Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de agosto de 2014

Clubes sociais negros farão encontro nacional em Porto Alegre

Foto: Evandro Oliveira/PMPA
Prefeito recebeu representantes do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares
Prefeito recebeu representantes do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares
O prefeito José Fortunati recebeu, na manhã desta quarta-feira, 20, de representantes do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares, o projeto do III Encontro dos Clubes Negros, que será realizado em dezembro na Capital. O encontro deve reunir representantes dos 57 Clubes Sociais Negros do Estado, além de representantes de entidades de todo o país, para debater questões relacionadas à cultura e à manutenção dos espaços nas cidades. A reunião foi acompanhada por integrantes de clubes do Espírito Santo, São Paulo e de Minas Gerais, além dos secretários municipais da Cultura, Roque Jacoby, da Comunicação, Carlos Bastos, de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, e adjunta do Povo Negro, Elisete Moretto. 
 
O prefeito agradeceu a presença dos representantes e reafirmou a importância do encontro e da valorização da questão negra e da existência dos Clubes Sociais Negros. Para o representante da executiva nacional dos Clubes, Luiz Carlos de Oliveira, Porto Alegre é um exemplo de cidade na defesa da causa. “Os secretários Luciano e Elisete têm sido incansáveis no encaminhamento das nossas demandas”, disse Oliveira. 
 
O objetivo do evento, segundo o dirigente, é reafirmar a identidade negra e constituir oficialmente uma executiva nacional. “A partir dessa eleição em Porto Alegre e da oficialização da nossa entidade, será possível existir juridicamente, ou seja, será possível encaminhar inúmeras questões, como um Plano Nacional e uma rubrica orçamentária para o trabalho de manutenção desses clubes, para que eles não se percam.” 
 
A representante regional do Ministério da Cultura, Margareth Moraes, destacou o relacionamento com Porto Alegre. “Fortunati está sempre de portas abertas”, destacou. A parceria também foi destacada pela secretária Elisete Moretto. “Será um momento especial para o município receber representantes de todo o país. Do que depender de nós, esse encontro será um sucesso”, garantiu,
 
Fundação Cultural Palmares – É uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura comprometida com a preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, o enfrentamento ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra.

III Encontro dos Clubes Sociais Negros –
Os Clubes Sociais Negros são espaços associativos que em diversos estados brasileiros tem tido presença fundamental como espaços históricos de referência da cultura e da identidade de comunidades negras. O encontro será realizado de 4 a 7 de dezembro. 


/direitos_humanos /povonegro
Texto de: Caren Mello
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.