Entre 30 de julho e 02 de agosto, a Casa de Cultura Mario Quintana traz uma programação especial para comemorar o 106º aniversário de nascimento do poeta Mario Quintana, celebrado no dia 30 deste mês. A programação é voltada para o público infanto-juvenil e é totalmente gratuita. Para os adultos, Maratona poética Revivendo Quintana, leituras de temas poéticos de Quintana que enfocam, principalmente, a sexualidade e o humor; Sarau poético-musical Quintanares, poemas de Quintana recitados intercalados por música instrumental; e Um quarto de Quintana no quarto, com o grupo de Teatro Lá em Casa.
Confira abaixo a programação:
Segunda-feira, 30 de julho
14h – Oficina Stop-motion (Iecine), com Sheisa Bittencourt
Voltada para o público infanto-juvenil, a partir dos dez anos. Os inscritos deverão trazer sucatas, blocos e caixas para montar o cenário e os personagens. Stop-motion é uma técnica de animação quadro a quadro, feito por uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, a massa de modelar e sucatas. Além de aprender sobre essa técnica cinematográfica, os participantes vão ter seu trabalho exposto, já que depois de pronto, o vídeo será exibido. Inscrições pelo email oficinaccmq@gmail.com
14h30 – Visita guiada para crianças com a Traça Biblió
A visita pela CCMQ é conduzida de forma lúdica pela personagem Traça Biblió, criada por Carlos Urbim, apresentada pela atriz Dinorah Araújo.
16h – Opereta Pé de Pilão (espetáculo infantil)
Concepção de Cláudio Levitan sobre livro de Mario Quintana, com músicas de Levita, Vitor Ramil e Nico Nicolaiewsky. Cinco atores-músicos contam e cantam a história do menino que virou pato e de sua avó enfeitiçada que perde seu encanto, o de nunca envelhecer.
17h e 19h – Maratona poética Revivendo Quintana
Leituras de temas poéticos de Quintana, enfocando, principalmente, a sexualidade e o humor, apresentado pelo grupo Marias, Amélias e Camélias e convidados. A apresentação ocorre na Biblioteca Érico Veríssimo.
20h – Um quarto de Quintana no quarto
Mostra o trabalho de quatro atores que, juntos, constroem um roteiro onde se utilizam de parte da obra de Mario Quintana e de sua história pessoal para construir um ambiente teatral sensível e poético. A encenação é do Grupo de Teatro Lá em Casa.
Terça-feira, 31 de julho
12h – Visita guiada da Casa
História do prédio, do centro cultural e do poeta contada pelo guia de Turismo Carlos Alberto Carvalho.
14h – Oficina cinema Stop-motion
15h – Brincadeiras na Travessa
Oficina aberta na Travessa dos Cataventos com a professora e atriz Arlete Cunha.
16h – Apresentação no Quindim do Quintana - O Quindim do palhaço
Um palhaço se encanta com doce preferido do poeta. Atrapalhado e brincalhão, utiliza números de mágica e circo numa viajem brincando com a literatura infantil do escritor, usando seus principais livros. Com Eduardo Toledo, uma realização do grupo Tabarin.
17h – Apresentação Batucatu com Elinka
18h – Abertura da exposição O poeta e as crianças - alunos da Oficina de Arte Sapato Florido e do CDE.
Quarta-feira, 1° de agosto
14h – Oficina cinema Stop-motion
15h – Brincadeiras na Travessa
Oficina aberta de bonecos para educação Ambiental com o bonequeiro Denis Moreira.
16h – Apresentação no Quindim do Quintana
A banda Zuando Som - direção artística e produção de Ridan Albuquerque, com Rodrigo Prates (voz e violão) e Rafael Ferrari (violão e backing vocal) – retrata as fantasias do cotidiano infantil.
17h – Intervenção de malabares e música – Contraqueda e convidados
O grupo circense formado por Carol Martins, Natália Utz e Renata Nascimento estuda diferentes formas de manipulações, utilizando objetos convencionais e não-convencionais em suas intervenções de malabarismo. Sua pesquisa marca o dia a dia do homem contemporâneo em diferentes espaços urbanos e dialoga com outras áreas culturais como a música e o audiovisual. Para esta intervenção, além das integrantes do grupo, teremos as projeções ao vivo de Martina Manfrin e improvisações dos músicos Carina Levitan e Mauro Pogorelsky.
19h - Sarau poético-musical Quintanares e Melodias
Poemas de Quintana recitados intercalados por música instrumental ligada, de alguma forma, à filosofia poética de Mario, com Jairo Klein (ator e declamador), Floreny Ribeiro (poetisa e declamadora) e Antonyo Rycardo (violonista).
Quinta-feira, 2 de agosto
9h30 – Baú Imaginário
Uma visita poética e lúdica à Casa de Cultura com Leonor Pereira, onde a cada espaço da casa é contada um pouco da história do nosso poeta. Ao chegar na Sala da Brinquedoteca é encontrado o Baú imaginário onde as crianças conhecem as obras infantis do poeta.
12h30 – Apresentação no Quindim do Quintana - Palhaço Walter Velásquez (Argentina)
O ator e diretor Walter Velásquez e a Companhia sem Polegares percorrem três cidades no Rio Grande do Sul com espetáculo Rescate emotivo (No Pas Rés!) em pareceria com o Palco Fora do Eixo.
14h – Apresentação curta da oficina de Cinema
15h – Brincadeiras na Travessa
Oficina aberta Descobrindo o Teatro, com a professora e atriz Jacqueline Rosa, jogos cênicos e cooperativos.
16h – Apresentação no Quindim do Quintana
Os artistas de circo de rua Diego Deodato e Ramón Ortiz apresentam Reportalhaços: histórias e notícias de dois palhaços, com os números O espelho, Divagando na Ilusão e Bonn Apetit.
Texto: Lúcia Karam
Edição: Asscom Sedac