A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), realizou a entrega do trofeú Mulher Gaúcha, na tarde desta segunda-feira (17), no Parque Harmonia. A premiação, concedida pelo segundo ano consecutivo, é destinada às mulheres que se destacaram no desenvolvimento de projetos sociais e atividades culturais direcionadas à valorização da mulher gaúcha.
Na abertura, a secretária de Políticas para as Mulheres, Marcia Santana, salientou que o troféu é o reconhecimento e a valorização da história de muitas mulheres que ajudaram a construir a riqueza e a paz no Rio Grande do Sul: “Não queremos fazer somente a entrega de um prêmio, mas contar a história da participação feminina na revolução de ideias e na cultura”.
Já o presidente da FIGTF, Rodi Pedro Borghetti, lembrou que no passado a mulher era proibida de entrar em um galpão e hoje, graças a sua atuação, isso já não ocorre. Ele citou ainda o caso da eleição da primeira patroa do 35 CTG.
O troféu é uma iniciativa das secretarias da Cultura e de Políticas para as Mulheres, Comissão Gaúcha de Folclore e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); com o apoio da Companhia Riograndense de Mineração (CRM).
Homenageadas:
Marcia Borges da Silva – patroa do 35 CTG
Gilda Galeazzi – Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista
Stela Frias – secretária da Administração e Recursos Humanos
Dinara Xavier Paixão – Comissão Gaúcha de Folclore da Região Central do RS
Nilza Lessa – Patrona da Semana Farroupilha
Prendas: Luana Raquel Wojciechowski, Luise Picolato, Maitê Lorenzoni Antonini, Amália Pletsch, Verônica Lorenset Padoin, Nathália Rodrigues, Raquel Pinheiro Pereira, Gabriela Ertel Heinnene e Érika Martins Benevenute
Texto: Rita Escobar
Edição: Asscom Sedac