A CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS
Principais fontes de fomento ao setor audiovisual
Curitiba/PR
Dias 05 e 06 de outubro (sexta e sábado)
Sexta das 14h às 18h e sábado das 09h às 12h e das 14h às 17h
Local das Aulas
Escola Próximo Passo (Antigo Prédio do Colégio santa Maria)
Rua XV de Novembro 904 – Centro – Curitiba/PR
(Ao lado do Espaço Cultural da Capela Santa Maria e em Frente ao Teatro Guaíra)
Porto Alegre/RS
Dias 19 e 20 de outubro (sexta e sábado)
Sexta das 14h às 18h e sábado das 09h às 12h e das 14h às 17h
Local das Aulas
Prédio do IAPC – Formula Escola de Educação Profissional
Rua Baronesa do Gravataí 700 - Cidade Baixa
(Próximo ao Praia de Belas Shopping nas proximidades da OAB RS na Av Ipiranga)
Inscrições
As inscrições para este curso poderão ser realizadas em Curitiba/PR na Rua Conselheiro Laurindo 502 –cj 904 das 10h as 16h ou através da internet/ transferência bancária, solicitando a ficha de inscrição pelo e-mail - cursos@quixoteart.com.br
Investimento
Para inscrições antecipadas efetuadas até o dia 02 de outubro em Curitiba e dia 18 de outubro em Porto Alegre, taxa diferenciada.
Taxa de inscrição de R$ 110,00 (Cento e Dez Reais) por aluno
Para inscrições na data e no local de realização do curso
Taxa de inscrição R$ 130,00 (Cento e Trinta Reais) por aluno.
Instrutor
Marcelo Miguel
Consultor em Gestão Cultural, diretor da Quixote Art & Eventos (Curitiba/PR), ex-Coordenador do Fórum Permanente de Cultura do Estado do Paraná, Produtor e Consultor do Festival de Cinema da Lapa/PR. Aprovou nos últimos dez anos aproximadamente 940 projetos junto a Lei Rouanet, tendo atuado como Consultor, Produtor ou Assistente em 72 projetos culturais.
Na área do audiovisual, Marcelo Miguel tem atuado como produtor do Festival de Cinema da Lapa/PR, que neste ano de 2013 chega em sua sexta edição, além de contribuir com projetos de produção de alguns curtas e média-metragens e programas de TV.
Público Alvo
Este curso será direcionado para produtores audiovisuais, estudantes de cinema e acadêmicos das chamadas ciências humanas e das artes, profissionais da comunicação ligados ao universo do audiovisual, gestores de órgãos públicos e integrantes de entidades do terceiro setor, além de profissionais e futuros profissionais que tenham a pretensão de atuar com a captação de recursos. O curso também é recomendado para os profissionais de agencias de publicidade e comunicação, integrantes de empresas e profissionais responsáveis pelo setor de responsabilidade social e outros integrantes de emissoras de TV a cabo, TVs comunitárias, TVs educativas e/ou universitárias e empresas de produção audiovisual.
Somente serão aceitas inscrições de maiores de 18 anos.
No total serão ofertadas 40 vagas.
Conteúdo Programático
Sexta das 19h às 20h25
Parte 01- Introdução a Produção Cultural e a Economia Criativa. Principais dificuldades e obstáculos no desenvolvimento de projetos culturais. A evolução história do Cinema Brasileiro e da Gestão Pública no Setor Audiovisual. A ANCINE e sua estrutura. Conceitos básicos definidos pela legislação para o setor audiovisual. O CPB e o cadastro de produtores audiovisuais junto a ANCINE.
Sexta das 20h35 às 22h
Parte 02 - Apresentação das Leis de Incentivo à Cultura. Fontes de Financiamento para o desenvolvimento de projetos audiovisuais. Evolução histórica da Lei Rouanet. A tramitação do PL 6722 e a criação do Procultura. Aspectos jurídicos da Lei Rouanet e o tramite para aprovação de projetos. O enquadramento de projetos nos artigos 18 e 26 e suas diferenças. A gestão das contas bancárias e os procedimentos para execução de projetos. Tipos de projetos audiovisuais.
Sábado das 09h às 10h25
Parte 03 – Políticas Públicas e a Produção Audiovisual. Descrição de alguns programas de incentivo ao setor. Programa de Apoio a Participação em Festivais Internacionais. Programa IBERMEDIA. Considerações Gerais sobre o Vale Cultura. A nova lei das TVs por assinatura (Lei Federal 12.845)
Sábado das 10h35 às 12h
Parte 04 – Apresentação da Lei do Audiovisual. Apresentação dos instrumentos de isenção fiscal através dos art.1, 1A, 3 e 3A da Lei do Audiovisual. O art. 39 da MP 2228/01. Tramite de aprovação e gestão de projetos.
Sábado das 14h às 15h25
Parte 05 – Fontes de Financiamento para o audiovisual – Apresentação dos principais fundos de apoio para o setor audiovisual. FUNCINE, FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), FINEP e o FNC (Fundo Nacional de Cultura). O PAR – Prêmio Adicional de Renda e o Programa ANCINE de Incentivo a Qualidade. Considerações Gerais sobre a Lei Federal 10.179 e o mecanismo de conversão da dívida externa.
Sábado das 15h35 às 17h
Parte 06 – Marketing Cultural e a captação de recursos. Desenvolvimento do planejamento de captação e a construção dos planos de negócios. A prospecção de patrocinadores em potencial. Estratégias para a abordagem. A elaboração do material de apoio e apresentação de propostas de patrocínio. A negociação com os patrocinadores. Os contratos de patrocínio e as principais preocupações.
(Durante a realização deste curso, intercalando nos intervalos de cada aula, será exibido e comentado o filme "SANEAMENTO BASICO" como atividade complementar.)
Este curso será realizado na cidade de Brasília/DF nos dias 28 e 29 de setembro
Informações: radioquixote.com ou pelo e-mail cursos@quixoteart.com.br