Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

7 de setembro de 2016

Acampamento Farroupilha recebe alunos de todo o estado

Foto: Luciano Medina Martins/Divulgação PMPA

Projeto coloca estudantes em contato com a cultura regional

Projeto coloca estudantes em contato com a cultura regional

O Projeto Ciranda Escolar recebe alunos de escolas de todas as regiões do Rio Grande do Sul no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. São de 10 a 12 mil alunos que frequentam regularmente o Acampamento Farroupilha através deste projeto cultural e educacional coordenado pela professora Vera Lúcia Menna Barreto, que também é a diretora cultural da Primeira Região Tradicionalista da Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Os estudantes assistem palestras dos projetos culturais que acontecem em todos os 365 piquetes, participam das oficinas do Turismo de Galpão, desenvolvem atividades na Casa do Gaúcho, como dança, chula, dança de salão.Também assistem a encenações de fantoches que dramatizam a história do Rio Grande do Sul, recebem explicações sobre o que é e como funciona o Acampamento Farroupilha, entre outras formas de contato com a cultura gaúcha proporcionadas pelo acampamento. As crianças recebem refeições que são dadas pelos piquetes. Algumas das escolas participantes também contribuem com suas atividades culturais voltadas para o regionalismo, invernadas, grupos de dança, entre outras atividades desenvolvidas pelas escolas que se integramao acampamento. Os alunos também aprendem a divertir-se com brinquedos típicos e tradicionais, como bola de gude ou bolita, pandorga, bilboquê, cinco Marias. As atividades lúdicas também contam com a fabricação de bruxinhas de pano.

As escolas interessadas em participar da Ciranda Escolar basta devem procurar  Vera Lúcia Menna Barreto no fone 9686-4166. "Através deste projeto e do contato com o acampamento, os alunos conseguem ter uma ideia bem clara de nossas tradições e muitos a partir disso se integram a atividades ligadas a preservação da cultura gaúcha em suas cidades de origem" explica.

/acampamento_farroupilha /cultura /escolas

Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.