Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

7 de setembro de 2016

Acendimento da chama crioula abre festejos farroupilhas

O prefeito José Fortunati participou nesta quarta-feira, 7, da abertura oficial do Acampamento Farroupilha, marcado pelo acendimento da chama crioula e o início dos festejos farroupilhas no Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Harmonia). Com extensa programação de bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas, esta edição tem como tema Campeirismo Gaúcho e a Sua Importância Social e Cultural. Seguindo uma tradição, a abertura oficial iniciou com o ritual de "fusão das centelhas”. (fotos)


O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairoli Callegaro, lembrou que a solenidade deste dia 7 de setembro, quando um grupo de cavalarianos retirou uma centelha da Chama da Pátria, localizada em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), e outro grupo de cavalarianos trouxe uma centelha da Chama Crioula que está acesa na sede da Primeira Região do MTG, no Bairro Tristeza, repete a iniciativa do chamado "Grupo dos Oito", em 1947. A Chama Crioula acesa no Acampamento Farroupilha será guardada 24 horas por dia até o fim dos festejos, no dia 20.

Fortunati destacou a importância dessa tradição e do Acampamento Farroupilha para valorizar e difundir a cultura gaúcha. "Temos costumes, tradições e rituais muito fortes e muito bonitos que nos orgulham e encantam os turistas", afirmou. "As entidades e piquetes trazem para cá iniciativas fantásticas para promover nossa cultura. Um destaque é o Turismo de Galpão, promovido pela prefeitura, com oficinas culturais e artísticas, além das duas novidades deste ano, que são a parada da linha turismo Centro Histórico no Acampamento Farroupilha e o Comida de Galpão", disse o prefeito, convidando o público a prestigiar as ações do governo municipal no Parque Harmonia.

A solenidade teve a benção de Nossa Senhora Aparecida. A imagem da santa foi trazida da Basílica de Aparecida do Norte (SP) pelos guardiões Flavio de Souza Siervo e Adalberto Rodrigues de Lima Junior, o “Betão”, que é patrão do piquete, como forma de abençoar o Acampamento Farroupilha. O show oficial de abertura dos festejos este ano, fica por conta de Luiz Marenco, a partir das 21h.

Acampamento Farroupilha 2016 - As atividades culturais começaram sábado, 3, com as oficinas do projeto Turismo de Galpão. No primeiro final de semana de programação, mais de 45 mil pessoas estiveram no Parque Harmonia. A expectativa é que mais de um milhão de pessoas visitem o Acampamento Farroupilha até o 20 de setembro. São 365 piquetes autorizados. O Acampamento Farroupilha é uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da Fundação Cultural Gaúcha.

Patrona - As atividades do Acampamento Farroupilha este ano têm o comando de uma patrona, Neusa Secchi. É a primeira mulher escolhida para comandar o evento. Natural da cidade de Passo Fundo, é graduada em História e pós-graduada em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina de Porto Alegre. Neuza foi presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e Conselheira da Comissão Nacional de Folclore.

Turismo de Galpão - O projeto Turismo de Galpão chega à sua 5ª edição para oferecer aos visitantes do Acampamento Farroupilha 158 oficinas e atividades de interação e aprendizagem sobre a cultura e as tradições gaúchas. A programação, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), ocorre no ambiente simples, rústico e hospitaleiro de 40 entidades tradicionalistas parceiras do projeto.

As atividades são oferecidas diariamente, entre 11h e 19h. Nas oficinas, os visitantes aprendem o preparo de pratos da culinária regional e do chimarrão, a forja e a afiação de facas, danças folclóricas, atividades campeiras, jogos, detalhes da indumentária típica de peões e prendas, os usos e costumes do campo. A grande maioria é gratuita, e algumas tem intérprete para inglês, espanhol, além de alemão e francês. O projeto realiza também caminhadas guiadas pelo Parque Harmonia. Cada oficina ou atividade oferece, em média, 20 vagas.

Comida de Galpão - O 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, reunirá, no Espaço de Hospitalidade, alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público.

Linha Turismo - Outra novidade é que o city tour oficial de Porto Alegre se integrou aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o Acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.

Serviços - Os visitantes contam com uma série de serviços oferecidos na área do Acampamento Farroupilha. São cinco áreas de estacionamento durante a semana e seis nos finais de semana. Posto de saúde que funciona 24 horas com ambulatório, sala de atendimento de emergência e ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves serão encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro. O posto fica ao lado do galpão da Brigada Militar. O parque também dispõe de caixas eletrônicos

A Brigada Militar tem presença ostensiva no Acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Equipes da Polícia Civil ficam de plantão 24 horas no posto. Além da Brigada Militar e Polícia Civil, tem presença permanente no Parque uma equipe do Corpo de Bombeiros.

No setor do comércio, a Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha está localizada ao lado do Centro de Eventos, próxima à Fazendinha, onde ocorrem as provas campeiras. São mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas, utilidades para o lar, móveis e lazer. Para oferecer melhor conforto para os visitantes e participantes, os corredores possuem piso de madeira.

Na área da alimentação, a festa tradicionalista deste ano mantém as novidades dos anos anteriores. Dentre elas está uma picanharia, uma chopperia e um café campeiro que será vendido na padaria do parque. A praça de alimentação, voltada para a tradição, disponibiliza mais iguarias da culinária campeira. Padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria e restaurantes típicos com ampla variedade de pratos. A praça tem estandes que vendem carnes de vários tipos, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera, frutas com chocolate e produtos coloniais, como queijo, salame, pão, cucas e doces típicos gaúchos.

/acampamento_farroupilha /cultura /turismo
Texto de: Melina Fernandes