessoas que
já conhecia o projeto (52%) e que retornaram ao evento (56%). Do total de
participantes das atividades, os porto-alegrenses somam mais da metade (54%),
mas é expressiva a presença de visitantes de outras cidades: 38%, sendo 24% de
outros estados brasileiros, em especial da região Sudeste, e 14% do interior
gaúcho. Em média, 96% dos entrevistados atribuem conceitos de “ótimo” e “bom” às
oficinas e ao Espaço de Hospitalidade do projeto no evento das tradições
gaúchas.
Pesquisa - Os dados fazem parte da pesquisa por amostragem
realizada com o público atraído pelo Turismo de Galpão no Acampamento
Farroupilha deste ano, em que 432 pessoas aceitaram responder ao questionário.
Os resultados foram apresentados em encontro promovido pela Secretaria Municipal
de Turismo (SMTUR) que reuniu patrões e patroas dos 40 piquetes parceiros do
projeto e dirigentes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da 1ª Região
Tradicionalista, Fundação Cultural Gaúcha e da Secretaria Municipal de Cultura,
entidades parceiras da SMTUR na realização do projeto. A pesquisa com o público
que participa das atividades do Turismo de Galpão é realizada desde
2013.
O levantamento deste ano, apresentado pela coordenadora do projeto, Natália
Medeiros, da SMTUR, mostra um aumento de 14% no público com idade até 20 anos
que frequentou as oficinas deste ano, em relação ao anterior. Cruzado este dado
com o fluxo de famílias que frequentaram o Espaço de Hospitalidade,
especialmente de outras cidades do Estado e do País, sinaliza a presença
crescente deste perfil de público nas oficinas e no Acampamento.
Satisfação - Além do perfil, a amostragem buscou
identificar o nível de satisfação das pessoas com as oficinas oferecidas nos
piquetes parceiros, que foram avaliadas em relação à estrutura dos piquetes onde
as atividades ocorriam, instrutor, técnica de ensino, duração, tema, material de
apoio e hospitalidade. Em média, 96% dos entrevistados consideraram os itens
entre “ótimo” e “bom”, com destaque para os quesitos hospitalidade e temas das
oficinas que foram aprovados por 98% do público. Nos 18 dias do Acampamento
Farroupilha de 2016, o Turismo de Galpão ofereceu 158 oficinas práticas e
caminhadas guiadas que levaram aos galpões tradicionalistas parceiros um público
recorde, de 1.917 pessoas, incluindo visitantes de 18 estados do país, de 48
cidades gaúchas e estrangeiros de 12 países.
O mesmo perfil de avaliação foi obtido sobre o Espaço de Hospitalidade,
galpão de recepção e referência do projeto por onde circularam, neste ano, 52
mil pessoas – 20% vindas de 23 estados brasileiros e de 21 países, 45% de 65
cidades do interior do Rio Grande do Sul. Na pesquisa, os conceitos de “ótimo” e
“bom” foram atribuídos para a ambientação do galpão por 96% dos entrevistados e
o sistema de sinalização indicativa do espaço dentro da área do Acampamento
recebeu a mesma aprovação por 94% do público. O destaque ficou para o item
hospitalidade no atendimento, aprovado por 98% das pessoas ouvidas. O galpão,
que é coordenado pela SMTUR no evento, foi apontado por 40% dos entrevistados
como o local onde buscaram informações sobre o Acampamento Farroupilha e a
oferta de oficinas da cultura gaúcha, reforçando o papel do Espaço de
Hospitalidade como fonte de informação e de orientação sobre a grande festa das
tradições gaúchas.
Continuidade - Na avaliação das entidades
tradicionalistas, os dados da pesquisa reforçam o papel que o projeto assumiu
dentro do Acampamento. “Essa iniciativa bem sucedida fez crescer a convivência
entre acampados e visitantes que hoje vêm de vários estados e países, por isso é
uma parceria que veio para ficar”, avaliou o presidente da 1ª Região
Tradicionalista, José Arnildo Mello. O presidente do MTG, Nairo Callegaro,
afirmou que assim como tradição gaúcha se tornou universal, o Acampamento
Farroupilha seguiu o mesmo caminho se tornando um evento turístico e cultural da
cidade. “O Turismo de Galpão já pertence ao Acampamento e à população de Porto
Alegre, agora é buscar aperfeiçoar cada vez mais esse processo de valorização,
universalização e divulgação da identidade e da cultua gaúcha”, reforçou Nairo,
adiantando que a continuidade do projeto é um compromisso do MTG.
Representando a Secretaria Municipal de Cultura, o coordenador de Tradição
e Folclore, Giovani Tubino, afirmou que o Acampamento é um evento que a
prefeitura realiza a quatro mãos “e os números da pesquisa mostram que não deve
haver receio em tratar a cultura gaúcha como um produto para atrair cada vez
mais visitantes”. Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando
Moraes, as oficinas do Turismo de Galpão são a mais expressiva visibilidade do
Turismo Criativo não apenas em Porto Alegre como entre os destinos que trabalham
este segmento no mundo pelo público que concentram. “O Turismo de Galpão criou
um novo produto e uma nova marca para a capital gaúcha na atração de turistas, é
um programa consolidado e que está pronto para seguir em frente”, afirmou
Moraes, lembrando que os elevados índices de aprovação conferidos pelo público
às oficinas demonstram que os galpões parceiros já assumiram o projeto para
si.
Para conferir a pesquisa na íntegra, clique
aqui.
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Texto de: Eliana
Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
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