Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

11 de setembro de 2012

Porto Alegre assina Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura (SNC)

O extrato do Acordo de Cooperação Federativa celebrado entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Ministério da Cultura para a integração do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 27 de agosto de 2012. Pelo acordo, Porto Alegre se compromete a desenvolver um plano de trabalho que definirá o cronograma de implementação e/ou adaptação dos componentes constituintes do Sistema Municipal de Cultura às diretrizes do Sistema Nacional de Cultura, a saber:

Componentes obrigatórios - Secretaria Municipal de Cultura ou órgão equivalente; Conselho Municipal de Política Cultural; Conferência Municipal de Cultura; Plano Municipal de Cultura; e Sistema Municipal de Financiamento à Cultura;

Componentes não-obrigatórios - Sistema de Informações e Indicadores Culturais; Programa de Formação na Área da Cultura; e Sistemas Setoriais de Cultura.

Segundo o acordo, o prazo para execução do Plano de Trabalho se estende até o dia 31 de dezembro de 2012, podendo ser prorrogado.

Vantagens da adesão
Em contrapartida, a oficialização da adesão servirá para montar mecanismos de repasse de recursos; fortalecer as instâncias de participação social, visando uma maior racionalidade, efetividade e continuidade das políticas públicas em cultura, e estabelecer princípios e diretrizes comuns entre as partes.

Repasse de verbas
Entre as vantagens, por exemplo, está o acesso de Porto Alegre a recursos oriundos diretamente da União, a exemplo do que defende o PL 6.722/2012, que visa instituir o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura - Procultura (substituto para a Lei Rouanet), quando propõe o repasse de, no mínimo, 30% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura diretamente aos estados e municípios devidamente pactuados.

Situação de Porto Alegre
Dentre os componentes obrigatórios previstos no acordo, Porto Alegre ainda não possui o Plano Municipal de Cultura. Entretanto, o PMC vem sendo construido desde 1º de agosto de 2012, data da divulgação da portaria que institucionalizou seu núcleo executivo. O Plano Municipal de Cultura é o componente do Sistema Municipal de Cultura que define quais são as metas das políticas públicas em cultura para os próximos dez anos.

Acompanhe a construção do Plano Municipal da Cultura de Porto Alegre através do blog http://planomunicipaldeculturaportoalegre.blogspot.com.br.

Texto e divulgação: Observatório da Cultura de Porto Alegre
Link: Diário Oficial da União (27/08/2012)