Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de setembro de 2012

Desfile Farroupilha acontece dia 19

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Desfile movimentará milhares de pessoas na av. Edvaldo Pereira Paiva
Desfile movimentará milhares de pessoas na av. Edvaldo Pereira Paiva
O desfile temático da Semana Farroupilha deste ano contará com nove carros e mais de 1,5 mil participantes, que apresentarão as riquezas do Rio Grande do Sul. Realizado desde 2003, em uma promoção da Prefeitura de Porto Alegre, Fundação Cultural Gaúcha do MTG e Ministério da Cultura, o desfile acontecerá quarta-feira, 19, às 21h, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com entrada gratuita. De acordo com os organizadores, o tema deste ano tem o objetivo de despertar nas entidades tradicionalistas, nas escolas e em toda a sociedade o interesse pelo estudo e pela divulgação das riquezas do Estado. Os carros irão explorar temas como fauna, flora, água, agricultura, indústria, comércio, produção de energia, extrativismo e cultura
Definido durante o 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho, no mês de janeiro, em Pelotas, a apresentação terá como tema o Espetáculo Nossas Riquezas, contará com nove carros temáticos. O objetivo do desfile é mostrar que as riquezas do Rio Grande do Sul, além daquelas da própria natureza, são fruto do trabalho e do espírito empreendedor da população, que se formou pela miscigenação de raças e origens variadas. Os carros alegóricos do evento foram apresentados dia 13 no Complexo Cultural Porto Seco.
Agricultura - O desenvolvimento da agricultura no Estado será tema de um dos carros que irá passar pela avenida. O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da produção agrícola, as culturas, bem como os primeiros instrumentos de trabalho e sua evolução. Cada município destacará os produtos mais importantes.
Indústria - Um dos setores mais importantes da economia do Estado também terá lugar no desfile temático. Serão apresentados os destaques de cada uma das regiões gaúchas e setores mais desenvolvidos, como por exemplo o coureiro-calçadista, metalúrgico, moveleiro, químico e de vestuário.
Comércio - O desfile trará o desenvolvimento comercial do Rio Grande do Sul como um dos temas abordados, as trocas e a comercialização de produtos, atividade marcante dos mascates, as primeiras casas de comércio, armazéns, bem como as formas históricas de pagamento.
Água - A água que mata a sede, que irriga as plantações, que possibilita a navegação, que serve de habitat aos peixes, é a mesma que forma cascatas, que move moinhos e turbinas das usinas hidrelétricas.
Cultura - O desfile terá a particularidade de valorizar a cultura gaúcha manifestada das mais variadas formas (música, dança, literatura, usos e costumes, indumentária etc.). Conforme afirmam os organizadores, a cultura tem sido importante também para o desenvolvimento do turismo na região.
Extrativismo - A atividade de extração de riqueza, especialmente do subsolo, mesmo que não tenha sido uma atividade econômica fundamental, merece ser valorizada. O carvão que move as termelétricas, a areia presente na construção civil, as pedras preciosas e semipreciosas, a argila com que são produzidas telhas e tijolos e o calcário utilizado na agricultura, por exemplo, são elementos relevância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Energia - A produção de energia é fator fundamental para o desenvolvimento das sociedades. A produção energética, no Rio Grande do Sul, é representada pelas hidrelétricas, termelétricas (o carvão), parques eólicos, além da transformação do petróleo em combustível. A energia que ilumina casas e ruas, que permite o funcionamento das indústrias, que traz confortos ao homem, é a mesma que garante o funcionamento dos hospitais e o transporte moderno.
Fauna e Flora - Desenhado pelo artista plástico Guaraci Feijó, os carros temáticos foram desenvolvidos com o objetivo de mostrar particularidades de cada região, e com a fauna e flora gaúcha não foi diferente. Com apresentação de mais de 1,5 mil integrantes, alguns dos destaques do desfile serão aves, peixes e animais terrestres, bem como a erva-mate, o umbu e as araucárias.
Texto de: Marcelo Oliveira da Silva
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.