Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

13 de agosto de 2014

BNDES divulga projetos selecionados para patrocínio


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) definiu os 21 projetos culturais a serem patrocinados pela instituição no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Os selecionados estão distribuídos pelas quatro categorias da seleção: oito de cinema, sete de música, cinco de literatura e um de dança.
Na área de cinema, destacam-se alguns dos principais e mais tradicionais festivais do país — como a Mostra de Cinema de São Paulo (38ª edição), o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (47º edição) e o Festival do Rio (desde 1999) —, além de iniciativas de foco mais regional, como o 7º Cine-fest Brasil-Canudos, que leva cinema à cidade do interior baiano, e o Fest Cine Amazônia, realizado há mais de 10 anos em Porto Velho (RO).
No segmento de música, os projetos contemplados envolvem as linguagens clássica e instrumental, alguns deles associando música a patrimônio histórico. É o caso do Festival de Música Antiga de Diamantina, na cidade histórica mineira; do Virtuosi 2014, realizado em Olinda (PE), Recife (PE) e João Pessoa (PB); e da Mostra Internacional de Música das Missões, que aproveita o cenário das missões jesuíticas, declaradas patrimônio cultural da humanidade.
A literatura brasileira está representada nas diferentes feiras e festas literárias que contarão com o apoio do BNDES. O Banco patrocina pela primeira vez dois eventos do segmento: a IX Bienal do Livro do Ceará e a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Receberão ainda o apoio o Fórum das Letras de Ouro Preto (MG), a FLUPP – Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro, e a Primavera dos Livros, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.
Na categoria dança, o BNDES apoiará, também pela primeira vez, o projeto de itinerância do Balé Teatro Guaíra, que completa 45 anos em 2014 com a proposta de realizar uma série de espetáculos convidando cinco companhias de dança nacionais e percorrendo 6 cidades (Curitiba, Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Niterói e São Paulo).
Clique aqui para ver a relação completa dos projetos selecionados.