Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de setembro de 2012

Turismo oferece visitas guiadas no Acampamento Farroupilha


Foto: Divulgação/PMPA
As Caminhadas Turísticas no Acampamento Farroupilha iniciarão na próxima segunda-feira, 10

As Caminhadas Turísticas no Acampamento Farroupilha iniciarão na próxima segunda-feira, 10

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) promove nova edição das Caminhadas Turísticas no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, consagrado como um dos maiores eventos da cultura popular gaúcha. As visitas são gratuitas e iniciarão na próxima segunda-feira, 10. Os demais passeios estão programados para os dias 12 e 15 deste mês. No total, serão quatro caminhadas.
Promovidas desde 2009, as visitas guiadas oferecem a moradores e em especial aos turistas uma oportunidade de se aproximarem e conhecerem um pouco melhor as tradições e a cultura do Rio Grande do Sul, que são o grande destaque do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) até o dia 23 de setembro. Os roteiros são orientados por um guia de turismo que enriquece a visita com informações e curiosidades sobre o Acampamento e a historia rio-grandense.
As caminhadas partirão da frente do espaço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A primeira parada será no Piquete dos Bancários. No local, os grupos conhecerão a história do truco, jogo de origem italiana incorporado à cultura gaúcha. Na sequência será visitado o piquete Negrinho do Pastoreio, onde os participantes serão recebidos pelo patrão Pedro Moreira, que contará a história do evento e da criação do piquete, em 1982, sendo um dos mais antigos.
Já o piquete Laços de Sangue mostrará a importância da água para a agricultura. O próximo ponto de parada será o piquete Rodrigo Cambará, que transmitirá ao vivo pela internet as imagens de suas 21 câmeras espalhadas pelo acampamento. Para fechar os passeios, os grupos visitarão o piquete Aporreados do 38, que fará a mostra Cavalgada, Limites e Fronteiras, com objetos, fotografias e técnicas desenvolvidas durante a 1ª Volta a Cavalo do Rio Grande do Sul.
Reservas e agenda – As Caminhas Turísticas terão duração de 1h30 e serão realizadas para grupos de, no máximo, 25 pessoas. Na segunda-feira, 10, o passeio começará às 15h. Na quarta-feira, haverá duas saídas, a primeira às 10h e a segunda às 15h, e a última edição, dia 15, se iniciará às 10h. As reservas devem ser feitas pelos telefones (51) 3289.0176 ou 156 (opção 5). Em caso de chuva, as visitas serão canceladas.
Acampamento Farroupilha – O Acampamento Farroupilha é uma verdadeira cidade temática, com mais de 370 piquetes e quase 100 pontos comerciais que vendem alimentos, bazar, roupas e artesanato. Até 23 de setembro haverá uma intensa programação cultural repleta de shows, bailes, tertúlias, apresentações teatrais, de dança, além das provas campeiras. Uma estrutura de quase 2 mil pessoas trabalhará para atender um milhão de visitantes nestes dias, com garantia de estrutura, serviços e segurança.

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.