Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de agosto de 2014

Gaúchos do Acampamento da Copa são homenageados na Câmara


Aconteceu, nesta terça-feira (19/8), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, uma sessão solene em homenagem aos tradicionalistas, organizadores e colaboradores que participaram do Acampamento Farroupilha especialmente montado no Parque da Harmonia durante a Copa do Mundo 2014. "É um reconhecimento aos homens e mulheres que uniram esforços para deixar o acampamento em condições para receber os estrangeiros que visitaram a Capital gaúcha”, definiu o vereador Delegado Cleiton (PDT), proponente da homenagem.
Cleiton disse que, enquanto muitos não acreditavam na realização da Copa no Brasil, lá estavam "os gaúchos de fibra acreditando no sucesso e montando o acampamento". Na sua opinião, foi uma forma de presentear a todos por terem "dado o sangue" para que o acampamento fosse realizado. “Vocês foram os verdadeiros artistas deste show”, frisou o vereador, agradecendo ainda aos voluntários que colaboraram para o sucesso do evento.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, homenageou o vereador Bernardino Vendruscolo (PROS), presidente da sessão, pelo projeto apresentado na Câmara que determinou a realização do Acampamento Extraordinário da Copa. Disse que não sabiam como seria o evento, mas todos estavam empenhados em mostrar a cultura gaúcha para que os visitantes pudessem ver. “Não faltou esforço por parte de cada um que lá esteve, e, se alguma coisa ficou a desejar, não foi por falta de esforço”, justificou. Manoelito ainda reivindicou que seja instalado o Museu do Gaúcho em um casarão existente na Avenida Carlos Barbosa, esquina com a Avenida Niterói, no Bairro Teresópolis.
Museu do Gaúcho
O presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (MTG), Rodi Borghetti, pediu que a Câmara aprove o projeto que prevê a criação do Museu do Gaúcho naquele local, iniciando pelo tombamento do prédio. Também lembrou que milhares de pessoas de várias nacionalidades passaram pelo acampamento, havendo a disponibilização de tradutores para explicar a tradição gaúcha mostrada no Parque da Harmonia.
Conforme os organizadores do evento, ao todo foram montadas 80 casas de madeira, com programação especial voltada ao turismo. O Acampamento Farroupilha é um evento tradicional no Rio Grande do Sul, realizado em setembro, mas que, neste ano, por ocasião da Copa, foi montado com antecedência. As estruturas não foram desmanchadas e juntam-se agora com os demais piquetes e CTGs.
Todos os participantes do Acampamento da Copa receberam troféu e certificado em forma de agradecimento pela contribuição dada, levando a cultura gaúcha para terras distantes. Os que prestaram serviço voluntário receberam certificado.
--
Assessoria de Imprensa CMPA
Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)