Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

13 de agosto de 2014

BNDES divulga projetos selecionados para patrocínio


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) definiu os 21 projetos culturais a serem patrocinados pela instituição no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Os selecionados estão distribuídos pelas quatro categorias da seleção: oito de cinema, sete de música, cinco de literatura e um de dança.
Na área de cinema, destacam-se alguns dos principais e mais tradicionais festivais do país — como a Mostra de Cinema de São Paulo (38ª edição), o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (47º edição) e o Festival do Rio (desde 1999) —, além de iniciativas de foco mais regional, como o 7º Cine-fest Brasil-Canudos, que leva cinema à cidade do interior baiano, e o Fest Cine Amazônia, realizado há mais de 10 anos em Porto Velho (RO).
No segmento de música, os projetos contemplados envolvem as linguagens clássica e instrumental, alguns deles associando música a patrimônio histórico. É o caso do Festival de Música Antiga de Diamantina, na cidade histórica mineira; do Virtuosi 2014, realizado em Olinda (PE), Recife (PE) e João Pessoa (PB); e da Mostra Internacional de Música das Missões, que aproveita o cenário das missões jesuíticas, declaradas patrimônio cultural da humanidade.
A literatura brasileira está representada nas diferentes feiras e festas literárias que contarão com o apoio do BNDES. O Banco patrocina pela primeira vez dois eventos do segmento: a IX Bienal do Livro do Ceará e a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Receberão ainda o apoio o Fórum das Letras de Ouro Preto (MG), a FLUPP – Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro, e a Primavera dos Livros, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.
Na categoria dança, o BNDES apoiará, também pela primeira vez, o projeto de itinerância do Balé Teatro Guaíra, que completa 45 anos em 2014 com a proposta de realizar uma série de espetáculos convidando cinco companhias de dança nacionais e percorrendo 6 cidades (Curitiba, Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Niterói e São Paulo).
Clique aqui para ver a relação completa dos projetos selecionados.