Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de setembro de 2012

Acampamento Farroupilha está aberto

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Evento em Porto Alegre é o momento maior de valorização da cultura gaúcha
Evento em Porto Alegre é o momento maior de valorização da cultura gaúcha
No momento em que a tarde terminava num Parque Maurício Sirotsky Sobrinho lotado de visitantes, a Chama Crioula foi acesa assim que a Centelha, vinda no início do mês da cidade de Venâncio Aires, chegou ao local. O Fogo foi aceso às 18h20 pelo homenageado do Acampamento Farroupilha, o tradicionalista Alencar Feijó, e pela patrona dos Festejos Farroupilhas 2012, Nilsa Lessa, a primeira mulher a receber essa homenagem na Semana Farroupilha. O ato marcou o abertura oficial nesta sexta-feira, 7, do 25º Acampamento Farroupilha da Capital, que segue até o dia 20, quando a chama será apagada. (fotos)
O prefeito José Fortunati destacou a tradição que a Chama representa, a cada dia mais consolidada entre os gaúchos, dando as boas-vindas às 360 entidades que montaram seus piquetes e representações no Parque. “Além de comemorarmos 30 anos do Parque, comemoramos os 25 anos em que recebemos aqui uma verdadeira cidade, que é o Acampamento Farroupilha, que é acima de tudo um grande encontro da tradição gaúcha”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga, enalteceu o empenho de todos para realizar uma das maiores festas populares do Estado e do Brasil, que a cada ano se qualifica. Já o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Erival Bertolini, disse que, embora a tradição gaúcha seja valorizada durante todo o ano, o evento em Porto Alegre é o momento de maior confraternização e comemoração da cultura gaúcha.
A cerimônia também contou com a presença do presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Vinícius Brum, o presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, Manoelito Savaris, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Paulo Guimarães, entre outras autoridades, e prendas e peões.
O acampamento deste ano conta com pelo menos 360 entidades acampadas, entre piquetes, CTGs e DTGs. A estimativa da organização é de que se repita o público registrado nos últimos dois anos, de 1 milhão de visitantes. O Parque da Harmonia também recebe a Feira de Artesanato, com mais de 50 expositores.
Saiba mais:
Entre as novidades deste ano está a grande Praça de Convivência no centro do Parque Harmonia. O espaço imita aldeias do século XIX e um ambiente ecologicamente correto, onde também serão entregues materiais instrutivos de reciclagem. Educadores ambientais farão trabalho com os acampados no sentido de separar o lixo e entregar o óleo de cozinha usado.
Alimentação - A festa deste ano conta com novidades na gastronomia, entre elas uma picanharia, uma chopperia e um café campeiro que será vendido na padaria do parque. A praça de alimentação será voltada para a tradição e disponibilizará mais iguarias da culinária campeira. O parque tem ainda supermercado, padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar.
Saúde - O posto de saúde do Acampamento Farroupilha funciona 24 horas com três ambulatórios, sala de atendimento de emergência e duas ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves são encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro. O posto fica ao lado do Centro de Eventos.


/acampamento_farroupilha
Texto de: Angela Bortolotto
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.