Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de outubro de 2016

Público aprova estrutura e qualidade do Turismo de Galpão


Foto: Brayan Martins/ PMPA
Os dados fazem parte da pesquisa realizada com 432 pessoas no acampamento
Os dados fazem parte da pesquisa realizada com 432 pessoas no acampamento
Foto: Brayan Martins/ PMPA
Reunião contou com patrões dos 40 piquetes parceiros do projeto
Reunião contou com patrões dos 40 piquetes parceiros do projeto

As oficinas práticas sobre diferentes manifestações da cultura gaúcha e as caminhadas guiadas que o projeto Turismo de Galpão oferece aos visitantes do Acampamento Farroupilha são aprovadas pelo público. Entre os participantes das atividades na edição do evento deste ano, em média 96% atribuíram conceitos de “ótimo” e “bom” para as atividades de interação com as tradições e para o Espaço de Hospitalidade que recepciona os visitantes do evento.
 
As oficinas atraem especialmente mulheres (63% do público) e é crescente a participação de jovens com até 20 da idade como também o número de pessoas que já conhecia o projeto (52%) e que retornaram ao evento (56%). Do total de participantes das atividades, os porto-alegrenses somam mais da metade (54%), mas é expressiva a presença de visitantes de outras cidades: 38%, sendo 24% de outros estados brasileiros, em especial da região Sudeste, e 14% do interior gaúcho. Em média, 96% dos entrevistados atribuem conceitos de “ótimo” e “bom” às oficinas e ao Espaço de Hospitalidade do projeto no evento das tradições gaúchas.
 
Pesquisa - Os dados fazem parte da pesquisa por amostragem realizada com o público atraído pelo Turismo de Galpão no Acampamento Farroupilha deste ano, em que 432 pessoas aceitaram responder ao questionário. Os resultados foram apresentados em encontro promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) que reuniu patrões e patroas dos 40 piquetes parceiros do projeto e dirigentes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da 1ª Região Tradicionalista, Fundação Cultural Gaúcha e da Secretaria Municipal de Cultura, entidades parceiras da SMTUR na realização do projeto. A pesquisa com o público que participa das atividades do Turismo de Galpão é realizada desde 2013.
 
O levantamento deste ano, apresentado pela coordenadora do projeto, Natália Medeiros, da SMTUR, mostra um aumento de 14% no público com idade até 20 anos que frequentou as oficinas deste ano, em relação ao anterior. Cruzado este dado com o fluxo de famílias que frequentaram o Espaço de Hospitalidade, especialmente de outras cidades do Estado e do País, sinaliza a presença crescente deste perfil de público nas oficinas e no Acampamento.
 
Satisfação - Além do perfil, a amostragem buscou identificar o nível de satisfação das pessoas com as oficinas oferecidas nos piquetes parceiros, que foram avaliadas em relação à estrutura dos piquetes onde as atividades ocorriam, instrutor, técnica de ensino, duração, tema, material de apoio e hospitalidade. Em média, 96% dos entrevistados consideraram os itens entre “ótimo” e “bom”, com destaque para os quesitos hospitalidade e temas das oficinas que foram aprovados por 98% do público. Nos 18 dias do Acampamento Farroupilha de 2016, o Turismo de Galpão ofereceu 158 oficinas práticas e caminhadas guiadas que levaram aos galpões tradicionalistas parceiros um público recorde, de 1.917 pessoas, incluindo visitantes de 18 estados do país, de 48 cidades gaúchas e estrangeiros de 12 países.
 
O mesmo perfil de avaliação foi obtido sobre o Espaço de Hospitalidade, galpão de recepção e referência do projeto por onde circularam, neste ano, 52 mil pessoas – 20% vindas de 23 estados brasileiros e de 21 países, 45% de 65 cidades do interior do Rio Grande do Sul. Na pesquisa, os conceitos de “ótimo” e “bom” foram atribuídos para a ambientação do galpão por 96% dos entrevistados e o sistema de sinalização indicativa do espaço dentro da área do Acampamento recebeu a mesma aprovação por 94% do público. O destaque ficou para o item hospitalidade no atendimento, aprovado por 98% das pessoas ouvidas. O galpão, que é coordenado pela SMTUR no evento, foi apontado por 40% dos entrevistados como o local onde buscaram informações sobre o Acampamento Farroupilha e a oferta de oficinas da cultura gaúcha, reforçando o papel do Espaço de Hospitalidade como fonte de informação e de orientação sobre a grande festa das tradições gaúchas.
 
Continuidade - Na avaliação das entidades tradicionalistas, os dados da pesquisa reforçam o papel que o projeto assumiu dentro do Acampamento. “Essa iniciativa bem sucedida fez crescer a convivência entre acampados e visitantes que hoje vêm de vários estados e países, por isso é uma parceria que veio para ficar”, avaliou o presidente da 1ª Região Tradicionalista, José Arnildo Mello. O presidente do MTG, Nairo Callegaro, afirmou que assim como tradição gaúcha se tornou universal, o Acampamento Farroupilha seguiu o mesmo caminho se tornando um evento turístico e cultural da cidade. “O Turismo de Galpão já pertence ao Acampamento e à população de Porto Alegre, agora é buscar aperfeiçoar cada vez mais esse processo de valorização, universalização e divulgação da identidade e da cultua gaúcha”, reforçou Nairo, adiantando que a  continuidade do projeto é um compromisso do MTG.
 
Representando a Secretaria Municipal de Cultura, o coordenador de Tradição e Folclore, Giovani Tubino, afirmou que o Acampamento é um evento que a prefeitura realiza a quatro mãos “e os números da pesquisa mostram que não deve haver receio em tratar a cultura gaúcha como um produto para atrair cada vez mais visitantes”. Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, as oficinas do Turismo de Galpão são a mais expressiva visibilidade do Turismo Criativo não apenas em Porto Alegre como entre os destinos que trabalham este segmento no mundo pelo público que concentram. “O Turismo de Galpão criou um novo produto e uma nova marca para a capital gaúcha na atração de turistas, é um programa consolidado e que está pronto para seguir em frente”, afirmou Moraes, lembrando que os elevados índices de aprovação conferidos pelo público às oficinas demonstram que os galpões parceiros já assumiram o projeto para si.
 
Para conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.
 


/acampamento_farroupilha /turismo

Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.