Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de setembro de 2012

Viaduto Otávio Rocha é tema de exposição no Atelier Livre

Foto: Divulgação/PMPA
Mostra é composta por 224 trabalhos sobre a obra, inaugurada em 1932
Mostra é composta por 224 trabalhos sobre a obra, inaugurada em 1932
Foto: Divulgação/PMPA

Nesta segunda, 18, inaugura a exposição Viaduto da Borges - Um Postal para Porto Alegre, às 17h30, no Espaço Alternativo do Atelier Livre (avenida Érico Veríssimo, 307), de arte postal sobre imagens e fotos do Viaduto Otávio Rocha, importante obra arquitetônica da capital gaúcha. No Atelier Livre, a mostra permanecerá aberta para visitação até o dia 30 de setembro, de segunda a quinta-feira, entre 9h e 21h, e nas sextas-feiras, das 9h às 18h. A exposição é alusiva aos 240 anos da Capital e conta com apoio da Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Chico Lisboa e patrocínio da Associação de Magistrados da Justiça Federal da 4ª Região (AMATRA 4).

A mostra é composta por 224 trabalhos sobre o viaduto, inaugurado em 1932, no Centro Histórico. Os artistas inscreveram suas obras de acordo com as regras do edital, lançado pela Comissão de Cultura do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em fevereiro deste ano. A exposição já passou pelo saguão do prédio sede do TRT4 e pelo Foro Trabalhista de Porto Alegre.

Conforme a coordenadora da exposição e da Comissão de Cultura do TRT4, desembargadora Vania Mattos, o Viaduto da Borges é um marco na cidade. Segundo a coordenadora, as imagens expostas exaltam a beleza arquitetônica e artística do viaduto, além de chamarem a atenção para a necessidade de preservação desse patrimônio histórico. A exposição é produzida por Isabel Pizzato e tem curadoria de Mara Caruso, ambas servidoras do TRT4.

Arte Postal - Arte Postal ou Arte Correio é uma manifestação artística que iniciou nos anos 60, mas vem até os nossos dias, principalmente pela facilidade de comunicação possibilitada pela web. A Arte Postal surgiu como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte. Seu objetivo também em vários momentos foi veicular informação, apoio ou protesto.

Meio de expressão livre, o Artista Postal expressa-se com técnicas diversas, como colagens, fotografia, gravura, desenho, arte digital e outras.


/cultura
Texto de: Gabriel
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.