Vencedor da segunda edição da Bolsa Ivo Bender de Incentivo à Criação Dramaturgica, concurso promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e Instituto Goethe
PATRICIA DOS SANTOS SILVEIRA
Lançado em 2011, o prêmio homenageia o dramaturgo gaúcho Ivo Bender e consagra a criação dramaturgica, premiando o vencedor com o valor de R$10.000,00 (dez mil reais) e uma bolsa de estudos na Alemanha.
No projeto de Patrícia, está a construção do texto Em um tempo aberto:
"Cinco pessoas de idades e gêneros diferentes lutam por alargar o tempo presente. Todas tem um motivo para querer parar o tempo no instante em que se encontram. Os motivos dos atuantes para manter esse desejo são: a criança que não quer perder os pais; a mulher que ainda quer ser mãe e percebe que isso vai ficando cada vez mais difícil conforme o tempo passa; o homem velho que se apaixonou e sabe que esta será a última vez; a mulher jovem que nunca se sentiu tão feliz porque começa a descobrir o mundo; o homem jovem porque começou em seu primeiro emprego. Todos desejam parar o tempo em um presente eterno e lutam por se manterem no exato momento em que se encontram. Se veem diante do conflito entre um tempo que se move inexoravelmente e uma necessidade vital de felicidade. Diante desses desejos, uma experiência temporal se abre diante deles, o tempo começa a se desnudar em uma longa viagem por seus mundos e sonhos"
Patrícia é formada em turismo (UFPEL), letras (FURG) e teatro (UFRGS), mestre em teatro (UDESC) e atualmente doutoranda em letras pela PUC-RS.