Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de setembro de 2016

Abertura oficial do Acampamento Farroupilha será nesta quarta

Foto: Maia Rubim/PMPA

Depois de acessa, a Chama Crioula é guardada 24 horas por dia
Depois de acessa, a Chama Crioula é guardada 24 horas por dia
Nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, a partir das 18h, acontece a abertura oficial do Acampamento Farroupilha de 2016 no palco central do evento, com a presença do prefeito José Fortunati e representantes de diversas autoridades governamentais e instituições ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O show oficial de abertura dos Festejos Farroupilha de Porto Alegre este ano fica por conta de Luiz Marenco. O acesso ao Acampamento Farroupilha e aos espetáculos no palco central é gratuito, ressalta Giovani Tubino, Coordenador da Tradição e do Folclore da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
<![endif]>
As atividades culturais como as oficinas do Turismo de Galpão, as palestras, tertúlias e apresentações partes dos projetos culturais nos 365 piquetes do Acampamento, a Ciranda Escolar e a praça de alimentação já estão funcionando desde o dia 3 de setembro. Para inscrever-se nas oficinas basta ir até o Galpão da Hospitalidade no próprio acampamento. A inscrição é gratuita.

Neste dia 7 de setembro, um grupo de cavalarianos, por volta das 17h, retira uma centelha da Chama da Pátria, localizada em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção) e outro grupo de cavalarianos traz uma centelha da Chama Crioula que está acesa na sede da Primeira Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, no Bairro Tristeza. Por volta de 18h os dois grupos de cavalarianos, cada um portando uma das centelhas,  encontram-se no palco central do acampamento e acendem a Chama Crioula, que fica acesa até o dia 20 de setembro, quando acontece a solenidade de encerramento dos Festejos Farroupilhas. “A chama é guardada 24 horas por dia em uma alternância de guardiões voluntários que fazem parte das entidades acampadas”, completa Tubino.

Na abertura oficial do dia 7 de setembro se repete a solenidade de “fusão das centelhas”, o que é uma tradição que acontece desde 1947, quando pela primeira vez o chamado “Grupo dos Oito” retirou uma centelha da Chama da Pátria para acender a Chama Crioula, lembra o coordenador Giovani Tubino.
A Chama Farroupilha foi acessa dia 12 de agosto de 2016 na Ilha do Fanfa, em Triunfo, de onde é distribuída para as 30 Regiões Tradicionalistas do MTG.

A partir das sedes das regiões se retiram as centelhas que acendem a Chama Crioula em cada um dos 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive Porto Alegre. A centelha da Chama Crioula está sendo trazida para a Capital por cavalarianos, onde também será acessa em frente ao Paço Municipal na Praça Montevidéu.
Datas - A abertura está programada para o dia 7 de setembro, com a chegada da chama crioula e o início das atividades oficiais. Com extensa programação de bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas, esta edição terá como tema Campeirismo Gaúcho e a Sua Importância Social e Cultural.
Cronograma para o Acampamento Farroupilha de 2016
Período oficial do evento:  de 7 a 20 de setembro
Período de montagem: de 20 de agosto a 2 de setembro
Vistoria dos Bombeiros: de 2 a 6 de setembro
Período de desmontagem: de 21 a 30 de setembro
Clique aqui e veja a programação cultural completa do Acampamento Farroupilha de 2016.
O Acampamento Farroupilha é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da Fundação Cultural Gaúcha.
Veja aqui a relação de entidades acampadas em 2016.


/acampamento_farroupilha

Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.