Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de julho de 2012

CCMQ celebra 106º aniversário de Mário Quintana com diversas atrações

Entre 30 de julho e 02 de agosto, a Casa de Cultura Mario Quintana traz uma programação especial para comemorar o 106º aniversário de nascimento do poeta Mario Quintana, celebrado no dia 30 deste mês. A programação é voltada para o público infanto-juvenil e é totalmente gratuita. Para os adultos, Maratona poética Revivendo Quintana, leituras de temas poéticos de Quintana que enfocam, principalmente, a sexualidade e o humor; Sarau poético-musical Quintanares, poemas de Quintana recitados intercalados por música instrumental; e Um quarto de Quintana no quarto, com o grupo de Teatro Lá em Casa.
Confira abaixo a programação:
Segunda-feira, 30 de julho
14h – Oficina Stop-motion (Iecine), com Sheisa Bittencourt
Voltada para o público infanto-juvenil, a partir dos dez anos. Os inscritos deverão trazer sucatas, blocos e caixas para montar o cenário e os personagens. Stop-motion é uma técnica de animação quadro a quadro, feito por uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, a massa de modelar e sucatas. Além de aprender sobre essa técnica cinematográfica, os participantes vão ter seu trabalho exposto, já que depois de pronto, o vídeo será exibido. Inscrições pelo email oficinaccmq@gmail.com
14h30 – Visita guiada para crianças com a Traça Biblió
A visita pela CCMQ é conduzida de forma lúdica pela personagem Traça Biblió, criada por Carlos Urbim, apresentada pela atriz Dinorah Araújo.
16h – Opereta Pé de Pilão (espetáculo infantil)
Concepção de Cláudio Levitan sobre livro de Mario Quintana, com músicas de Levita, Vitor Ramil e Nico Nicolaiewsky. Cinco atores-músicos contam e cantam a história do menino que virou pato e de sua avó enfeitiçada que perde seu encanto, o de nunca envelhecer.
Cinco atores-músicos contam e cantam a história do menino que virou pato e de sua avó enfeitiçada que perde seu encanto Foto: Eneida Serrano
17h e 19h – Maratona poética Revivendo Quintana
Leituras de temas poéticos de Quintana, enfocando, principalmente, a sexualidade e o humor, apresentado pelo grupo Marias, Amélias e Camélias e convidados. A apresentação ocorre na Biblioteca Érico Veríssimo.
20h – Um quarto de Quintana no quarto
Mostra o trabalho de quatro atores que, juntos, constroem um roteiro onde se utilizam de parte da obra de Mario Quintana e de sua história pessoal para construir um ambiente teatral sensível e poético. A encenação é do Grupo de Teatro Lá em Casa.
Terça-feira, 31 de julho
12h – Visita guiada da Casa
História do prédio, do centro cultural e do poeta contada pelo guia de Turismo Carlos Alberto Carvalho.
14h – Oficina cinema Stop-motion
15h – Brincadeiras na Travessa
Oficina aberta na Travessa dos Cataventos com a professora e atriz Arlete Cunha.
16h – Apresentação no Quindim do Quintana - O Quindim do palhaço
Um palhaço se encanta com doce preferido do poeta. Atrapalhado e brincalhão, utiliza números de mágica e circo numa viajem brincando com a literatura infantil do escritor, usando seus principais livros. Com Eduardo Toledo, uma realização do grupo Tabarin.
17h – Apresentação Batucatu com Elinka
18h – Abertura da exposição O poeta e as crianças - alunos da Oficina de Arte Sapato Florido e do CDE.
Quarta-feira, 1° de agosto
14h – Oficina cinema Stop-motion
15h – Brincadeiras na Travessa
Oficina aberta de bonecos para educação Ambiental com o bonequeiro Denis Moreira.
16h – Apresentação no Quindim do Quintana
A banda Zuando Som - direção artística e produção de Ridan Albuquerque, com Rodrigo Prates (voz e violão) e Rafael Ferrari (violão e backing vocal) – retrata as fantasias do cotidiano infantil.
17h – Intervenção de malabares e música – Contraqueda e convidados
O grupo circense formado por Carol Martins, Natália Utz e Renata Nascimento estuda diferentes formas de manipulações, utilizando objetos convencionais e não-convencionais em suas intervenções de malabarismo. Sua pesquisa marca o dia a dia do homem contemporâneo em diferentes espaços urbanos e dialoga com outras áreas culturais como a música e o audiovisual. Para esta intervenção, além das integrantes do grupo, teremos as projeções ao vivo de Martina Manfrin e improvisações dos músicos Carina Levitan e Mauro Pogorelsky.
19h - Sarau poético-musical Quintanares e Melodias
Poemas de Quintana recitados intercalados por música instrumental ligada, de alguma forma, à filosofia poética de Mario, com Jairo Klein (ator e declamador), Floreny Ribeiro (poetisa e declamadora) e Antonyo Rycardo (violonista).
Quinta-feira, 2 de agosto
9h30 – Baú Imaginário
Uma visita poética e lúdica à Casa de Cultura com Leonor Pereira, onde a cada espaço da casa é contada um pouco da história do nosso poeta. Ao chegar na Sala da Brinquedoteca é encontrado o Baú imaginário onde as crianças conhecem as obras infantis do poeta.
12h30 – Apresentação no Quindim do Quintana - Palhaço Walter Velásquez (Argentina)
O ator e diretor Walter Velásquez e a Companhia sem Polegares percorrem três cidades no Rio Grande do Sul com espetáculo Rescate emotivo (No Pas Rés!) em pareceria com o Palco Fora do Eixo.
14h – Apresentação curta da oficina de Cinema
15h – Brincadeiras na Travessa
Oficina aberta Descobrindo o Teatro, com a professora e atriz Jacqueline Rosa, jogos cênicos e cooperativos.
16h – Apresentação no Quindim do Quintana
Os artistas de circo de rua Diego Deodato e Ramón Ortiz apresentam Reportalhaços: histórias e notícias de dois palhaços, com os números O espelho, Divagando na Ilusão e Bonn Apetit.
Texto: Lúcia Karam
Edição: Asscom Sedac