Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

14 de setembro de 2012

Alegrete e Santana do Livramento duelam por título de maior desfile Farrapo


Rivalidade antiga vem à tona nos festejos farroupilhas, com preparação especial nos dois lados


Alegrete e Santana do Livramento duelam por título de maior desfile Farrapo Alessandra Barros/Especial
Artistas plásticos foram contratados para fazer carros temáticos em Santana do Livramento Foto: Alessandra Barros / Especial
Está lançado o desafio. Sob sigilo, Centros de Tradição Gaúcha e coordenadores dos desfiles farroupilha trabalham na preparação dos dois maiores eventos do Estado para o 20 de setembro. Reavivando uma disputa histórica, Santana do Livramento e Alegrete já apregoam que cada qual terá o maior desfile Farrapo.

A rivalidade é antiga, embora ninguém saiba explicar de onde surgiu. Durante o ano todo, alegretenses e santanenses convivem unidos o amor pela tradição. Os artistas de uma cidade apresentam-se na outra, e são bem recebidos nos dois costados. Churrascadas, rodeios crioulos, tudo pode ser compartilhado.

Mas em época farroupilha as coisas mudam: muita gente tira férias para participar em tempo integral e detalhes do que está sendo preparado para cada desfile vira segredo de Estado, porque quando entrarem na avenida no dia 20, o orgulho gaúcho de ser o melhor e o maior, vai falar mais alto.

Artistas plásticos de Artigas, que anualmente fazem o carnaval de Uruguaiana e Pelotas, foram contratados pela primeira vez para fazer os carros temáticos do desfile em Santana do Livramento.

O uruguaio Fábio Bautista, 32 anos, dedica tempo integral ao trabalho de preparar os carros que irão à avenida. A diferença é que o serviço normalmente feito em galpões das escolas de samba, este ano é sediado por um CTG. O fato de o desfile envolver os dois países — já que parte de Santana do Livramento e atravessa a fronteira para Rivera, no Uruguai —, o empolga ainda mais.

— Aqui se vive a verdadeira integração das zonas de fronteira — salienta.

Em Alegrete, o número de cavaleiros e a presença maciça de cavalos crioulos deve ser um destaque. Todas as manhãs, o criador e narrador de rodeios Amaril Becker dos Santos, 30 anos, dá início a uma rotina de banhar, escovar e pentear os cavalos crioulos que vão brilhar no desfile. Dedica mais de meia hora por cavalo. Ao final, o toque especial fica por conta dos assessórios na crina e na cola (rabo).

— É um tal de salão de beleza de quatro patas, e a pasta de sapato vai no casco — brinca o tratador, que pretende desfilar também no 20 de setembro.

Pra assistir de camarote

Santana do Livramento
Quando: das 9h às 14h
O quê: previsão é de 7 mil pessoas a cavalo, 13 carros temáticos, caminhões, charretes e carroças
Trajeto: começa em Santana do Livramento e atravessa a linha divisória da fronteira, encerrando em Rivera, no Uruguai

Alegrete
Quando: das 9h às 12h30min
O quê: devem participar mais de 12 mil pessoas, somando cavaleiros e participantes de 62 centros de tradição gaúcha e piquetes
Trajeto: parte da rua Maris de Barros e encerra-se na Cidade Alta 
 
ZERO HORA