Escolas modernas, com ambientes pensados de acordo com as principais necessidades de alunos e professores que passam o dia reunidos, são algumas das características dos projetos apresentados nesta quarta-feira, 1º de agosto, ao prefeito José Fortunati e a cinco diretores de escolas da rede municipal. Os projetos, que ainda estão sendo aprimorados, darão forma a duas novas instituições de tempo integral para mil alunos cada, uma localizada no bairro Glória e outra na Lomba do Pinheiro. Os detalhes foram apresentados pela secretária de Educação, Cleci Jurach, e pelo arquiteto Rafael Rosa, da empresa RS projetos - vencedora da licitação aberta pela prefeitura para a elaboração de projetos mais adequados aos terrenos disponíveis e à realidade em sala de aula. (fotos)
“Precisamos pensar no ambiente escolar como um espaço da comunidade, onde os jovens passarão o dia em atividades pedagógicas e onde os moradores também possam estar integrados à estrutura”, disse o prefeito. O arquiteto responsável pelo projeto disse que, além da modernidade, as escolas terão funcionalidade, com espaços flexíveis que possam ser adaptados tanto para as atividades em sala de aula como para festividades e reuniões, sendo um atrativo para os jovens que passam até 10 horas na escola.
Um dos diferenciais é a possibilidade de usar o espaço localizado sobre o ginásio esportivo como anfiteatro ao ar livre, além de locais para atividades ao ar livre. Outros aspectos considerados são a utilização de materiais que demandarão menos gastos com energia e manutenção no futuro e a acessibilidade. Os projetos ainda serão avaliados tecnicamente por equipes da Secretaria Municipal de Educação (Smed), recebendo sugestões feitas pelos diretores. Até o final de agosto, os projetos devem estar concluídos, para que as obras possam ser licitadas.
"Estamos muito satisfeitos com o resultado, porque precisávamos de ideias que beneficiassem toda a comunidade escolar que atua em tempo integral num único ambiente. Um prédio com aspectos arquitetônicos agradáveis, com fácil manutenção e locais apropriados para atividades como música, artes, oficinas e laboratórios contempla essa necessidade", disse a secretária Cleci. “A escola precisa ser vista pelo aluno como uma extensão da rua, proporcionando momentos agradáveis e com uma estrutura que permita a abertura para a comunidade”, disse Rosa, ao expor as principais premissas ao grupo.
Escola Altos da Embratel - A escola a ser construída na Glória, entre a avenida Oscar Pereira e a rua Guanabara, terá ginásio, uma rua interna ligando ambientes do primeiro pavimento, biblioteca, refeitório, laboratórios, salas para atividades múltiplas e pátio interno, entre outros espaços.
Escola Quinta do Portal - Com um terreno amplo disponível, a escola deverá ter espaços para atividades como horta, trilha para caminhadas, estacionamento para bicicletas e espaço reservado para a construção de uma Unidade Básica de Saúde anexa. Também terá ginásio poliesportivo.
Principais conceitos:- Racionalidade construtiva;
- Possibilidade de modulação e seriação;
- Espaços diferenciados para uso extensivo (turno integral);
- Sustentabilidade e eficiência energética;
- Flexibilidade espacial, com possibilidade de alteração dos espaços conforme proposta pedagógica vigente;
- Durabilidade dos materiais empregados (pouca manutenção);
- Capacidade de dar suporte à comunidade como equipamento urbano para atividades culturais, por exemplo;
- Permitir o uso de espaços da escola em horários diferenciados;
- Flexibilizar ao máximo os espaços de ensino para serem usados como locais de aprendizado.
/educacao
Texto de: Angela Bortolotto
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Edição de: Vanessa Oppelt Conte