Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de julho de 2012

Dança de rua é atração no Festival de Inverno

Foto: Divulgação/PMPA
Pela primeira vez, uma atração de dança está na programação do evento
Pela primeira vez, uma atração de dança está na programação do evento
O Festival de Inverno de Porto Alegre inclui, pela primeira vez, uma atração de dança em sua programação. O Projeto Barbaridade Duo marca a comemoração dos 28 anos de trajetória do mais antigo grupo de danças urbanas de Porto Alegre. A programação inclui apresentação coreográfica, lançamento do DVD comemorativo e mesa redonda "Hackers Crew: a dança de rua de Porto Alegre e sua história". A apresentação acontece segunda-feira, 29, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra, com entrada Franca.
Barbaridade Duo reúne os dois integrantes que vêm mantendo o trabalho da companhia desde 1999, os b-boys Odoni Borges (Ted) e Djan. A pesquisa iniciada em 2008 busca integrar elementos da dança de rua com ritmos musicais gauchescos, como a milonga. A proposta da Hackers faz uso do popping, do locking, do b.boying e do rocking, estilos das danças de ruas, de uma forma inovadora, criando um diálogo singular entre a cultura urbana e a cultura tradicionalista do nosso Estado.
A Hackers Crew tem mantido uma das mais efetivas atuações na dança de rua no Rio Grande do Sul. A trajetória do grupo iniciou nas ruas e nos bailes de black music, em Porto Alegre, na década de 80. A primeira geração era formada pelos dançarinos Volmir, Vati, André, Tifoi, Jamaica, U.Chôa, Alvaro, M.Rocha, Cleber, Nezzo, Luciane, Mocinho, Ted, KiKo, e Spagueth. Ao longo de quase 30 anos de atuação, também conquistou o feito até então inédito para a dança de rua de ter quatro indicações ao Prêmio Açorianos de Dança, da SMC, em 2006, incluindo as categorias de Melhor Bailarino e Coreógrafo com o espetáculo O Ritmo Pulsante das Ruas.
O espetáculo integrou a programação do Dança de Domingo, da SMC e foi convidado em 2010 para realizar apresentações em Angers, na França, e no 7º Tangolomango - Festival da Diversidade Cultural, em Fortaleza, em 2007. Também participaram em 2009, no evento Circle Kingz – The Stylewar Bboy Battle, em Lausanne, na Suíça.
O DVD que marca a trajetória da Cia reúne trechos de coreografias, espetáculos, bem como entrevistas com alguns integrantes da formação original da Hackers Crew. Além disso, um rico material fotográfico e de material de imprensa que registraram as diversas apresentações e trabalhos realizados pela companhia. Um material inédito e inestimável para a preservação da memória da dança na capital gaúcha.


/danca /festivaldeinverno
Texto de: Fabiano Cardoso
Edição de: Caren Mello