Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

26 de setembro de 2012

Largo Glênio Peres ganha 19 jatos de água ornamentais



Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Local também ganhou deques cobertos, pavimentação, wireless e câmeras
Local também ganhou deques cobertos, pavimentação, wireless e câmeras
Mais uma etapa da revitalização do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital, foi entregue nesta quarta-feira, 26, à população com a inauguração dos 19 jatos de água ornamentais que, à noite, são iluminados por luzes multicoloridas, fazendo uma linha junto à fachada do Mercado Público. Os jatos que ejetam água a 2,5 metros de altura, são abastecidos por um reservatório de 12 mil litros, construído no subsolo do Largo, e operado por um conjunto de três bombas elétricas. A água utilizada é recolhida e conduzida ao reservatório para reaproveitamento. (fotos)
Lícia Peres, viúva do jornalista que dá nome ao espaço público, disse ser este um dia de muita alegria por perceber que as pessoas que curtem Porto Alegre também cuidam da cidade. “Quando passo por aqui o meu coração se aquece, porque o Glênio defendia que a cidade tivesse um espaço público para manifestações políticas e culturais, além de ser possível também ser uma área de fruição da cidade”, observa, salientando que, sem dúvida ele teria muito orgulho em saber que este espaço hoje leva seu nome.
Representando a Prefeitura, Izabel Matte, coordenadora-geral do Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), falou da importância do Largo para o imaginário da cidade e sua representatividade como local de manifestações populares. “É importante garantir a permanência da história para as futuras gerações e devolver à cidade um equipamento emblemático”, ressaltou. Também enfatizou uma nova forma de trabalhar que a administração municipal vem implementando de planejar, desenvolver método, perseguir os desafios e consagrar os resultados, por meio de um modelo de gestão, valorizando as parcerias e a integração com todos os setores.
Além dos jatos de água iluminados por lâmpadas de LED em diversas cores, faz parte da recuperação e revitalização do Largo, o conjunto de deques para bares e restaurantes, que recebeu coberturas fixas iluminadas internamente por fios de lâmpadas LED. Também foram substituídos 2 mil m2 de pavimento e colocadas rede wireless, três câmeras de vídeo monitoramento e sistema de iluminação pública, com 14 novos pontos com lâmpadas de vapor metálico, que consome menos e ilumina 40% a mais. O alargamento dos canteiros da avenida Borges de Medeiros e o paisagismo com palmeiras compõem esse conjunto. A substituição do antigo pavimento de basalto por piso de blocos de concreto colocará fim ao crônico problema de manutenção exigido pelo piso de basalto.
A recuperação do espaço aconteceu em regime de Parceria Público Privada entre a Prefeitura, por meio do Projeto Viva o Centro, e a Coca Cola - Vonpar, que adotou o espaço. Além dos investimentos realizados no Largo, a parceria inclui a constante manutenção dos deques e dos jardins da Praça XV.
Viva o centro - Investimentos públicos e privados vêm operando importantes mudanças na imagem da área central da cidade, por meio do projeto Viva o Centro, que tem como objetivo a valorização do Centro Histórico, considerando sua diferenciação em relação às demais regiões da cidade, reforçando e qualificando sua atratividade. O impacto desses investimentos podem ser sentidos no crescimento do índice populacional da região, a valorização dos imóveis residenciais e comerciais, o incremento no setor comercial e de serviços, com a abertura de lojas-conceito novos restaurantes e revitalização de antigos espaços. A recuperação do Centro Histórico da Capital alinha-se ao movimento internacional de recuperação de sítios históricos, principais polos geradores de turismo nas grandes cidades e referência da memória e cultura de seus habitantes.


/centrohistorico /revitalizacao
Texto de: Mirian Bravo
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.