A CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS
Principais fontes de fomento ao setor audiovisual
Curitiba/PR
Dias 05 e 06 de outubro (sexta e sábado)
Sexta das 14h às 18h e sábado das 09h às 12h e das 14h às 17h
Local das Aulas
Escola Próximo Passo (Antigo Prédio do Colégio santa Maria)
Rua XV de Novembro 904 Centro Curitiba/PR
(Ao lado do Espaço Cultural da Capela Santa Maria e em Frente ao Teatro Guaíra)
Porto Alegre/RS
Dias 19 e 20 de outubro (sexta e sábado)
Sexta das 14h às 18h e sábado das 09h às 12h e das 14h às 17h
Local das Aulas
Prédio do IAPC Formula Escola de Educação Profissional
Rua Baronesa do Gravataí 700 - Cidade Baixa
(Próximo ao Praia de Belas Shopping nas proximidades da OAB RS na Av Ipiranga)
Inscrições
As inscrições para este curso poderão ser realizadas em Curitiba/PR na Rua Conselheiro Laurindo 502 cj 904 das 10h as 16h ou através da internet/ transferência bancária, solicitando a ficha de inscrição pelo e-mail - cursos@quixoteart.com.br
Investimento
Para inscrições antecipadas efetuadas até o dia 02 de outubro em Curitiba e dia 18 de outubro em Porto Alegre, taxa diferenciada.
Taxa de inscrição de R$ 110,00 (Cento e Dez Reais) por aluno
Para inscrições na data e no local de realização do curso
Taxa de inscrição R$ 130,00 (Cento e Trinta Reais) por aluno.
Instrutor
Marcelo Miguel
Consultor em Gestão Cultural, diretor da Quixote Art & Eventos (Curitiba/PR), ex-Coordenador do Fórum Permanente de Cultura do Estado do Paraná, Produtor e Consultor do Festival de Cinema da Lapa/PR. Aprovou nos últimos dez anos aproximadamente 940 projetos junto a Lei Rouanet, tendo atuado como Consultor, Produtor ou Assistente em 72 projetos culturais.
Na área do audiovisual, Marcelo Miguel tem atuado como produtor do Festival de Cinema da Lapa/PR, que neste ano de 2013 chega em sua sexta edição, além de contribuir com projetos de produção de alguns curtas e média-metragens e programas de TV.
Público Alvo
Este curso será direcionado para produtores audiovisuais, estudantes de cinema e acadêmicos das chamadas ciências humanas e das artes, profissionais da comunicação ligados ao universo do audiovisual, gestores de órgãos públicos e integrantes de entidades do terceiro setor, além de profissionais e futuros profissionais que tenham a pretensão de atuar com a captação de recursos. O curso também é recomendado para os profissionais de agencias de publicidade e comunicação, integrantes de empresas e profissionais responsáveis pelo setor de responsabilidade social e outros integrantes de emissoras de TV a cabo, TVs comunitárias, TVs educativas e/ou universitárias e empresas de produção audiovisual.
Somente serão aceitas inscrições de maiores de 18 anos.
No total serão ofertadas 40 vagas.
Conteúdo Programático
Sexta das 19h às 20h25
Parte 01- Introdução a Produção Cultural e a Economia Criativa. Principais dificuldades e obstáculos no desenvolvimento de projetos culturais. A evolução história do Cinema Brasileiro e da Gestão Pública no Setor Audiovisual. A ANCINE e sua estrutura. Conceitos básicos definidos pela legislação para o setor audiovisual. O CPB e o cadastro de produtores audiovisuais junto a ANCINE.
Sexta das 20h35 às 22h
Parte 02 - Apresentação das Leis de Incentivo à Cultura. Fontes de Financiamento para o desenvolvimento de projetos audiovisuais. Evolução histórica da Lei Rouanet. A tramitação do PL 6722 e a criação do Procultura. Aspectos jurídicos da Lei Rouanet e o tramite para aprovação de projetos. O enquadramento de projetos nos artigos 18 e 26 e suas diferenças. A gestão das contas bancárias e os procedimentos para execução de projetos. Tipos de projetos audiovisuais.
Sábado das 09h às 10h25
Parte 03 Políticas Públicas e a Produção Audiovisual. Descrição de alguns programas de incentivo ao setor. Programa de Apoio a Participação em Festivais Internacionais. Programa IBERMEDIA. Considerações Gerais sobre o Vale Cultura. A nova lei das TVs por assinatura (Lei Federal 12.845)
Sábado das 10h35 às 12h
Parte 04 Apresentação da Lei do Audiovisual. Apresentação dos instrumentos de isenção fiscal através dos art.1, 1A, 3 e 3A da Lei do Audiovisual. O art. 39 da MP 2228/01. Tramite de aprovação e gestão de projetos.
Sábado das 14h às 15h25
Parte 05 Fontes de Financiamento para o audiovisual Apresentação dos principais fundos de apoio para o setor audiovisual. FUNCINE, FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), FINEP e o FNC (Fundo Nacional de Cultura). O PAR Prêmio Adicional de Renda e o Programa ANCINE de Incentivo a Qualidade. Considerações Gerais sobre a Lei Federal 10.179 e o mecanismo de conversão da dívida externa.
Sábado das 15h35 às 17h
Parte 06 Marketing Cultural e a captação de recursos. Desenvolvimento do planejamento de captação e a construção dos planos de negócios. A prospecção de patrocinadores em potencial. Estratégias para a abordagem. A elaboração do material de apoio e apresentação de propostas de patrocínio. A negociação com os patrocinadores. Os contratos de patrocínio e as principais preocupações.
(Durante a realização deste curso, intercalando nos intervalos de cada aula, será exibido e comentado o filme "SANEAMENTO BASICO" como atividade complementar.)
Este curso será realizado na cidade de Brasília/DF nos dias 28 e 29 de setembro
Informações: radioquixote.com ou pelo e-mail cursos@quixoteart.com.br