Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de agosto de 2014

Turismo de Galpão oferecerá mais de 140 oficinas no Acampamento

Foto: Anselmo Cunha/PMPA
Montagem dos 372 piquetes já está 70% concluída Montagem dos 372 piquetes já está 70% concluída
Foto: Anselmo Cunha/PMPA

"Eu sou do Sul" será o tema desta edição do tradicional evento
A montagem dos galpões do Acampamento Farroupilha já está 70% concluída. Ao todo, serão 372 piquetes. Segundo o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovane Tubino, a previsão é de que até o dia 31 de agosto todos estejam montados.
A 27ª edição do tradicional evento da cultura gaúcha será aberta em 7 de setembro, com o tema "Eu sou do Sul". Os requisitos de inscrição levaram em consideração o projeto cultural, o alvará de funcionamento do ano de 2013 e as atas de fundação e de patronagem atualizadas, além do certificado do Curso de Brigadista do Corpo de Bombeiros.
Com o projeto Turismo de Galpão, o Acampamento Farroupilha oferecerá aos visitantes a possibilidade de um contato direto com as manifestações, hábitos e costumes dos gaúchos. Realizado pela primeira vez no evento de 2013 e reeditado no Acampamento Extraordinário da Copa do Mundo, o projeto terá a participação de 53 piquetes, que abrirão suas portas para oferecer oficinas e atividades com conteúdos que incluem aspectos da cultura gaúcha.

O visitante poderá aprender a preparar um chimarrão, a assar um churrasco e conhecer receitas de doces tradicionais da culinária regional, como também ficar por dentro da história do charque, sua importância na economia do Estado e como fazer o carreteiro original. Danças, demonstrações de montaria, jogos e a indumentária do gaúcho são também alguns dos variados temas das mais de 140 oficinas  que serão oferecidas diariamente, de 6 a 21 de setembro, entre 10h e 20h.
As atividades são realizadas no ambiente dos piquetes participantes do projeto. A maioria das atividades será gratuita. Cada oficina irá oferecer, em média, 20 vagas por edição. Também fazem parte do Turismo de Galpão as caminhadas guiadas. Serão seis edições com visitação a diferentes piquetes.
O Galpão da Hospitalidade será o centro de referência para toda a programação do Turismo de Galpão. Será também o local onde os visitantes deverão fazer sua inscrição para todas as atividades do Turismo de Galpão. A estrutura de quase 200 metros quadrados, localizada ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho, funcionará diariamente das 9h às 22h, e será também local de acolhimento, convivência de visitantes e de informação turística da cidade.
O projeto Turismo de Galpão é realizado pelas secretarias municipais de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), em parceria com a 1ª Região Tradicionalista e a Fundação Cultural Gaúcha.






/acampamento_farroupilha
Texto de: Clever Saydelles e Eliana Zarpelon
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.