Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

27 de julho de 2012

Conjunto de casas pode virar centro de cultura em Porto Alegre

Edificação no bairro Floresta passa por transformação e deverá ser usada também como moradia


Conjunto de casas pode virar centro de cultura em Porto Alegre Luísa Medeiros/Agencia RBS
Edifício localizado na esquina das ruas Hoffmann e São Carlos passa por reformas há cerca de um ano Foto: Luísa Medeiros / Agencia RBS
Um casario no bairro Floresta está passando por uma transformação e pode se tornar, em breve, um novo centro cultural e de convivência da Capital. Marcado no zoneamento da cidade como área de interesse cultural, o prédio deve ter uso misto: habitação, comércio, serviços e sede de programas culturais. O pátio, hoje fechado e que liga as ruas Hoffmann e São Carlos, pode virar um passeio para a vizinhança.

— Muita coisa já foi feita. O edifício apresentava condições precárias de habitabilidade e foi interditado para as reformas emergenciais. Precisou ser desocupado e agora já temos o telhado e reforços estruturais concluídos — explica o empreendedor João Wallig.
O conjunto de três edificações foi erguido pelo arquiteto Joseph Lutzenberger, pai do ambientalista José Lutzenberger, em 1928. Herança de família, se encontra em condições precárias e é reestruturado por meio de projeto arquitetônico da Goma Oficina.
Em seguida, deve ser submetido à aprovação da Secretaria Municipal de Obras e Viação e da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural. O projeto conceitual é elaborado em conjunto com Casa de Cultura Digital, Casa Fora do Eixo, escritório de arquitetura OCA e autônomos.
— Buscamos investidores, patrocínio e subsídio do Estado para concluir a obra — observa o empreendedor.
ZERO HORA