Valor deve ser liberado nos próximos dias para as melhorias viárias no Humaitá
Prefeitura prevê finalizar obras em 2013
Foto:
Belfoto / Divulgação
Os recursos pingam a conta-gotas para a construção da infraestrutura
viária que dará suporte à mobilidade urbana na área da Arena do Grêmio,
no bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre. Dos R$ 30,5 milhões
que a prefeitura pretendia contar ainda este ano para dar continuidade
às obras, somente R$ 10 milhões deverão estar disponíveis nos próximos
dias.
O valor foi aprovado via emenda parlamentar em Brasília. No último dia 11, a Caixa Econômica Federal (CEF) avisou à prefeitura da Capital que já contava com os recursos, e, agora, resta a liberação, por meio da assinatura do contrato. Enquanto isso, os projetos executivos de mobilidade urbana da área estão sendo elaborados, e deverão se adaptar aos recursos obtidos.
Desde as perspectivas iniciais, em abril, já se previa que a Arena seria inaugurada sem a infraestrutura viária completa no seu entorno – para ir aos jogos do Grêmio, os torcedores terão de atravessar ruas sem pavimentação. Naquela época, já havia R$ 8,7 milhões empenhados pela bancada gaúcha em Brasília, que se somaram às contrapartidas da prefeitura para dar a arrancada nas obras, totalizando R$ 14,9 milhões, de acordo com o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt.
— O novo valor, de R$ 10 milhões, é para a continuação dessas obras que estão em curso — afirmou.
Basicamente, estão sendo construídos os sistemas de drenagem da região. O dinheiro permitirá a abertura de uma nova via, a Rua 1 – que circundará a Arena –, e as duplicações da Rua Voluntários da Pátria (trecho entre a Avenida Padre Leopoldo Brentano e o prolongamento da Avenida A. J. Renner) e da Brentano (entre a Voluntários e a A. J. Renner).
Prefeitura prevê finalizar obras em 2013
Mesmo com o pinga-pinga de recursos, a prefeitura confia que as obras do entorno da Arena estarão finalizadas em junho de 2013. O valor necessário para adaptar toda a região ao trânsito que para lá será dirigido é calculado em R$ 82 milhões.
O impacto do fluxo de veículos deverá ser muito forte a partir de dezembro de 2013, quando a Rodovia do Parque (BR-448) deverá estar concluída. Atualmente, ganha corpo a gigantesca estrutura do viaduto estaiado que fará a ligação entre Canoas e Porto Alegre. O viaduto terá 65 metros de altura, porte que já se pode perceber em frente ao Humaitá. Também há a previsão de construção, a partir de 2014, da segunda ponte sobre o Guaíba, que deverá jogar ainda mais veículos para dentro da região.
Desafios viários
A construção das alternativas viárias no bairro Humaitá com a chegada da Arena do Grêmio, Rodovia do Parque e segunda ponte do Guaíba custará R$ 82 milhões. No momento, R$ 14,9 milhões estão sendo utilizados para as obras básicas. Em alguns dias, deverão ser confirmados mais R$ 10 milhões. Esses valores permitirão a construção do sistema de drenagem e abertura e duplicação de vias na região. A previsão é de que as obras sejam concluídas em junho de 2013
O valor foi aprovado via emenda parlamentar em Brasília. No último dia 11, a Caixa Econômica Federal (CEF) avisou à prefeitura da Capital que já contava com os recursos, e, agora, resta a liberação, por meio da assinatura do contrato. Enquanto isso, os projetos executivos de mobilidade urbana da área estão sendo elaborados, e deverão se adaptar aos recursos obtidos.
Desde as perspectivas iniciais, em abril, já se previa que a Arena seria inaugurada sem a infraestrutura viária completa no seu entorno – para ir aos jogos do Grêmio, os torcedores terão de atravessar ruas sem pavimentação. Naquela época, já havia R$ 8,7 milhões empenhados pela bancada gaúcha em Brasília, que se somaram às contrapartidas da prefeitura para dar a arrancada nas obras, totalizando R$ 14,9 milhões, de acordo com o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt.
— O novo valor, de R$ 10 milhões, é para a continuação dessas obras que estão em curso — afirmou.
Basicamente, estão sendo construídos os sistemas de drenagem da região. O dinheiro permitirá a abertura de uma nova via, a Rua 1 – que circundará a Arena –, e as duplicações da Rua Voluntários da Pátria (trecho entre a Avenida Padre Leopoldo Brentano e o prolongamento da Avenida A. J. Renner) e da Brentano (entre a Voluntários e a A. J. Renner).
Prefeitura prevê finalizar obras em 2013
Mesmo com o pinga-pinga de recursos, a prefeitura confia que as obras do entorno da Arena estarão finalizadas em junho de 2013. O valor necessário para adaptar toda a região ao trânsito que para lá será dirigido é calculado em R$ 82 milhões.
O impacto do fluxo de veículos deverá ser muito forte a partir de dezembro de 2013, quando a Rodovia do Parque (BR-448) deverá estar concluída. Atualmente, ganha corpo a gigantesca estrutura do viaduto estaiado que fará a ligação entre Canoas e Porto Alegre. O viaduto terá 65 metros de altura, porte que já se pode perceber em frente ao Humaitá. Também há a previsão de construção, a partir de 2014, da segunda ponte sobre o Guaíba, que deverá jogar ainda mais veículos para dentro da região.
Desafios viários
A construção das alternativas viárias no bairro Humaitá com a chegada da Arena do Grêmio, Rodovia do Parque e segunda ponte do Guaíba custará R$ 82 milhões. No momento, R$ 14,9 milhões estão sendo utilizados para as obras básicas. Em alguns dias, deverão ser confirmados mais R$ 10 milhões. Esses valores permitirão a construção do sistema de drenagem e abertura e duplicação de vias na região. A previsão é de que as obras sejam concluídas em junho de 2013
ZERO HORA